
A 1ª Edição do Pet Nation Expo em Goiânia reuniu, no sábado (26) e no domingo (27), 70 pessoas interessadas em inovação, negócios e conscientização sobre o bem-estar dos animais. O evento ocorreu no Centro de Convenções de Goiânia, no Centro da Capital, com 51 estandes, dentre os quais 19 contaram com o apoio do Sebrae Goiás para mostrar e oferecer um leque de produtos pets para consumo das famílias interessadas.
O evento reuniu tutores de animais de estimação, como cães e gatos, mas não faltaram outros pets, bodes e até uma cobra, além de profissionais da área veterinária, adestradores, criadores, estudantes e empresas do mercado pet. A gama de produtos oferecidos variou de opções de hospedagem, alimentação, vestuário e saúde. A influencer Flor Pompom foi uma das atrações da exposição. Ela circulou pelos estandes junto com a família, para orgulho da mamãe Rafaela Barros.

A analista do Sebrae Goiás Lays Laury destacou que o apoio do Sebrae tornou possível a participação dos parceiros no evento, para que os empreendedores conseguissem expor seus produtos e serviços. “Também estamos aqui com nosso estande, para nos aproximarmos ainda mais dos pequenos empresários, construindo relacionamentos para apoiar e trocar informações com esses empreendedores. Assim, apresentamos nossos serviços e estenderemos ainda mais essas relações para trazer esse pequeno empreendedor para dentro do Sebrae, para que ele consiga expandir o seu negócio e aumentar seu faturamento”, ressaltou.
Lays também salientou o quanto o Sebrae pode contribuir para o desenvolvimento das empresas (muitas iniciando no mercado) com consultorias, cursos, oficinas e capacitações gratuitas. Os serviços oferecidos são variados, de acordo com a necessidade das empresas. “O atendimento deve ser agendado para ser presencial na Regional Central, na avenida T3, no setor Bueno, onde esse pequeno empreendedor pode nos procurar para ter um momento gratuito de consultoria durante uma hora. A partir dessa consultoria, esse empresário será direcionado para demais serviços, como, por exemplo, a avaliação do posicionamento no Instagram ou a elaboração do Plano de Negócios”, detalhou.

Visibilidade para o mercado em Goiás
Jean França e Yoshitaka Shiobara são os empresários idealizadores e organizadores da feira, que surgiu mediante o contato prévio que ambos mantiveram com vários empreendedores em pequenos eventos realizados em parques da capital. “Percebemos que faltava, em Goiás, algum evento que unisse a todos nós para, de fato, voltar os olhos para Goiás”, explicou Jean.
Ele detalhou que os investimentos da indústria voltada ao mercado de animais de estimação muitas vezes está em São Paulo, Brasília, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. “A grande indústria olha muito pouco para Goiás. Diante disso, o dono do pet shop tem pouco apoio na divulgação. Começamos a discutir nesses parques, quando percebemos que se nos reuníssemos conseguiríamos despertar a atenção da imprensa para nós e da indústria também”, afirmou.

“Aqui dentro dessa feira a gente tem indústria, a gente tem varejo, a gente tem prestação de serviço, a gente tem o pet shop, a clínica, o veterinário, o competidor, esse cara apaixonado em fazer esse animalzinho brilhar cada vez mais”, destacou Jean.
O organizador da Pet Nation Expo também reafirmou exaltou a participação do Sebrae no evento. “Essa feira está acontecendo por esse apoio, sem o qual o pequeno empresário não teria condição de pagar para estar aqui dentro do Centro de Convenções. Porque não é fácil, é um grande esforço para que isso acontecesse”, reconhece.

Empreendedor motivado
Flávia Cruvinel, da Natutisco Petiscos 100% naturais (@natutisco), destacou a relevância da feira para a conquista de mercado. “Representa uma oportunidade de mostrar um produto de extrema qualidade para o público pet. Muitas vezes você tem um ótimo produto, mas não tem a oportunidade de mostrar para tantas pessoas ao mesmo tempo, de fazê-las entender também o porquê desse produto ser tão bom e de fazer bem para a saúde do seu pet”, afirmou.
A empresária salientou ainda contribuição do Sebrae enquanto instituição. “Ele faz muita diferença na vida do empreendedor, nos motiva, nos ensina muito mais sobre a empresa, para que a gente consiga ter estrutura de chegar até um evento desse porte. Se a empresa não estivesse bem organizada, com uma estrutura que o Sebrae nos ensinou a montar, a gente talvez não conseguisse estar aqui”, apontou Flávia.

Para Clara Costa, da @aucampamento Dog Day Care, a Pet Nation Expo é uma oportunidade para divulgar os serviços que oferecem no hotel diário para animais de estimação, com cuidados específicos, além de atividades como natação, em um espaço em que eles podem gastar energia e voltar para casa satisfeitos. “O Sebrae é um grande parceiro, porque proporcionou às pequenas empresas o acesso ao público presente na feira. Nos dá a possibilidade de conseguir ter mais visibilidade como empresa da área pet”, informou.
Além disso, Clara vê o apoio do Sebrae como fundamental para que pequenos negócios também obtenham espaço no mercado. “Aqui é um público maior voltado para os pets e trazer pequenos empreendedores para mostrar que o nosso trabalho pode ser bem qualificado como qualquer outra empresa maior”, destacou.

Produtos diferenciados
Com uma oferta de produtos de qualidade e diferenciados, a Beca Geladinhos Gourmet (@becageladinhosgourmet) chegou à Pet Nation Expo com deliciosos geladinhos de Adna Queiroz, que têm como base iogurte natural com frutas batidas. “É uma saladinha de frutas, zero açúcar e zero glúten. Só tem lactose, devido ao iogurte natural”, explicou.
Para ela, a participação na feira é uma experiência incrível e desafiadora. “A gente está amando. Nosso geladinho tem para adultos e também para pets, bem a carinha deles com produtos que podem consumir sem riscos à saúde”, disse. Adna comemora a oportunidade de participar da feira. “O apoio do Sebrae foi fundamental para estarmos aqui. O estande é muito bem localizado. A estrutura é muito boa. E essa é uma parceria que está nos ajudando a crescer como empresa”, enunciou.

Helen Amorim, da Pequenos Contos (@pequenoscontos_pet), promove festas exclusivas para atender a área pet. No mercado há dois anos, ela contou que identificaram a necessidade do trabalho que a empresa oferece. “Percebemos a oportunidade de negócio no mercado de festa, porque era uma necessidade de muitas famílias que tinham desejo de comemorar, de fazer as festas para os pets. Lançamos as decorações adaptadas para os animais de estimação”, detalhou.
Para a empresária, a participação na feira é uma oportunidade para dar visibilidade ao negócio. “Mais pessoas irão nos conhecer e saber que é possível fazer uma festa para o animal de estimação, com uma empresa de confiança, que fornece um serviço tranquilo, seguro, de qualidade, porque os pets deles merecem”, destacou.
Na opinião da empreendedora, a parceria com o Sebrae foi fundamental. “Sem ele nós não estaríamos aqui, pois começar um negócio não é fácil. Em relação ao investimento financeiro é muito difícil”, sublinhou. Além disso, Helen destacou o quanto o Sebrae contribui com os empreendedores com orientações, cursos, oficinas e capacitações. “É muito importante para nós”, concluiu.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn