A Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás concluiu, nesta quinta-feira, 11, em Anápolis, o ciclo dos Encontros Coletivos do Programa ALI Produtividade. As atividades reuniram empresários atendidos pelos agentes locais de inovação que percorreram, ao longo da semana, os municípios de Bonfinópolis (09/12), Pirenópolis (10/12), Silvânia (10/12) e Anápolis (11/12). Em todos os encontros, o foco esteve no compartilhamento de resultados, na troca de experiências e na apresentação das evoluções alcançadas pelos negócios ao longo dos últimos seis meses.

O gerente regional do Sebrae Centro-Leste, Sérgio Monturil, destacou o propósito do programa e a importância da inovação no ambiente empresarial. “Para cada desafio que vocês têm, o Sebrae tem uma solução. E, se não tiver, vamos procurar atender. Inovar é imprescindível para manter a competitividade nos negócios”, afirmou. Monturil ressaltou ainda que empreender continua sendo o sonho de grande parte dos brasileiros e que a jornada vivida pelos participantes demonstra a força desse movimento.
Os encontros reforçaram a estratégia da regional de ampliar o alcance do programa. A descentralização das agendas permitiu aproximar o Sebrae de empreendedores que enfrentam limitações de deslocamento e tempo, garantindo maior participação e adesão às atividades.
Relatos reforçam impacto do Programa ALI na rotina dos pequenos negócios
Durante o encerramento, o analista Ewerton Costa, responsável pelo Programa ALI na Regional Centro-Leste, afirmou que os resultados colocam Goiás acima da média nacional do Brasil Mais Produtivo. Ele atribuiu o desempenho ao trabalho individualizado dos agentes. “Esses resultados são fruto do atendimento próximo realizado por cada ALI. O impacto acontece porque o agente entra na realidade do negócio e acompanha cada etapa da evolução”, explicou.

Na mesma noite, a história de Amanda Raquel veio de encontro aos resultados apresentados. Ela é uma das proprietárias de uma oficina mecânica que fica à margem da BR-153, entre Anápolis e Goiânia. Ela relatou que o espaço físico era limitado e, após aplicar as ferramentas do programa, o faturamento cresceu cerca de R$ 50 mil. O negócio agora opera em uma estrutura de 500 m². “Eu não tinha noção da dimensão do projeto e, além disso, fui despertada a passar meu conhecimento adiante. Hoje, trabalho digitalmente com mulheres que desejam aprender sobre gestão de oficinas”, afirmou.

A empresária Rúbia Ferreira, da F&S Corretora de Seguros, também emocionou o público ao relembrar o momento em que pensou em encerrar as atividades. “Eu estava entregando uma sala porque não conseguia manter o aluguel. Quando a Arlete (ALI) bateu à porta, eu já estava desistindo”, disse. Com a metodologia, a empreendedora reorganizou processos e hoje celebra a abertura de um novo escritório.
Com 25 anos de atuação no mercado de manipulação farmacêutica, a família de Viviane Dias, da Medicalle, entende bem o que é empreender, mas com a mente aberta, desafiou-se a novos conhecimentos e colheu os frutos. “O programa nos trouxe um gás. Estávamos precisando desse elo digital e das ferramentas, além de ampliar nosso networking”, comentou.

As narrativas apresentadas ao longo dos encontros evidenciam como a metodologia aplicada contribuiu diretamente para mudanças estruturais, estratégicas e comportamentais dentro dos pequenos negócios. O ciclo na Regional Centro-Leste é conduzido por seis Agentes Locais de Inovação (ALIs), que atendem individualmente 25 empresários cada, totalizando 150 CNPJs atendidos. O trabalho é acompanhado por Railene Rodrigues Guimarães, consultora sênior da regional e guardiã da metodologia aplicada. Ela destaca que a jornada garante não apenas orientações práticas, mas também a construção de conexões estratégicas. “Os meses dedicados ao programa representam um período real de mudança para os empreendedores”, afirmou.

Arlete Nóbriga, quem conduziu o encontro desta quinta, destacou que é gratificante o trabalho de acompanhamento, pois se trata de uma via de mão dupla entre o agente e o empresário, que fica com as “tarefas de casa”, levanta dores e comemora resultados; Luiz Fábio da Costa, com experiência em Publicidade e Propaganda e trajetória como empresário, destacou que “o empresário faz acontecer” e que assumir responsabilidades é essencial para o desenvolvimento do negócio.
Também Vyctor Dyogo, com formação em engenharia mecânica e com experiência em Impressão 3 D e prototipagem utiliza seu conhecimento para agregar ao conteúdo da metodologia aplicada; Lis Daniele Prado, da área de Ciências Contábeis, parabenizou os participantes pela dedicação, especialmente em um período marcado pela alta demanda de final de ano.

Capacitações e metodologia nacional fortalecem a performance das empresas
Além do encerramento do ciclo, os participantes tiveram acesso a mais uma capacitação estratégica. O profissional Flávio Del Lima ministrou o treinamento “Performe + WhatsApp Business”, abordando diferenciais da ferramenta, funcionalidades e aplicações práticas no atendimento ao cliente, vendas e organização de processos.

O Programa ALI integra o Brasil Mais Produtivo, iniciativa nacional que busca elevar a produtividade e a competitividade das micro e pequenas empresas. O programa estimula a implementação de soluções ágeis, acessíveis e de alto impacto para inovação de processos, redução de desperdícios e aumento de faturamento. A metodologia aplicada é denominada “Conectar”, reforçando uma abordagem que aproxima práticas de inovação da realidade dos pequenos negócios brasileiros.
Inscrições abertas para o ciclo que inicia em janeiro de 2026
Para finalizar a noite, Ewerton Costa reforçou que cada empresário pode participar do Programa ALI apenas uma vez a cada dois anos e anunciou que as inscrições para o próximo ciclo já estão abertas. A nova etapa terá início em janeiro de 2026. E por isso, os participantes tiveram a oportunidade de indicar colegas, amigos e parentes. “Chegamos até aqui com resultados que demonstram o potencial da região. Queremos ver ainda mais empresas avançando no próximo ciclo, porque quando o empreendedor se engaja, os resultados realmente acontecem”, afirmou o analista.
Os interessados podem se inscrever pelo link https://www.sebraego.com.br/brasil-mais-produtivo/
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
