ASN GO
Compartilhe

Sebrae apoia início do ano letivo com palestra para profissionais da educação em Alexânia

Tema abordado foi ‘Saúde Mental no Trabalho” para motivar mais de 500 educadores
Por Leidiana Batista, de Alexânia
ASN GO
Compartilhe

Com a palestra “Saúde Mental no trabalho”, o Sebrae Goiás apoiou o evento de início do ano letivo da Secretaria Municipal de Educação de Alexânia, no Centro-Leste do estado. O evento realizado nesta quinta-feira, 16, no Mercado Municipal reuniu toda a equipe da Rede Municipal de Educação num grandioso encontro que contou com a participação de cerca de 500 profissionais. Também participou o gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil, e o analista Fausto Silva, além de autoridades políticas e eclesiásticas.

A secretária Karine apresentou a equipe da pasta pronta para o ano letivo

Para muitos profissionais, sobretudo mulheres, que são a grande maioria da equipe do ensino educacional em Alexânia e no país, “equilibrar os diversos pratos” que envolvem trabalho, família, saúde e descanso não é tarefa fácil, e com a sobrecarga de informações e cobranças inerentes da vida moderna, o desafio se torna ainda maior.

Pensando nisso, a secretária de Educação do município, Karine Dayane Ferreira Oliveira, decidiu priorizar a temática da saúde mental no trabalho e encontrou no Sebrae o parceiro ideal para abordar o assunto num dos principais eventos do seu calendário: o de boas-vindas a todos os profissionais da educação. “Temos uma preocupação muito grande com a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, pois se eles não estiverem bem, não conseguirão desenvolver bem o trabalho”, detalhou.

E para preparar a mente para acolher a palestra, um dos destaques do evento foi a apresentação do músico local Manasses de Sousa, que com foco contagiante fez silenciar a grandiosa plateia ao som do Bolero de Ravel no violão, proporcionando descanso mental necessário e destacado pela experiente palestrante do Sebrae, Giselle Beatriz.

Giselle Beatriz, palestrante do Sebrae, falou sobre saúde mental no trabalho

A profissional destacou que uma das principais causas da síndrome de burnout é a pessoa não proporcionar descanso ao corpo e, principalmente, à mente. “Muitas pessoas acham que só profissionais com trabalho formal têm burnout, mas qualquer pessoa que trabalhe sem descansar, inclusive donas de casa, pode desenvolver a síndrome”, explicou. E como cura e prevenção estão pausas regulares para descanso diário, semanal e anual; dedicar tempo necessário para refeições, sono, dias de folgas e férias; e procurar ajuda profissional quando necessário.

Parcerias

O analista do Sebrae Goiás Fausto Silva explicou que a instituição foi provocada pela prefeitura para a realização da palestra e muito prontamente atendeu. “Já temos aqui na cidade, além do apoio com a realização de palestras e importantes projetos, na área do ensino temos o Programa de Educação Empreendedora, e a nossa expectativa com a nova gestão é de continuidade e aprofundamento”, disse. E por parte da prefeitura, segundo a secretária Karine, a tendência é inserir no calendário educacional do município todos os projetos que agreguem qualidade ao ensino.

O analista Fausto Silva, a secretária Karine Ferreira e gerente Sérgio Monturil

O analista destacou ainda projetos em outras áreas, como o Programa Cidade Empreendedora e o atendimento realizado na Sala do Empreendedor, que foi premiado com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, categoria Prata, em 2024, reflexo do apoio da Secretaria de Indústria e Comércio, confirmando parceria com o município.

O sonho de empreender que faz parte dos anseios dos brasileiros foi destacado por Sérgio Monturil. “É preciso preparar os cidadãos desde cedo para o desejo de empreender, e isso é possível, dentre outros meios, pelo Programa de Educação Empreendedora, que já foi validado por escolas de diversas cidades brasileiras e que está ao alcance dos profissionais de educação do município de Alexânia”, destacou.

O prefeito de Alexânia, Warley Gouveia, destacou a importância do investimento tanto em infraestrutura quanto na valorização das pessoas. Além do Sebrae também esteve presente o padre Alan Carlos, que afirmou que “num estado laico é possível respirar mais Deus, independente de religião”.

O prefeito Warley Gouveia destacou a valorização dos profissionais

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Alexânia
  • ano letivo
  • educação
  • palestra
  • Regional Centro-Leste
  • saúde mental