
O Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, sediou no domingo (18) o treinamento “Vendedor de Elite”, conduzido pelo empresário Júnior Smarzaro. Voltada a vendedores que buscam pela alta performance e liderança, a iniciativa, em parceria com Sebrae Goiás, reuniu cerca de 3 mil vendedores e empresários comprometidos em oferecer atendimento de excelência, com melhores resultados para seus negócios.
Membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), o presidente do Sindinformática Goiás, Marco César Chaul, ressaltou a relevância do treinamento. “O Sebrae está presente nos principais eventos de Goiânia, trazendo mais conhecimento para o pessoal, principalmente nessa área, que é a área de contato direto com o consumidor”, afirmou.

“É um evento muito bem organizado, trazendo conhecimento técnico de como abordar o seu cliente e alavancar vendas, que é o que o pequeno comércio precisa, de mais tecnologia, principalmente tecnologia de pessoas, sabendo tratar com outras pessoas”, frisou Chaul, acompanhado pelo time da própria empresa do ramo de tecnologia.
A analista da Regional Central do Sebrae Goiás Rhaiane Martinelli explicou que o Sebrae tem como missão apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Neste evento, atuamos na divulgação e também possibilitamos que empreendedores tivessem acesso com descontos e cortesias gratuitas, ampliando o alcance e a participação dos empresários goianos. O Sebrae segue ao lado de quem empreende, fomentando conhecimento, inovação e conexões estratégicas”, complementou a analista.

O empresário Fábio Almeida, proprietário da Clínica de Estética Lume – @espacoclinicalume, afirmou que a expectativa por um evento como esse já vinha de um tempo. “Quando nós recebemos o convite do Sebrae, foi incrível, porque já era uma percepção nossa enquanto profissionais da Clínica Lume”, afirmou.
Fábio reconhece a relevância constante de atualizações para acompanhar o mercado. “Nós víamos a necessidade de aperfeiçoar ainda mais o nosso time de vendas. A expectativa é bastante alta para hoje e tenho certeza que vai ser muito bom”, reiterou.

Em busca de resultados positivos
Durante quase cinco horas, Júnior Smarzaro compartilhou a experiência de mais de 15 anos na área de vendas e orientou os presentes acerca do percurso a ser percorrido para se transformar em um Vendedor de Elite.
Premiado em estados como Bahia e Espírito Santo, Júnior atuou por mais de 10 anos à frente do comercial de uma das maiores agências de marketing do Brasil. Ele é vice-presidente de Inovação e Vendas da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Estado de São Paulo (Febtur-SP).
De vendedor em uma das operadoras nacionais de telefonia móvel, Júnior apontou à plateia atenta que o 1º passo para mudar o rumo da jornada é parar com reclamações. “Se você fosse alimentado pelo que diz, estaria nutrido ou envenenado?”, provocou.

Com mais de 600 empresas atendidas no Brasil, além de entidades em países como EUA, Portugal e Dubai, Júnior ressalta que, para se obter sucesso no mercado, “é preciso aprender a fazer o básico bem feito”. Júnior é fundador do Movimento Vendedor de Elite, iniciado a partir da necessidade de cliente da empresa de marketing que tinha à época.
Além disso, o palestrante destacou que 94% dos clientes levam em consideração o atendimento e não o preço no momento de realizarem suas compras e que a atitude do vendedor é e muito considerada para fidelizar um cliente. “Só vende preço, quem não sabe vender valor”, salientou Júnior, que ainda fez referência à relação do custo entre conquistar um novo cliente e manter um atual.
Segundo a abordagem do palestrante, um fator importante que os vendedores precisam considerar é a força de vontade. “Ela vem de pessoas que têm garra. Nunca fizeram isso, mas não estão nem aí para quem diz que ela não é capaz. Se for vender um lápis, não admite não ser o melhor. Aqui, já separamos o joio do trigo”, afirmou Júnior.
Entre as técnicas apresentadas, está a abordagem do vendedor, gatilhos mentais e fechamento. “Vendedor é o que sabe a técnica e a hora de aplicar cada uma delas”, arrematou. As orientações aos participantes do treinamento também abordaram como observar o comportamento dos clientes de acordo com o perfil e assim ter uma conversa mais assertiva, desde o tom de voz a utilizar até quanto ao formato da interação, se verbal ou visual, por exemplo.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn