
Nesta quarta-feira (19), o Sebrae promoveu um encontro marcado por reflexões profundas e troca de experiências entre empreendedoras da cidade. A palestra “Desperta Mulher – Autoconhecimento e Inteligência Emocional”, ministrada pela consultora Gisele Beatriz, integrou a programação especial do Programa Sebrae DELAS, em comemoração ao Mês da Mulher.
A iniciativa, organizada pela Regional Centro-Leste, reuniu empresárias, profissionais autônomas e mulheres interessadas em aprimorar suas habilidades emocionais para fortalecer seus negócios. Para Valéria Braga, analista do Sebrae e responsável pela coordenação do evento, o tema escolhido é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento das participantes do programa. “O bom gerenciamento das emoções é fundamental para construir relações sólidas tanto no âmbito pessoal como profissional. Por isso, queremos que essas mulheres desenvolvam a segurança necessária para enfrentar desafios com clareza e determinação”, destacou.
A palestra, aberta ao público, abordou aspectos essenciais da inteligência emocional, como a identificação e ressignificação de crenças limitantes, a busca pelo equilíbrio das emoções e a necessidade de estabelecer limites saudáveis na vida pessoal e profissional. Gisele destacou como a pressão social e as cobranças internas podem se tornar um fardo, muitas vezes invisível, para as mulheres empreendedoras. “A sobrecarga emocional e a necessidade de ser perfeita em todas as áreas da vida podem levar à exaustão. Algumas expectativas precisam ser quebradas para que possamos realmente prosperar”, afirmou.

Entre os pontos levantados, a consultora falou sobre alguns “pratos a serem quebrados”, em uma representação às cobranças excessivas que impactam a saúde emocional. A lista inclui a obrigação de sempre ser otimista; a necessidade de agradar a todos; a pressão para atingir sucesso absoluto seja na vida afetiva; o trabalho como aprovação em concursos; o medo de dizer “não”; além da dificuldade de estabelecer pausas necessárias para descanso.
“Foi um choque de realidade, mas de uma maneira leve e transformadora”, relatou Edilene Porto Ferreira, empreendedora independente que participou como ouvinte. Ainda avaliando as implicações da formalização de seu CNPJ, Edilene se sente motivada a se tornar parte do programa no futuro. “Estou apaixonada pelo Sebrae e por tudo que está sendo oferecido aqui. Hoje deu vontade de pegar a Gisele e levar pra casa”, brincou ao destacar a didática e assertividade da palestrante.

O evento também discutiu os principais fatores que geram estresse e prejudicam a produtividade, como o excesso de atividades, alimentação inadequada, privação de sono, falta de lazer e de propósito de vida. “Quando estamos sobrecarregadas, acabamos negligenciando nossa saúde. Mas para empreender e crescer, é essencial equilibrar todas as áreas da vida: profissional, pessoal, social, emocional e física”, reforçou Gisele.
A palestra faz parte da Jornada Empreendedora Sebrae DELAS, programa voltado exclusivamente para mulheres que possuem CNPJ e buscam aprimorar a gestão de seus negócios. Para 2025, a iniciativa traz novidades, como encontros mais frequentes e maior integração entre as participantes. Haverá duas reuniões mensais, além da inclusão de temas como planejamento estratégico, inovação, marketing digital e finanças.
SERVIÇO
Saiba mais sobre o Sebrae Delas em https://vitrine.sebraego.com.br/empreendedorismo-feminino/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn