ASN GO
Compartilhe

Restaurante de culinária japonesa se destaca em Anápolis

Depois de alguns percalços e dificuldades, o Guinza Yakissoba foi considerado o melhor da cidade e está em pleno crescimento
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
O Guinza Yakissoba hoje é referência em culinária oriental em Anápolis (Fotos Arquivo Pessoal/Divulgação)

Com uma receita exclusiva de macarrão, vários tipos de carne e legumes e um molho especial feito na chapa, o yakissoba, prato que tem origem chinesa, mas que ganhou tradição no Japão, é o carro-chefe do Guinza Yakissoba e Restaurante Oriental, em Anápolis. Adriana Maria Duarte Sonoda e Marcelo Yoshihiro Sonoda, os donos, começaram a vender a comida oriental em feiras livres por dois anos. Mas há oito perceberam a necessidade de um espaço físico e decidiram empreender, alugando um imóvel e dando início às vendas também em delivery.

O casal, que morou no Japão e saiu de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, para buscar melhores condições de vida em Anápolis, para onde o pai de Marcelo, Yoshiharo Sonoda, tinha se mudado, teve que enfrentar muitas dificuldades. O aluguel era muito caro, havia poucos restaurantes temáticos na cidade, mas a clientela não chegava. Adriana teve problemas de saúde e tudo parecia que não ia dar certo. “Mas vendemos nosso imóvel em São Paulo e compramos onde atualmente é o endereço do Guinza, na avenida da Vila Santa Maria de Nazaré. A ideia era que tínhamos feito certo e que ia prosperar”, conta Adriana.

Mas veio a pandemia. O restaurante ficou apenas com delivery e, em 2021, fechou por dois meses porque Adriana teve covid-19 com 90% do pulmão comprometido. “Foi um sufoco. Fizemos empréstimos, pagamos os colaboradores para ficarem parados porque não tínhamos dinheiro para fazer os acertos e precisamos da ajuda de parentes para conseguir ultrapassar essa fase”, lembra a empresária.

O casal Marcelo e Adriana: superação de desafios para consolidar o restaurante

Ao retornar o funcionamento, o casal se deparou com mais um problema. Os clientes antigos sumiram. Adriana começou a cursar processos gerenciais em uma faculdade e entendeu que a empresa precisava de ajuda profissional para não fechar as portas. Por meio do Sebrae Anápolis, eles contrataram uma consultoria gerencial financeira, participaram do Programa Agente Local de Inovação e do Programa Cliente Oculto, onde tiveram um atendimento gratuito especializado, com metodologia que objetiva aumentar produtividade e faturamento de micro e pequenas empresas.

Os empreendedores tiveram acesso a um diagnóstico de suas atividades, com sugestões de melhorias com soluções ágeis e de baixo custo, redução de desperdícios e treinamentos para capacitar colaboradores. De acordo com o analista do Sebrae Goiás que acompanha a empresa, Ewerton Costa, o casal teve acesso ao diagnóstico e busca as pequenas transformações.

“Nós participamos de um programa de avaliação do atendimento Cliente Oculto, do Sebraetec e do ALI Transformação Digital. Estamos buscando tudo que é possível para não deixar nosso sonho. Estamos esperançosos com os resultados e buscamos crédito para realizar as mudanças necessárias, inclusive de público-alvo, se for o caso”, ressalta Adriana.

O Guinza teve dificuldade na contratação de profissionais, mas conseguiu no fim do ano passado fechar o quadro de colaboradores. No momento está organizando o espaço para atender melhor a clientela que pode ter o prazer de experimentar o melhor yakissoba da cidade, com uma receita especial de Yoshiharo Sonoda, nissei (filho de pais japoneses), de 77 anos. O cardápio é recheado de pratos quentes orientais, tradicionais do Japão, que conquistaram o paladar e o gosto dos clientes como o frango karague, uma sobrecoxa desossada e frita (crocância diferente da brasileira); o tyahan ou chahan, um arroz japonês frito na chapa com bacon, ovos e temperos orientais, e o famoso guioza, pastel japonês feito no vapor.

SERVIÇO

Guinza Yakissoba Restaurante Oriental

Avenida Dona Elvira, Qd. 2Y, R. L-21 – Vila Santa Maria de Nazareth, Anápolis (GO)

Contato: (62) 98155-9257

Instagram: @guinzayakssoba

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • alimentação
  • Anápolis
  • case
  • comida japonesa
  • comina oriental
  • restaurante
  • yakissoba