ASN GO Atualização
Compartilhe

Rota Além das Águas realiza primeiro Famtour na região das águas quentes

Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente recebem guias, agências de turismo e formadores de opinião para viverem experiências gastronômicas e sensoriais
Por Tauana Schetini, de Caldas Novas
ASN GO Atualização
Compartilhe

A região das águas quentes, reconhecida nacionalmente por suas águas termais e parques aquáticos, passa a assumir um novo protagonismo com a Rota Além das Águas. O projeto criado pelo Sebrae em 2022, em parceria com empresários locais, tem como principal objetivo mostrar o que a região tem além das águas quentes, complementando o turismo tradicional, integrando vivências sensoriais, cultura, gastronomia e bem-estar, elementos cada vez mais valorizados pelo turista contemporâneo, conhecido como turismo de experiência.

No intuito de fortalecer esse turismo integrado, a Rota Além das Águas, com o apoio do Sebrae, deu início nessa segunda-feira, 08, ao primeiro Famtour, voltado para agências de viagem, guias de turismo e profissionais do setor, com o objetivo de apresentar os atrativos gastronômicos, culturais, de entretenimento e bem-estar que compõem o roteiro turístico da região das águas quentes, que reúne as cidades de Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente.

Grupo da Vinícola Piracanjuba recepcionou os convidados do Famtour da Rotas Além das Águas (Fotos: Tauana Schetini)

A iniciativa, que marca um passo importante para a consolidação da rota como um dos novos produtos turísticos do Centro-Oeste, iniciou o tour na Vinícola Piracanjuba, proporcionando aos participantes uma imersão sensorial que reuniu natureza, história, cultura, afeto familiar e ainda sabores. Logo na chegada, o grupo foi recebido pela equipe da vinícola em meio a uma paisagem com muito verde dos parreirais para realização da abertura oficial do roteiro.

Os participantes aproveitaram para conhecer os parreirais que fazem parte da Vinícola Piracanjuba

José Martins Júnior e Cynthia Martins proprietários do parreiral, contaram que em 2006 o casal adquiriu um sítio próximo a Piracanjuba, no Sul Goiano, a princípio com a ideia de proporcionar uma educação bucólica para os filhos. “Começamos a plantar palmeiras, árvores exóticas e muita grama”, explica José. Ele que também tinha o desejo de plantar uvas, iniciou o plantio em 2016. Em 2020 veio a pandemia e a necessidade de as pessoas buscarem lugares abertos para se distraírem. Foi aí que o casal abriu o Parreiral Fonte Viva, espaço cheio de verde, de paz e sabores para acolhimento das pessoas que buscavam uma distração.

Todos puderam degustar sucos e vinhos produzidos na vinícola, que fica no sul goiano

Junior contou que o negócio começou a tomar forma com o apoio do Sebrae e, consequentemente, a participação na Rota Além das Águas. “O Sebrae deu o pontapé inicial, a gente não tinha noção do que tínhamos aqui”. Logo começaram a produzir vinho e com apoio dos filhos e familiares o local se tornou um ponto turístico na cidade.

Na oportunidade, a gestora de eventos do Sebrae Goiás Priscila Vilarinho disse que todas as rotas que estão sendo criadas com o apoio do Sebrae têm como principal objetivo chamar a atenção para o mercado e dar evidência para os produtos turísticos. “Nosso objetivo é trazer o potencial dos destinos com opções que as pessoas ainda não conhecem e fomentar a economia e a cultura, gerando negócios e desenvolvendo o turismo”, garantiu.

Durante a visita, o grupo ouviu sobre a história das uvas, o cultivo, cuidados e técnicas adaptadas ao clima do Cerrado

A prefeita de Piracanjuba, Professora Lenizia, que também participou desse momento, afirmou que a cidade estar inserida na Rota Além das Águas com a Vinicola Piracanjuba é um privilégio. “Esse é um importante passo para o desenvolvimento e para tornar a nossa cidade conhecida em todo o Brasil”, afirmou.

Proprietários da Vinícola, equipe do Sebrae Goiás e alguns participantes do Famtour

Depois da abertura oficial, os participantes fizeram um tour pelo parreiral ouvindo tudo sobre a história das uvas, seu cultivo, cuidados e técnicas adaptadas ao clima do Cerrado. Em seguida, degustaram suco de uva e os vinhos que ali são produzidos.

O próximo destino do grupo foi na cidade de Caldas Novas, no Mostarda e Mel Bistrô, onde os participantes foram recebidos para um almoço especial preparado pela Chef Laura Saggin, referência na gastronomia afetiva que valoriza ingredientes regionais.

Conhecido pela estética charmosa e pela proposta de gastronomia artesanal, o Mostarda e Mel criou o cenário ideal para apresentar aos convidados a riqueza e a diversidade culinária do Cerrado

O ambiente intimista e acolhedor, conhecido pela estética charmosa e pela proposta de gastronomia artesanal, criou o cenário ideal para apresentar aos convidados a riqueza e a diversidade culinária do Cerrado. O menu servido especialmente para o Famtour destacou ingredientes típicos da região, entre eles o pequi, protagonista de algumas das preparações mais apreciadas. A chef apresentou cada prato, explicando a origem dos ingredientes, os cuidados no preparo e a importância da culinária goiana na formação da rota.

Chef Laura Saggin, referência na gastronomia afetiva, explicou o menu e os ingrediantes do cerrado utilizado nos pratos

Em seguida o grupo foi para a Kaeli Gelateria, que além dos sorvetes tradicionais, tem gelatos em formatos de feijoada, espaguete e o famoso prato feito. Todos são à base de sorvete artesanal com matérias primas mais elaboradas, o que garante melhor consistência e facilidade de manejo. “Essas são características mais italianas, o que facilita nossa produção diferente”, afirmou Paula Kele, proprietária da sorveteria.

Uma das paradas do Famtour foi na gelateria Kaeli, que possui gelatos em formatos de feijoada, espaguete e o famoso prato feito, que o gerente da Regional Sul, Victor Hugo experimentou

Próxima parada, Cachaçaria Vale das Águas Quentes. Com uma tradição única e um processo artesanal de fabricação, a cachaçaria é um verdadeiro patrimônio da cidade, atraindo visitantes de todos os cantos do Brasil. Durante o tour os participantes puderam entender como é o cultivo da cana-de-açúcar na fazenda e o processo após a colheita, onde cachaça passa por um rigoroso processo de produção e envelhecimento em barris de madeira, proporcionando um aroma e um sabor diferenciados que conquistam qualquer apreciador. Todos experimentaram a cachaça, os licores e o famoso sorvete de rapadura, misturado com melado e casquinha de sorvete.

Na Cachaçaria Vale das Águas Quentes, o grupo conheceu como é o cultivo da cana-de-açúcar e o processo após a colheita, onde cachaça passa por um rigoroso processo de produção e envelhecimento em barris de madeira

O Museu de Bonecos Gigantes foi a penúltima parada. O local tem se diferenciado através do seu acervo com bonecos de até cinco metros de altura que retratam a cultura brasileira, seu folclore, ícones brasileiros e mundiais das mais diversas áreas históricas e artísticas, todos eles criados pela empresária Rosângela Marçal. O grupo também conheceu o espaço onde são realizadas oficinas criativas e produção dos bonecos. E para encerrar, um delicioso café colonial que também faz parte do roteiro de experiência da Rota Além das Águas.

O grupo do Famtour visitou o Museu de Bonecos Gigantes, em Caldas Novas

Encerrando o primeiro dia do Famtour, os participantes foram recebidos na Piratas Pizzaria, considerada a maior e mais completa pizzaria temática da região das águas quentes. O espaço, conhecido por sua ambientação cinematográfica inspirada no universo pirata, ofereceu ao grupo uma experiência que uniu gastronomia, entretenimento e imersão sensorial.

O sócio diretor Daniel Pereira, recebeu o grupo de forma exclusiva com uma apresentação lúdica da história do lugar. Em seguida, os participantes viveram a experiência de gastronomia e entretenimento simultâneo. Além do show temático a pizzaria traz um cardápio com mais de 80 opções no rodízio de pizzas que vão desde os tradicionais até criações exclusivas que só podem ser encontradas lá, além de batatas fritas e outros aperitivos.

Piratas Pizzaria, em Caldas Novas, que possui mais de 80 opções de sabores no rodízio de pizzas

Daniel disse que A Piratas Pizzaria nasce com o propósito de ir muito além de servir pizzas. “Nossa missão é fazer com que as famílias e os visitantes de Caldas Novas vivam momentos de diversão, encantamento e, claro, desfrutem de uma gastronomia de excelência”, destacou

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sul | Caldas Novas e Catalão: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Famtour
  • Rota Além das Águas