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Regional Metropolitana realiza curso de gestão financeira para confeiteiras

O curso é resultado de um trabalho conjunto com uma cliente da unidade, que trouxe demandas do setor na região para o Sebrae
Por Izabela Carvalho, de Aparecida
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O curso foi realizado entre os dias 24 e 27 de março (Fotos Silvio Simões)

A Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, com sede de Aparecida de Goiânia, promoveu o primeiro curso voltado a profissionais de confeitaria, no qual foi abordada a gestão financeira das empresas. A turma se dedicou ao aprendizado do conteúdo apresentado entre os dias 24 e 27 de março e o compromisso dos alunos é colocar todo ensinamento em prática.

Segundo a confeiteira Cristiane Oliveira, que trabalha na área há mais de nove anos e deverá inaugurar a loja física nos próximos dias, no Jardim Riviera, o curso veio despertá-la para questões importantes do negócio e que serão fundamentais para que ela consiga alcançar os resultados almejados para a empresa. “Eu já trabalhava em casa, mas não sabia a importância de fazer o que é necessário, como anotar tudo em relação às entradas e saídas da empresa. Eu não tinha esse controle. Agora, sei fazer e o quanto isso é importante para meu negócio”, conta.

Cristiane explicou que outra dificuldade era em relação à precificação dos produtos. “Eu não sabia calcular certinho. Precisava muito aprender, ainda mais agora, que vou abrir a confeitaria. Isso é essencial”, reconhece.

Foi Dayane Cristina dos Santos que trouxe ao Sebrae a intenção de melhoria e gestão para as confeiteiras

Lúcia Amélia de Queiroz, analista da Regional Metropolitana, explica que o curso é resultado de um trabalho conjunto com a cliente da unidade, Dayane Cristina, que é confeiteira e líder de um grupo de empreendedoras do setor na região. “Em outubro do ano passado, ela trouxe mais de 200 mulheres para um evento na Aciag [Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia]. Partiu dela a necessidade de realizarmos algumas ações voltadas a essas empresárias, na área de gestão, finanças e marketing”, disse.

Segundo a analista, essas empresárias são experts no que elas fazem, mas às vezes elas têm alguma dificuldade na gestão do negócio. “E é aí que o Sebrae entra, ajudando nessa questão. Elas escolheram a gestão financeira, com temas como precificação. Já me adiantaram que estão gostando muito, principalmente por causa da época da Páscoa, elas já vão colocar os preços corretos nos produtos”, destacou Lúcia.

Outros cursos serão oferecidos aos confeiteiros, como marketing digital, além de conhecimentos na área de planejamento e gestão de pessoas. “A nossa ideia é trabalhar com esse grupo até o final do ano, com vários temas de gestão do Sebrae”, completou a analista.

A analisa Lúcia Amélia de Queiroz conta, mesmo com toda a experiência, as empreendedoras podem ter dificuldades com gestão

O facilitador em Finanças, Inovação e Planejamento, Wilson Estival, ressaltou a satisfação de poder transmitir conhecimentos importantes ao grupo, nos quatro dias de curso. “Foram dias bastante produtivos. O pessoal é bem aplicado e participa muito. São todos trabalhadores que têm um sonho e a vontade de construir a sua empresa”, destacou.

Wilson ressaltou que, entre os participantes, alguns já têm empresas e geram empregos. “São pessoas que começaram fazendo um bolinho, dois bolinhos, fazendo confeitarias, e hoje têm empresas grandes, maravilhosas, que empregam como o rapaz que está fazendo o curso junto com a esposa e emprega mais de 12 funcionários. Acreditar no seu sonho é muito importante. Estou muito feliz com essa turma, porque são pessoas que vieram se dedicar e aprender sobre gestão financeira”, disse o facilitador.

Wilson Estival, facilitador em Finanças, Inovação e Planejamento, parabenizou o grupo pela participação no evento

Por sua vez, Dayane Cristina dos Santos contou que há dez anos trabalha como confeiteira e que há oito anos também é professora de confeitaria. “Há uns três anos tive o meu primeiro contato com o Sebrae através do projeto ALI Produtividade. Foi quando eu vi a importância de aprender a fazer gestão do negócio e o quanto isso faz diferença”, afirmou.

Dayane avaliou a diferença que fez na empresa dela. “Ela cresceu muito a partir do momento que eu aprendi a administrar. Foi aí que eu resolvi compartilhar isso com outras confeiteiras também. E eu comecei a levar isso para elas através de alguns cursos que a gente faz, no Café com Confeitaria, que é um evento em que reunimos confeiteiras para falar sobre gestão de confeitaria”, detalhou.

A empreendedora diz que é importante entender que além de saber fazer um bolo gostoso e bonito, o que faz realmente a confeitaria crescer é a pessoa aprender a fazer a gestão empresarial. “É quando o negócio começa a crescer, a ser mais conhecido e dar um retorno financeiro real”, concluiu.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

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