O município de Nova América, na região Nordeste de Goiás, foi o palco do 1º Workshop Cultura da Baunilha, quinta-feira (27). O evento, promovido pelo Sebrae Goiás e apoiado pela Prefeitura Municipal de Nova América, por meio da Sala do Empreendedor, teve como objetivo impulsionar a produção e o cultivo da baunilha, destacando o imenso potencial da cultura para a economia local.
A escolha de Nova América não foi por acaso. O cultivo da baunilha, embora recente no estado, possui um forte vínculo histórico com o município, que foi, décadas atrás, conhecido como a “capital da baunilha”. O workshop teve como uma de suas principais propostas reavivar essa tradição, mostrando à comunidade local o vasto potencial da especiaria e como ela pode voltar a ser um dos principais motores econômicos da cidade.
Baunilha: uma especiaria valiosa com imenso potencial
A baunilha é considerada uma das especiarias mais procuradas no mundo, com grande demanda em diversos mercados, incluindo o culinário, cosmético e farmacêutico. Durante o evento, especialistas detalharam as condições ideais para o cultivo da planta, além das dinâmicas do mercado envolvido e as oportunidades de negócios que ela oferece. As palestras também abordaram a versatilidade da baunilha e mostraram como ela pode ser utilizada em produtos de diversas indústrias.
O prefeito de Nova América, Cléber Junio, destacou a importância do evento, e frisou que a ação promovida pelo Sebrae Goiás é fundamental para despertar o potencial da baunilha no município. “Esta ação é o pontapé inicial para mobilizar toda a comunidade e o governo municipal em torno da ideia de revitalizar o cultivo da baunilha e mostrar ao Brasil e ao mundo as possibilidades de negócios que essa cultura pode gerar em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
André Moura dos Santos, gerente regional do Sebrae, frisou a importância do conhecimento e das técnicas apresentadas no workshop para estimular o interesse pelo cultivo do produto. “O Sebrae está aqui para apoiar todos aqueles que desejam se envolver no cultivo e no mercado da baunilha. Este é apenas o começo, e estamos prontos para ajudar na implementação de novos negócios”, disse.
O clima ideal e o apoio legislativo para o cultivo
Nova América possui um clima extremamente propício para o cultivo da baunilha, o que coloca o município em uma posição privilegiada para se tornar novamente um grande produtor dessa especiaria. Embora ainda existam algumas plantações em pequena escala, a cidade busca expandir essa produção.
Uma das ações apresentadas no workshop e que visa proteger o cultivo da baunilha foi apresentada pela vereadora Aniela de Cássia, por meio de projeto de lei que entrará em votação na Câmara Municipal e tornará crime o ato de cortar, arrancar ou danificar as plantas de baunilha. Aniela se mostrou otimista com os avanços. “A presença significativa de jovens e autoridades no evento mostra que a comunidade e as autoridades estão comprometidas com a revitalização da baunilha. Saio daqui esperançosa com as oportunidades que essa cultura pode trazer para o nosso município”, declarou a vereadora.
A importância das parcerias
O engenheiro agrônomo e produtor de baunilha Márcio Moraes, um dos palestrantes do evento, enfatizou a necessidade de iniciativas como essa para divulgar e valorizar o produto. “A baunilha é uma cultura muito viável e rentável, mas poucas pessoas conhecem o seu potencial. O objetivo aqui é aumentar o número de produtores e mostrar as riquezas dessa cultura”, explicou.
Veralúcia Rocha Pimenta, secretária municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, também ressaltou o papel essencial das parcerias com instituições como o Sebrae para o desenvolvimento local. “O Sebrae é fundamental para transformar ideias em projetos reais. Assim como ajudaram a transformar nossa feira em um sucesso, acredito que também contribuirão para o crescimento da cultura da baunilha em Nova América”, afirmou.
Diversidade de perspectivas e uma visão de futuro promissor
O evento reuniu dezenas de participantes, incluindo palestrantes convidados e representantes de outros sete municípios goianos. Ao final, Elionara Hoehne, palestrante especializada, apresentou diversos produtos derivados da baunilha que têm sido um sucesso no mercado, mostrando a versatilidade da especiaria e as oportunidades de negócio para o município.
Com o potencial de revitalizar uma cultura histórica e gerar novas oportunidades econômicas, Nova América se posiciona cada vez mais como um polo promissor para o cultivo da baunilha, com o apoio de iniciativas como o workshop promovido pelo Sebrae Goiás e a parceria ativa da Prefeitura Municipal.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Goianésia: Agência Entremeios Comunicação / Caio Santos – (62) 99690-5132
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn