ASN GO Atualização
Compartilhe

Regional Central do Sebrae Goiás promove imersão do Bootcamp: Empreendedorismo em Ação

O curso possibilita o aprendizado prático de como usar ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios
Por Izabela Carvallho, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
O curso teve oito horas diárias dedicadas ao aprendizado entre os dias 25 e 27 de março (Fotos Silvio Simões)

A Regional Central do Sebrae Goiás promoveu três dias de imersão voltada a empreendedores que já querem começar seus negócios do jeito certo, com conhecimento do que precisam fazer para alcançar os melhores resultados. Assim é o curso “Bootcamp: Empreendedorismo em Ação”, desenvolvido entre os dias 25 e 27 de março, com oito horas diárias dedicadas ao aprendizado e a colocar a mão na massa.

O curso possibilita o aprendizado prático de como usar ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios. As orientações fornecidas pela facilitadora em marketing e vendas, Cláudia Souza, auxiliam os empreendedores no percurso entre a ideia e a implantação de um novo negócio. Assim, eles poderão percorrer o caminho de forma mais inteligente e segura.

A facilitadora explica que a capacitação é uma imersão de três dias, nos quais os participantes têm acesso a ferramentas que abordam todos os passos, do início ao fim de um negócio, ou seja, à consolidação do empreendimento. “Se ela ainda não tiver o negócio, para que consiga abri-lo. Se já tiver a empresa, vai conseguir pensar sobre uma área desse negócio que queira melhorar, trazer inovação”, exemplificou.

Entre as ferramentas apresentadas, os participantes do curso adquiriram conhecimento na área de gestão de pessoas, vendas e gestão financeira. O curso dura 24 horas e é dividido em seis módulos de 4 horas, nos quais são abordados os temas mindset empreendedor, cliente, mercado, problema e solução, prototipagem e Mínimo Produto Viável (MVP), canais, vendas e modelos financeiros, Lean Canvas, Storytelling e Pitch.

A facilitadora Cláudia Souza conduziu os trabalhos com o grupo de empreendedores

Segundo Cláudia, em um primeiro momento, o participante é conduzido a olhar para dentro, entender quem é e se consegue empreender naquilo que quer, para depois pensar no negócio. “Ele começa a pensar na ideia, quem já tem um negócio vai trabalhar em cima daquilo que quer melhorar. Por meio de ferramentas modernas, passa por um processo de prototipagem, da ideia inicial ou de algum produto ou serviço que queira melhorar”, explicou.

Por fim, o empresário sai do curso com o negócio montado dentro de uma ferramenta chamada Lean Canva. “É onde ele tem todo o passo a passo do que ele tem que fazer, ou do que ele ainda precisa melhorar em cada etapa, em cada fase do seu negócio”, descreveu a facilitadora.

“Na etapa seguinte chega o momento do aprendizado sobre storytelling, e como vender o produto de forma rápida, sem ter que fazer primeiro um plano de negócio. Aqui ele vai fazer um ensaio de como é ter um negócio, mas já vai ter a experiência, a vivência através das ferramentas de como isso acontece na prática. O diferencial do curso é justamente ter a vivência, é fazer, aprender fazendo”, pontuou Cláudia.

A facilitadora conta ainda que o curso atende empresários e aqueles que ainda não o são também. O conteúdo trabalhado, explica Cláudia, também torna possível a apresentação da proposta de um negócio, para uma banca de investidores, pois a ideia já está totalmente trabalhada em pontos fundamentais como financeiro, pessoal, definição de canais de vendas e até proposta de valor para o negócio. “Além disso, há os que buscam por inovações e o fato de ser um grupo diverso, constituído por pessoas de várias áreas, existe a complementação. Um deles pode ter uma ideia ou fazer uma observação que vai ao encontro da necessidade do outro”, concluiu.

