Iniciativa entre o Sebrae Goiás e a Prefeitura de Trindade inaugurou na última sexta-feira (28), o Estande de Artesanato de Trindade, na Romaria 2024. O espaço, instalado em frente à Basílica do Divino Pai Eterno, reúne a riqueza da tradição e cultura do que há de melhor do artesanato de Trindade. São cerca de 50 artesãos, com produtos únicos e autênticos, elaborados com técnicas tradicionais, passadas de geração a geração.
Os visitantes terão a oportunidade de adquirir peças que variam desde esculturas em madeira e barro, até bordados, delicadas rendas e trabalhos em crochê. Os produtos foram criados para refletir a herança histórica de Trindade. O espaço estará aberto aos visitantes da Romaria de Trindade, das 10h às 21h, até o dia 07/07, quando se encerra a tradicional festa religiosa. No pós-pandemia, esta é a terceira vez que o estande contribui para a festa.
Marcelo Moura, gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, ressalta a importância do evento para o município de turismo religioso, diante da representatividade da festa do Divino Pai Eterno. “Para a atuação do Sebrae, é a oportunidade de, mais uma vez, ajudar a desenvolver um grupo de pequenos empreendedores, no caso específico daqui, o pessoal do artesanato”, sublinhou.
O prefeito de Trindade, Marden Gabriel Júnior, ressaltou a magnitude da parceria entre a gestão municipal e o Sebrae sob vários aspectos, o que também se deu no aspecto do turismo e da cultura local. “Estamos aqui, celebrando essa parceria, nessa estrutura instalada pelo terceiro ano consecutivo”, afirmou. Para Marden Júnior, o estande representa a materialização do que foi sonhado e planejado. “Estamos conseguindo executar e entregar resultado para as pessoas. O Sebrae nos traz essa vertente de entrega de resultado”, salientou. Por fim, ressaltou que é a oportunidade das pessoas que se dedicam ao artesanato há muitos anos, de exporem seus trabalhos, com cada vez mais qualidade, com mais conhecimento e profissionalização. “Estaremos sempre em parceria, de mãos dadas, em um trabalho feito a quatro mãos, para que Trindade possa se tornar referência do artesanato feito no Brasil”, reiterou o prefeito.
Miriam Lopes, gerente de artesanato da Secretaria de Estado da Retomada, afirmou a importância do espaço no município, já que o turismo e o artesanato andam juntos. “Trindade tem um artesanato muito forte. A parceria com o Sebrae é importantíssima, porque ele está abrindo espaço para o artesão”, analisou. A gerente ainda ressaltou o apoio fundamental do Sebrae junto à secretaria em outras iniciativas, como o Goiás Feito a Mão. “Estamos à disposição para fazer mais parcerias, para desenvolver mais o artesanato, para que a cidade de Trindade possa representar o estado. Porque se tem artesanato de qualidade, estamos à disposição para prestar consultoria e orientar o artesão para que ele possa crescer e desenvolver seu artesanato”, disse.
Secretário municipal de Turismo e Cultura, Warley Lopes ressaltou a importância da parceria com o Sebrae ao contemplar os artesãos do município. “Além de mostrar o trabalho, de dar esse espaço a eles, com a comercialização para fazer renda, é também a oportunidade de uma capacitação, aprimoramento e profissionalização do nosso artesanato”, ressaltou. Warley reafirmou a importância das ações com o Sebrae, já que na última semana foi proporcionada a participação dos artesãos do município na CASACOR 2024. “Ela, que é a maior vitrine de arquitetura e decoração do Centro-Oeste. E graças à parceria que temos com o Sebrae”, completou.
Nadyene Albernaz, da Regional Metropolitana do Sebrae, afirmou ser um momento de muita alegria para a instituição estar por mais um ano inaugurando o espaço. “O Sebrae tem um carinho muito grande pelo município de Trindade. Temos várias ações fortalecidas dentro do município, e o desenvolvimento setorial do artesanato não pode ser diferente”, ressaltou. “Com o estande, a gente consegue fortalecer essa cultura do artesanato, que já é muito forte aqui no município. E beneficiar vários artesãos”, reiterou.
“Eu me sinto muito valorizada, porque o artesão estava muito esquecido nos últimos anos, e, de repente, parece que se destacou de uma vez, com muita gente estendendo a mão, muito acolhimento por parte da Secretaria de Turismo, prefeitura e Sebrae”, avaliou e comemorou a artesã Teresa Josefa acerca da oportunidade de estar presente com seu trabalho.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Cultura e Turismo (Contur), Hélio Pinheiro de Andrade, lembrou que a história de Trindade começou com artesanato, já que à época, Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram o medalhão que deu origem à tradicional romaria. “O medalhão é um artesanato. E a gente possibilitar uma oportunidade para o artesão, para ele mostrar suas obras e ter renda com isso, é uma coisa importantíssima. A gente o valoriza com isso”, assinalou. Ele salientou ainda a relevância da parceria com o Sebrae, que torna possível materializar o reconhecimento ao trabalho do artesão.
Ivone Alves, presidente da Casa do Artesão de Santa Maria, distrito de Trindade, ressaltou que a oportunidade é singular. “A gente tem muito apoio do Sebrae. A gente passa o ano todo trabalhando para produzir as peças e vender durante a romaria”, frisou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn