ASN GO
Compartilhe

Projeto ReciclAmar, criado a partir do JEPP, fica entre os 10 melhores do país

Com objetivo de trabalhar a coleta seletiva e minimizar o impacto do lixo, projeto de escola em Palmeiras de Goiás foi reconhecido na categoria Ensino Infantil do Educador Transformador
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
O Projeto ReciclAmar fez tanto sucesso que envolveu todo o município (Fotos Divulgação)

Em Palmeiras de Goiás, cidade do Oeste Goiano que fica a 94 km da capital, 29 alunos do ensino infantil (Jardim II) da Escola Municipal Orestino Manoel de Siqueira desenvolveram em 2023 o Projeto ReciclAmar, sobre reciclagem de lixo. Orientado pela professora Leyliane Alves Barbosa Borges e realizado com base na metodologia do Caderno de Atividades do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae, o projeto deu tão certo que ultrapassou os muros da escola, se expandiu para a casa dos pais dos alunos e para todas as escolas do município. Com tanta efetividade, o ReciclAmar foi reconhecido na categoria Ensino Infantil como um dos dez melhores do país no Prêmio Educador Transformador Nacional 2023 durante o Congresso Bett Brasil.

A professora conta que depois das aulas teóricas, o grupo foi estimulado a visualizar problemas e possíveis soluções para a comunidade. Rodas de conversa, brincadeiras lúdicas, vídeos e filmes sobre como o meio ambiente impacta o planeta foram algumas atividades desenvolvidas com a turma. “Em um trabalho conjunto, o desafio foi desenvolver um projeto de educação ambiental para crianças de 4 e 5 anos, voltado para a separação dos resíduos recicláveis do lixo comum e, com isso, minimizar o impacto ambiental”, explica Leyliane.

A professora Leyliane Alves Barbosa foi ao congresso da Bett Brasil porque o projeto foi um dos dez melhores no Prêmio Educador Transformador

A conscientização e o engajamento foram tão fortes, segundo a professora, que os alunos incluíram os pais para apoiar a construção de lixeiras feitas com produtos recicláveis para toda a escola. “As vozes das crianças foram ouvidas pela comunidade. O aprendizado ultrapassou os limites da escola, chegou até familiares e bairros e ganhou apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da prefeitura do município, que cedeu um caminhão para fazer a coleta seletiva do lixo”, ressaltou.

Para a educadora, o JEPP, que integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae, auxilia as crianças a se conectarem com a realidade local, a buscar soluções para melhorar os problemas e incentiva a cidadania, tornando os alunos protagonistas para assumirem uma postura proativa na sociedade.

De acordo com Leyliane, programas como esse propiciam que essas crianças tenham conhecimento de mundo que vai fazer a diferença no futuro; estimulam uma maior participação dos pais na vida acadêmica do filho; despertam habilidades essenciais, como comprometimento, persistência, iniciativa e autoconfiança; e desenvolvem competências empreendedoras como autonomia, planejamento, criatividade e cidadãos empreendedores e conscientes.

Educador Transformador

O projeto da professora Leyliane na categoria Educação Infantil foi selecionado entre quase 3 mil inscritos em Goiás, entre os 255 projetos do Centro-Oeste, e ficou entre os dez melhores do país no Prêmio Educador Transformador, que aconteceu em São Paulo, no ano passado.

A educadora possui outros projetos que foram desenvolvidos ano passado em outras categorias. O “Anjos Municipais”, que tem como objetivo mostrar a importância do patrimônio público e privado para a conservação das escolas, das moradias, da cultura no município, dos jardins, e também a conscientização de amor e cuidado com o próximo. O projeto “Eu existo” trabalhou a cidadania, com a confecção lúdica do Registro Geral (carteira de identidade).

A escola também tem outros projetos de engajamento, como a Fábrica de Brinquedos

O projeto “Folclore” trata da preservação do folclore e da cultura, com oficinas de confecção de fantasias, teatro, contação de histórias, monólogos, tudo para estimular a criatividade. Já o projeto “Fábrica de Brinquedos – Mãos que fazem, mãos que doam” foi realizado com alunos do 6º ano sobre sustentabilidade, com a confecção de brinquedos a partir de produtos recicláveis. No período do Natal, brinquedos feitos por esses alunos foram presentes para 54 crianças do Jardim II. Xadrez, pião, dominó, pega vareta, futebol de tabuleiro, bonecas e carrinhos foram alguns exemplos de brinquedos feitos nesse projeto.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Educação Empreendedora
  • Educador Transformador
  • JEPP
  • Palmeiras de Goiás
  • PNEE
  • Programa Nacional de Educação Empreendedora