O empresário Luis Barone, dono da marca de óculos @useevold, contou sobre sua experiência no Bootcamp

Auxílio para o empreendedor

O empresário Luis Barone compartilhou a experiência com a imersão no Bootcamp, que certamente fará a diferença para a marca de óculos @useevold, criada por ele. “Comecei há seis meses e o curso está sendo muito bom. Nos ajuda a formatar nossa ideia, saber qual público vamos atender, como definir esse público, como as nossas estratégias serão aplicadas no dia a dia e, ainda, como melhorar até mesmo a nossa cabeça para enfrentar os desafios de um empreendedor no dia a dia, que enfrenta muitas dificuldades no Brasil”, enunciou.

Para Luis, o curso o auxiliou a sanar dúvidas que tinha, principalmente em relação ao público-alvo da empresa, qual a melhor forma de alcançá-lo, atendê-lo e engajá-lo, para fazer com que o cliente retorne para novas compras. “É sempre mais barato e rápido eu conseguir cativar o cliente para que ele volte do que eu conseguir um cliente novo. Isso é muito importante para a gente saber como atuar e as estratégias corretas para usar no dia a dia”, afirmou.

Os principais canais de venda são os virtuais, como Instagram e WhatsApp, mas o objetivo é ter loja física e ampliar a rede de vendas. Atualmente, a marca conta com um fornecedor de São Paulo. “Nós procuramos aliar qualidade e preço. Temos confiança na qualidade e proteção de nossos óculos. Eles são testados e aprovados com o V400, que protege contra os raios UVB e UVA, o que é muito importante”, informou.

Quanto aos óculos de grau, Luis explicou que conta com fornecedores em Goiânia para entregar as lentes sob encomenda, de acordo com as necessidades específicas dos clientes. “Com isso, nós conseguimos atender de forma mais rápida, conforme a necessidade do cliente”, apontou.

Luis também fez questão de ressaltar que a parceria com o Sebrae é de longa data. “Ele sempre esteve presente, desde que eu comecei a minha carreira. Esse não é meu primeiro curso. Eu já fiz Empretec, que eu amei, além de outros cursos na área de marketing, gestão de pessoas e financeiro”, contabilizou.

Para o empresário, além do conhecimento proporcionado pelos cursos, também é uma oportunidade para networking, o que considera fundamental para o crescimento dos negócios. “Além disso, o Sebrae sempre está auxiliando da melhor maneira possível com os materiais atualizados, bacanas, profissionais dedicados, muito bem preparados para passar o conteúdo. Aqui nós descobrimos coisas que nem sabíamos a nosso respeito”, ressaltou.

A analista Rubia Karla disse que os empreendedores têm oportunidade de dar continuidade ao aprendizado

Continuidade no aprendizado

Rubya Karla, analista do Sebrae Goiás, detalhou que nessa jornada de empreendedorismo, os participantes, além da capacitação oferecida durante os três dias de curso, têm oportunidade de dar continuidade ao aprendizado e fortalecimento dos seus negócios. “A jornada não acaba aqui. O Sebrae tem toda uma linha de capacitações nas áreas de gestão de pessoas, econômico-financeira, marketing e vendas, e na área contábil. Eles sempre que estão iniciando suas empresas precisam desse auxílio”, assinalou.

A analista destacou ainda a importância de o empresário investir no próprio conhecimento e receber o acompanhamento oferecido pelo Sebrae. “Nós temos ferramentas que vão desde a definição da identidade visual (no caso se for uma loja física, fazer o layout através de ferramentas), além de nossas consultorias, como o Sebraetec. O empreendedor inicia hoje, mas vai ter uma longa jornada junto ao Sebrae”, disse.

As inscrições para as capacitações oferecidas pelo Sebrae podem ser feitas no site vitrine.sebrae.go.com.br. “Lá está disponível toda a programação mensal das capacitações. Se o empresário não quer uma capacitação, mas precisa de um especialista para ajudá-lo em com uma consultoria, a solicitação pode ser feita por meio do Fale Conosco, em que preenche a solicitação e um profissional do Sebrae entra em contato ou ainda pode ligar no 0800-570-0800”, orienta.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Bootcamp
  • Goiânia
  • Regional Central