
O município goiano de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF, localizado a cerca de 50 km de Brasília, agora conta com um ponto de apoio ainda maior para desenvolver a economia local: a Sala do Empreendedor. O espaço, que funciona em parceira com a prefeitura local, foi inaugurado nesta quinta-feira (27) e já está em funcionamento.
Cléber Chagas, gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, destacou que o município considerado dormitório pela sua proximidade com Brasília, conta com quase 4 mil CNPJs ativos e que mais da metade é de micro e pequenas empresas: “Os empreendedores vão encontrar aqui o caminho para chegar aos serviços oferecidos pelo Sebrae. Temos uma grade de capacitações que são oferecidas mensalmente, além das palestras, oficinas, cursos e uma novidade: teremos Empretec este ano em Santo Antônio do Descoberto”.

O município goiano segue no ritmo que é ainda mais forte quando levamos em consideração a realidade do nosso país, onde, de acordo com estudos do Sebrae (2020), em conjunto, as micro e pequenas empresas representam cerca de 90% dos negócios brasileiros. Elaine Moura, coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, explica que esses dados justificam estratégias como essas voltadas para os micro e pequenos empreendedores: “O empreendedor é o motor da economia e do desenvolvimento local, e precisamos disponibilizar boas políticas públicas para eles”.
A Sala do Empreendedor já existia no município, mas agora ganhou um espaço maior e mais equipado. Geovane Pereira, secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, ressalta o trabalho feito pelo Sebrae em parceria com a prefeitura: “Aqui o empreendedor tem um suporte bem estruturado para atender suas demandas, e isso fortalece a economia local e contribui com o desenvolvimento do nosso município”.

Alexandre de Jesus, vice-prefeito, destacou que há um trabalho muito forte de valorização do comércio local: “O Sebrae é um grande mecanismo de desenvolvimento nos municípios em todo o Brasil. E a gente conta muito com ele aqui, as portas estão sempre abertas. O empresário precisa ser visto como autoridade, e precisamos de parcerias que tragam benefícios para os nossos empresários”. Tom Fernandes, autônomo, aproveitou a inauguração para visitar o espaço e, quem sabe, futuramente, tirar do papel algumas metas: “Tenho muita vontade de abrir uma escola para dar aulas sobre inteligência artificial e sei que aqui posso encontrar todas as informações que preciso para formalizar o meu negócio”.
O evento contou ainda com a assinatura do pacto do desenvolvimento municipal do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que proporciona aos municípios agilidade no processo de abertura das empresas para geração de empregos e oportunidades aos cidadãos, colocando em prática ações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn