
A Rota do Agro, projeto que transforma Rio Verde, no Sudoeste Goiano, em um destino estratégico para o turismo agroindustrial e tecnológico, foi oficialmente lançada durante a Tecnoshow Comigo 2025, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país. O evento marcou um passo decisivo para consolidar o município como vitrine internacional de inovação no campo e atraiu olhares do mundo todo.
O destaque do lançamento foi o Diálogo com Embaixadas, uma ação estratégica realizada em parceria entre a Prefeitura de Rio Verde e o Sebrae Goiás, com foco em apresentar a Rota do Agro a representantes diplomáticos de 11 países: México, Belarus, Cabo Verde, China, Irã, Mianmar, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suriname e Timor-Leste.
Segundo Priscila Vilarinho, analista do Sebrae e gestora do projeto de Turismo da instituição, a ação buscou gerar conexões internacionais e abrir portas para novos negócios. “Tivemos uma ação estratégica com a Prefeitura de Rio Verde aqui na Tecnoshow, que foi a apresentação oficial da Rota do Agro para os embaixadores visitantes. Na oportunidade, mostramos as visitas guiadas que compõem o roteiro, destacando toda a tecnologia desenvolvida aqui, seja na Universidade de Rio Verde (UniRV), seja no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que são referências em pesquisa e inovação para o agronegócio brasileiro. Também entregamos um material institucional da Rota, que despertou grande interesse das delegações. A proposta vai muito além do turismo: queremos promover negócios, gerar conexões e posicionar Rio Verde como uma verdadeira vitrine do agro brasileiro para o mundo”, explicou.
Além do lançamento oficial, as embaixadas participaram de reuniões institucionais e visitas técnicas e tiveram acesso ao portfólio de experiências que compõem a Rota do Agro, como fazendas-modelo, centros de pesquisa, agroindústrias e polos de tecnologia aplicada ao campo.

Durante a apresentação, Tassiany Costa Oliveira, superintendente de Planejamento e Projetos Turísticos da Prefeitura de Rio Verde, destacou a importância da Rota como uma nova forma de fazer turismo no Brasil. “O município tem uma vocação clara: somos referência nacional em produção agropecuária, temos uma infraestrutura logística de ponta e um ecossistema inovador em pleno funcionamento. Nossa cidade é hoje o maior exportador do estado de Goiás, responsável por mais de 31% das exportações estaduais, e conta com um terminal ferroviário da Ferrovia Norte-Sul, com capacidade para movimentar até 11 milhões de toneladas por ano. A Rota do Agro é o reflexo dessa potência”, pontuou.
Ela ainda destacou o diferencial da proposta, que une negócios, tecnologia e vivência. “A Rota do Agro é um convite para que o Brasil e o mundo conheçam uma nova perspectiva de turismo — aquela que nasce no campo, com base em tecnologia, educação, sustentabilidade e boas práticas“, disse.
A Rota inclui um roteiro de turismo científico, educacional, de negócios e eventos, além de vivências em propriedades que adotam sistemas regenerativos, agroflorestais e de integração lavoura-pecuária. ”É o agro mostrando sua força com alma, inovação e visão de futuro”, explicou Tassiany.
Com a chancela da Tecnoshow e o interesse de embaixadas de três continentes, a Rota do Agro se firma como um projeto transformador — conectando turismo, educação, inovação e desenvolvimento econômico. Um marco que posiciona Rio Verde não só como capital do agronegócio, mas também como um destino estratégico para o futuro do campo no Brasil e no mundo.

SERVIÇO
Estande do Sebrae Goiás e Senar Goiás na Tecnoshow 2025
Local: Centro Tecnológico Comigo – Rodovia GO 174, km 252,5, s/nº, Zona Rural, Rio Verde
Até dia 11/04
Horário: 08h às 18h
Entrada Gratuita
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Agência Entremeios Comunicação / Vivianne Oliveira (62) 98174-9881
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn