A Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, em Aparecida de Goiânia, reuniu na quarta-feira (19) atores que trabalham para consolidar a Sala do Empreendedor na Capital. A unidade sediou um encontro técnico para compartilhar a expertise com a equipe técnica da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiânia, acompanhada pelo secretário Diego Franco.

O gerente da Regional Metropolitana, Marcelo Moura, salientou que o Sebrae, enquanto instituição estadual, tenta manter uma parceria com o município no sentido de desenvolver a Sala do Empreendedor em Goiânia. “Agora com a eleição do novo prefeito passamos a ter essa perspectiva verdadeira de implantação de salas do empreendedor no município”, disse.
Marcelo explicou que a Casa do Empreendedor em Aparecida é case de referência dentro da Regional Metropolitana. Por isso, junto com a Regional Central do Sebrae, que é responsável pelo município de Goiânia, promoveram a apresentação para o representante da Capital, momento em que o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida também participou, para mostrar como funcionam as Salas do Empreendedor no instaladas no município. Após a reunião técnica com detalhamento da forma de atender aos empreendedores, o grupo visitou os dois modelos implantados em Aparecida: um no SAC e o outra no setor Garavelo.

O secretário de Indústria e Comércio de Goiânia, Diogo Franco, ressaltou que a visita foi um momento para estreitar parcerias. “Viemos buscar essa expertise do que já tem implantado aqui em Aparecida, pelo Sebrae, para Goiânia”, assinalou.
Diogo afirmou que, desde quando assumiu a pasta, já tinha um projeto de inaugurar uma Sala do Empreendedor na Capital. “Dei andamento, encaminhamento e já marcamos a data para inaugurar a nossa Sala do Empreendedor no dia do lançamento da nossa Feira do Empreendedor, no dia 19 de março”, informou. A Sala do Empreendedor de Goiânia será instalada no Paço Municipal de Goiânia, no Parque Lozandes.

Para o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida de Goiânia, Marcos Abrão Roriz, a oportunidade de compartilhar experiências exitosas dos municípios é de fundamental importância. “Aparecida tem a casa do empreendedor como exemplo para o Brasil. Além disso, há uma interação permanente entre as equipes. O objetivo é atender, com excelência, os microempreendedores, os pequenos empresários, e principalmente a população que quer empreender, gerar emprego e progredir. E essa é uma experiência muito válida com o Sebrae, que é nosso grande parceiro”, afirmou.

Larissa de Souza Ribeiro, gerente da Regional Central do Sebrae Goiás, comemorou a iniciativa de Goiânia para a implantação da Sala do Empreendedor na Capital. “Enfim, o município de Goiânia vai perder o título de única capital do Brasil que não tinha uma sala do empreendedor. Dessa forma, ele se apropria das suas responsabilidades e do seu olhar para o pequeno empreendedor”, destacou.
A gerente avalia que, o ambiente está muito amistoso e o Sebrae está muito feliz em poder contribuir com esse processo, que atende ao que está previsto na legislação voltada à micro e pequena empresa, com um olhar de simplificação e facilitação para os pequenos negócios.

Suporte aos microeempendedores
O gestor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Allan Máximo, reiterou que a efetivação de uma Sala do Empreendedor em Goiânia era buscada há tempos pelo Sebrae e agora será concretizada. “A implantação será efetivada nos próximos dias, com a entrega do primeiro projeto da Sala do Empreendedor de Goiânia”, destacou.
Allan explicou que os alinhamentos técnicos foram na Regional em Aparecida por ser um case de sucesso, inclusive nacionalmente. Ele ainda ressaltou a importância de uma Sala do Empreendedor, para atender os micro e pequenos empresários como suporte para sanar as situações que estes apresentarem.

Coordenadora da Casa do Empreendedor em Aparecida de Goiânia e agente de desenvolvimento do Sebrae, Kênia Cristina dos Reis Silva explica que receber o secretário de Indústria e Comércio de Goiânia para conhecer a estrutura, primeira unidade implantada no Estado, é um privilégio. “Temos a certeza de passar a eles um pouco do nosso conhecimento”, afirmou.
Kênia destacou que as Salas do Empreendedor são unidades para orientação sobre a abertura de empresas, quais os direitos e deveres do microempreendedor. “Quando ele abre uma empresa, muitas vezes ele acha que é apenas um cadastro. Nós orientamos sobre impostos, alvarás, e que ele hoje é pessoa jurídica”, explicou.

O analista da Regional Metropolitana Israel Witicovski comenta que a Sala de Aparecida já está com o selo bronze, uma premiação concedida pelo Sebrae, além de contar com uma agente altamente capacitada. Israel avaliou que a implantação da Sala do Empreendedor em Goiânia representa o comprometimento do poder público municipal em levar atendimento qualificado para aqueles que têm dificuldade na informação. “É levar ao informal os benefícios que possuem por ser um microempreendedor. Além disso, ele já sai de lá rapidinho com seu CNPJ”, afirmou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn