Diversas escolas realizaram suas feiras do JEPP, mostrando os resultados do programa de educação empreendedora aos pais e público em geral
O Sebrae Goiás, em parceria com a prefeitura de Quirinópolis, realizou de 21 a 25 de novembro, nas escolas da rede municipal, o Programa de Educação Empreendedora – Sebrae JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). Com a iniciativa, a ideia dos organizadores é fomentar a cultura empreendedora no sentido de estimular os estudantes a terem autonomia. “Queremos estimular, de modo que aprendam a gerenciar a própria vida”, explica o analista técnico da Regional Sudoeste do Sebrae, Maykon Richard de Moura.
Portanto, ele destaca que o projeto incentiva os alunos “a buscarem autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade”. Quirinópolis participa do JEPP com 12 escolas municipais, abrangendo mais de 160 professores e 3.700 alunos do 1º ao 9º ano. O programa compreende o trabalho de capacitação dos professores e aplicação da metodologia JEPP aos alunos em sala de aula.
Durante a semana aconteceu em cada escola participante a Feira JEPP, organizada e apresentada pelos professores e alunos. “É o momento em que pais, familiares e comunidade podem ver os resultados e evolução das características empreendedoras nas crianças. Enfim, é algo que impacta diretamente na vida, visão e futuro de cada criança”, comenta o analista técnico.
No total, participam do evento as escolas municipais Dr. Athaydes F. Silveira, Márcio Ribeiro, Maria Ignez, Raio de Sol e Vicente Fernandes da S. Neto; as escolas municipais militarizadas Canaã, Noturna e Profª Zelsani; e as escolas rurais Antônio Sabino Tomé, Custódio A. Cabral, João Antônio Barbosa e Lino Gedeão.
Com a parceria entre Sebrae e município, o trabalho tem o apoio do prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula, e da secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Delvânia dos Santos Freitas. O evento ainda conta com o apoio das coordenadorias pedagógicas, em nome de Dulcineia Borges, profissional à frente da realização do projeto.
A proposta pedagógica do JEPP, através de atividades lúdicas e um ambiente de aprendizagem, ajuda os estudantes a tomarem decisões e auxilia a terem um olhar observador. Segundo o Sebrae, a iniciativa é fundamental para identificar oportunidades de inovações, quando houver situações desafiadoras. No processo de formação das pessoas, são apresentados os fundamentos pedagógicos e os princípios que embasam o JEPP, trabalhando o conceito de educação empreendedora.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn