ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae abre novo edital para qualificação em Sistema de Gestão da Segurança para operadores de turismo

Iniciativa fortalece segurança e competitividade dos pequenos negócios do setor no estado
Por Leydiane Alves, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Dando continuidade à programação do lançamento do Plano Brasis em Goiás, realizado na manhã de terça-feira (07), Sebrae Goiás realizou, na parte da tarde, na sede da instituição, em Goiânia, um evento voltado à qualificação do turismo de aventura no estado. A agenda incluiu o lançamento de um novo edital para ampliar a participação de empreendimentos do setor na Jornada SGS 2026 – Sistema de Gestão da Segurança, que prepara para a certificação conforme as normas ABNT NBR ISO 21101, ABNT NBR ISO 21102 e ABNT NBR ISO 21103. Também foi feita a entrega de certificados a empresas que participaram da jornada de preparação 2025.

A iniciativa integra o programa Aventura Natural, do Sebrae Nacional, e posiciona Goiás como referência na estruturação de práticas de segurança no turismo. O estado é hoje um dos destaques no país, com empresas certificadas e metodologia própria de capacitação voltada à gestão de riscos e à profissionalização das operações.

Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae Nacional, considera que o momento marca um avanço importante para o setor

Para a coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, o momento marca um avanço importante para o setor. “É um trabalho valoroso desenvolvido pelas empresas, pelo Sebrae e pelos parceiros envolvidos. Esse momento precisa ser celebrado, porque representa um avanço para o turismo e para os negócios que acreditaram nesse processo”, afirmou.

A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, destacou o papel da iniciativa. “A Jornada SGS apoia as empresas desde a organização dos processos até a certificação, com foco em segurança, gestão e competitividade. É um trabalho completo, que permite que os negócios evoluam de forma estruturada e alinhada às exigências do mercado”, explicou.

Segundo ela, o momento também marca um novo ciclo para o estado. “É uma conquista, mas também um ponto de partida. Já estamos olhando para como elevar ainda mais o nível de competitividade dessas empresas, tanto no mercado nacional quanto internacional”, completou.

A gestora estadual de Turismo, Priscila Vilarinho, destacou todo o suporte que o Sebrae proporciona aos operadores na jornada

Segurança e competitividade

Kiko Alencar, consultor de Turismo do Sebrae Goiás, explica que a Jornada SGS acompanha as empresas desde a implementação do Sistema de Gestão da Segurança até a certificação e sua manutenção. “O processo inclui capacitações, consultorias e acompanhamento técnico, com foco na prevenção de riscos e na melhoria da qualidade dos serviços”, afirma.

A proposta do programa, segundo Kiko, é preparar as empresas para operar com padrões reconhecidos internacionalmente, especialmente no turismo de aventura. “A metodologia envolve desde a organização dos processos até a capacitação das equipes e a implementação de planos de atendimento a emergências”, pontua.

Durante o evento foi destacada a abertura de um novo edital para seleção de empresas interessadas em participar da Jornada SGS 2026. Ao todo, serão disponibilizadas 12 vagas para empreendimentos goianos, que terão acesso à metodologia completa, suporte técnico e acompanhamento ao longo do ano.

Priscila Vilarinho, o gerente regional Cléber Chagas e o analista João Luiz Prestes Rabelo, do Núcleo de Turismo, entregam certificado de preparação da Jornada 2025

Empresas reconhecidas

Para a empresária Mara Messerschmitt, de Alto Paraíso de Goiás, a certificação reforça a segurança e a credibilidade das operações. “É um diferencial importante, especialmente no turismo de aventura. A certificação garante mais segurança para o visitante e fortalece a confiança no serviço”, destacou.

Já o empresário Lauro Jorge, também de Alto Paraíso, avalia que a certificação impacta toda a cadeia turística. “Ter o sistema de gestão de segurança e a certificação fortalece não só a empresa, mas o município e a região como destino. É uma forma de mostrar que oferecemos uma experiência segura e estruturada”, disse.

O empresário Sisernandes Rodrigues, de Cocalzinho de Goiás, reforçou que a qualificação eleva o padrão do setor. “Trabalhar dentro das normas fortalece o negócio e coloca Goiás em evidência. Mais do que diferencial, a segurança precisa ser um compromisso de todas as empresas”, pontuou.

Para Nélio Silva Carrijo, de Mineiros, o processo trouxe ganhos internos importantes. “A jornada ajudou a organizar processos, estruturar treinamentos e melhorar a gestão dos riscos. Hoje conseguimos oferecer um serviço com mais qualidade e segurança”, afirmou.

O empresário Nélio Silva Carrijo, de Mineiros, foi um dos homenageados: jornada ajudou a organizar processos, estruturar treinamentos e melhorar a gestão dos riscos

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • SGS
  • Sistema de Gestão da Segurança
  • Turismo