
Estratégia, inovação e capacitação fazem toda a diferença para um empreendedor e cinco empresários de Britânia puderam sentir isso ao participar do Espaço do Empreendedor, que o Sebrae Goiás e a prefeitura local fizeram durante os cinco dias de Carnaval de 2025. A iniciativa foi uma das capacitações que a instituição pretende desenvolver para qualificar ainda mais o empreendedorismo na cidade.
A analista do Sebrae Lara Bianna, responsável por acompanhar os projetos que serão desenvolvidos no município, afirma que a prefeita Disterro Santos tem sido receptiva às propostas apresentadas pela instituição. “A prefeita nos convidou para apoiar os empreendedores locais, afirmando que estava em suas propostas de governo essa iniciativa. E o Sebrae abraçou a ideia, visto ser nossa missão e por termos parceria para cuidar mais de perto dos pequenos empresários. Temos boas parcerias na cidade e isso faz com que queiramos intensificar nossas ações, especialmente de capacitações.
O secretário de Administração, Comércio e Agronegócio, Cleosmar Alves Madeira, afirma que essa ideia de capacitar os empreendedores locais é uma das várias parcerias com o Sebrae que o município pretende fazer. “O Sebrae já trouxe esse ano palestras e cursos para Britânia. O próximo passo é implantar a Sala do Empreendedor na cidade. Inclusive mandamos uma funcionária da prefeitura para fazer um treinamento em São Luís de Montes Belos. No Carnaval, fizemos o Espaço do Empreendedor que foi um sucesso. A prefeitura entrou com a infraestrutura do espaço e o Sebrae com a logística e capacitação. Nossa ideia é apoiar cada vez mais o empreendedorismo na nossa cidade para movimentarmos a economia local”, afirmou o secretário.

Os empreendedores que participaram do espaço no Carnaval aprovaram a ideia e acreditam que essas iniciativas são primordiais para o crescimento do seu negócio. Vitória Silva Beraldo é proprietária de uma confeitaria em Britânia e afirma que a experiência de passar por uma capacitação foi de grande valia. “Antes de termos esse espaço fizemos uma capacitação. Tive vontade de levar meu empreendimento para essas festas que movimentam a cidade e nunca tive coragem. Mas com a capacitação e tudo que aprendemos resolvi tentar e o resultado foi muito positivo. Além de fidelizar ainda mais meus clientes, tive a oportunidade de mostrar meu produto para os turistas que vieram para o Carnaval. Isso sem contar as pessoas que são de Britânia e puderam experimentar meus produtos”, disse.
Opinião compartilhada por Simone da Conceição Carvalho, que tem uma lanchonete em Britânia e pode mostrar a qualidade de seus produtos. “É uma experiência nova para mim participar de um evento vendendo meus produtos, mas o curso de capacitação nos deu um norte do que poderíamos fazer e está sendo bem positivo para mim”, destacou.
Outro ponto que os empreendedores falaram foi da infraestrutura de quem participou do Espaço do Empreendedor. Rozilda Rocha da Silva é conhecida na cidade por seus salgados, pamonhas e pizzas e ressalta que já expôs em outros eventos da cidade, mas que foi a primeira vez que teve esse suporte. “O apoio que o Sebrae e a prefeitura deram para a gente foi maravilhoso. No espaço estamos dando muito mais conforto para os clientes. Com mesas e cadeiras para sentar, internet e até a estrutura da barraca. Tudo fornecido por eles. E o retorno é imediato, pois minhas vendas estão excelentes”, afirmou.

Carla Naiana, proprietária de uma açaiteria, seguiu o conselho do curso de capacitação que fez analisando a clientela que teria para renovar o seu cardápio para os dias de Carnaval. “No meu empreendimento vendemos alguns produtos que estamos oferecendo aqui, mas optamos em dar mais opções à clientela daqui. Na barraca estamos com vários pratos como macarrão e caldos e as vendas estão superando nossas expectativas. Só tenho a agradecer ao Sebrae e à prefeitura. Não teria condições de ofertar um espaço como esse para o meu cliente”, comentou.
Agradecimento também feito por Leiliane Marques da Silva, proprietária de uma pastelaria em Britânia. “Fiquei muito satisfeita. Queria agradecer ao Sebrae e à prefeitura, que com a parceria trouxeram esse projeto e está ajudando os comerciantes locais. Também não posso deixar de destacar que o Espaço do Empreendedor trouxe mais conforto aos nossos clientes e isso tem feito a diferença”, ressaltou. Diferença que o turista Carlos Renato Vaz de Mello Timponi destacou. “O local aqui está diferenciado com mesas e cadeiras, além de uma comida com ótima qualidade”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn