O “Protagonismo da Mulher do Agro” foi tema de um painel realizado, na manhã desta quinta-feira (30), no estande do Sebrae e Sistema Faeg/Senar na Tecnoshow 2023, em Rio Verde (GO). Liderado pela Comissão Estadual de Produtoras Rurais da Faeg, o painel reuniu mulheres que compartilharam suas jornadas, desafios e oportunidades no agronegócio.
Ângela Maria Sebastiani Van Lieshout, presidente da comissão, administra a Fazenda Gaulanda, em Silvânia. Por lá são produzidos soja, milho e pecuária de corte. Ela compartilhou que, apesar de nova no sistema, observou que um dos grandes desafios para o fortalecimento da mulher no agro é a comunicação. “Não conseguimos comunicar umas com as outras e com a sociedade. Muitas pessoas têm uma ideia errada do agro”, disse.
Segundo ela, todas “precisam ser vistas com outros olhos e proporcionar mais conhecimento”. Ângela reforçou que essa será uma das atribuições da comissão. Além disso, ela quer se aproximar dos sindicatos rurais e elaborar um plano de ação que atenda todas as mulheres.
Consultora de agroturismo, Vanice Marques relatou que tem buscando soluções inovadoras para fomentar o esse segmento. Como mulher atuante no setor, ela projeta, por exemplo, mostrar, em parceira com o Sebrae e prefeitura, a força do agro na região de Rio Verde por meio de um roteiro agrocientífico. “O mais importante é poder mesurar o que temos aqui. Temos que comunicar o quanto nós produzimos de alimentos e queremos fazer isso através do turismo”, disse.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Cobertura da Tecnoshow: Agência Entremeios Comunicação / Lucas Moraes – (62) 98494-9320
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn