Na Regional do Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, a Semana do MEI, realizada pela instituição, levou capacitações e atendimentos a centenas de empreendedores em diversas cidades. O evento é realizado simultaneamente em todo o país por cada unidade estadual do Sebrae e pelo Sebrae Nacional oferecendo ações gratuitas, presenciais e virtuais, para auxiliar os MEIs a fortalecerem seus negócios e impulsionarem seu crescimento.
A expectativa era atender cerca de 9,5 mil microempreendedores individuais e potenciais empreendedores durante a semana em todo o estado. Somente no Entorno do DF e Nordeste Goiano, a expectativa era superar 1,7 mil atendimentos. As ações foram realizadas nas agências do Sebrae, nos pontos de atendimento com parceiros, como Salas do Empreendedor, e também por meio de atendimento porta a porta, além de atividades on-line.
No Nordeste Goiano, no decorrer da semana, diversos municípios foram contemplados com palestras e oficinas. Formosa, por exemplo, recebeu dois dias consecutivos de palestras. No primeiro dia, o analista Jorge Luiz falou ao público sobre como avaliar o seu perfil no Instagram. Já no segundo dia, os empreendedores e o público em geral foram orientados sobre como vender mais utilizando as redes sociais.
No dia 21/05, foi a vez de Iaciara receber a equipe do Sebrae, que falou sobre como se formalizar como microempreendedor individual. Além disso, as cidades de Mambaí, Posse, Simolândia, Vila Boa e Flores de Goiás também foram contempladas com a grande presença e o impacto positivo do Sebrae. E em Campos Belos, nos dias 22 e 23, aconteceu a Caravana Empreender Com Você, cujas atividades também se integraram à Semana do MEI.
Entorno do DF
A programação no Entorno do DF contou com temática variada, como atendimento ao público, gestão financeira, estratégia de precificação, inovação e fundamentos do empreendedorismo. Além disso, também foi realizada uma oficina “On Board” sobre pensamento estratégico, que conta com jogo de tabuleiro onde o participante exercita suas habilidades para trabalhar em equipe. As atividades foram realizadas de 21 a 25 de maio em Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
A oficina “Faça do Atendimento uma Ótima Experiência”, ministrada pelo palestrante Clériston de Sá, apresentou estratégias para atender bem e se relacionar com os clientes, além de conquistar novos e fidelizar os consumidores. Os participantes tiveram a oportunidade de realizar algumas atividades, responder questionários e debater sobre o tema proposto, tirando dúvidas e encontrando soluções práticas para suas empresas.
Já a oficina “Faça Sua Estratégia de Precificação”, que foi conduzida pelo palestrante Mauro Santos, abordou conceitos e fatores de influência no preço, como custo de produção, demanda e elasticidade, concorrência, posicionamento de mercado, objetivos do lucro, regulamentações governamentais e ciclo de vida do produto. Os participantes também realizaram atividades práticas e fizeram cálculos de acordo com os produtos comercializados em seus estabelecimentos.
Danielle Oliveira participou de duas atividades realizadas em Luziânia, as oficinas “Faça do Atendimento uma Ótima Experiência” e “Faça Sua Estratégia de Precificação”. Para ela, essas oportunidades devem ser valorizadas pelos empreendedores, já que, além de serem gratuitas, oferecem conteúdo de muito valor. “A gente acha que sabe tudo, mas quando chega nessas formações, vemos que ainda tem muito conteúdo para aprender. Isso nos traz novos insights, para melhorar nossa atuação dentro da empresa”, afirmou.
O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, Cléber Chagas, avalia que essas ações aumentam a competitividade dos empreendedores, já que possibilitam o acesso ao conhecimento de forma prática e objetiva. “Eles já saem daqui aplicando em suas empresas os conhecimentos adquiridos e isso reflete no aumento do faturamento, maior organização financeira e administrativa”, disse.
Cléber considera que a já tradicional Semana do MEI é uma grande oportunidade para os microempreendedores individuais. “O Sebrae concentra em uma semana uma programação toda planejada especialmente para esse público, pensando nas suas necessidades e nas oportunidades existentes. Oferecemos uma programação presencial completa e também on-line. Contamos com uma trilha de capacitações bem bacana, tudo isso acessível de qualquer local e de qualquer plataforma, seja computador ou celular, a qualquer horário”, explicou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn