O Sebrae Goiás promoveu, na quinta-feira (11), a primeira edição do Café Contábil. O evento reuniu contadores em um ambiente aberto para debater temas essenciais como imposto de renda e inteligência artificial. A iniciativa foi resultado da parceria entre a instituição e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO).
A solenidade de abertura contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que anunciou um importante convênio entre a instituição e a FBC, simbolizando o compromisso mútuo em fortalecer e apoiar o setor contábil. “O Sebrae tem a missão de promover parcerias com setores diversificados da sociedade. Com essa união celebrada hoje, vamos promover a capacitação, atualização e apoio aos profissionais da contabilidade, assim como aos empreendedores que dependem desses serviços”, pontuou.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, também participou da abertura, destacando a importância da iniciativa para a atualização, capacitação e networking dos profissionais da contabilidade. “A oportunidade de debater temas como imposto de renda e inteligência artificial em um ambiente colaborativo fortalece o setor e prepara os participantes para lidarem com as demandas atuais do mercado”, enfatizou.
Na mesma linha, a presidente do CRC-GO, Sucena Hummel, acredita que a parceria não beneficiará apenas Goiás, mas será um modelo para todo o Brasil. “Devemos ser agentes transformadores, indo além do simples cumprimento das obrigações acessórias. Nossa missão é levar conhecimento e capacitação para as empresas que atendemos, contribuindo, assim, para o crescimento e aprimoramento do setor contábil como um todo. Tenho certeza de que essa parceria será um caso de sucesso em todo país”, reforçou.
Durante toda a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com o supervisor do Programa de Imposto de Renda da Receita Federal, Jorge Martins, que esclareceu as principais dúvidas relacionadas à declaração de 2024. Em seguida, o evento abordou a relevância da inteligência artificial no contexto da potencialização das micro e pequenas empresas, promovendo insights aos profissionais, seja na atuação do dia a dia ou no relacionamento com os clientes.
A primeira edição do Café Contábil apresentou ainda os detalhes da parceria entre o Sebrae e a FBC, com uma atuação estratégica, oferecendo uma jornada dedicada aos contadores, visando impulsionar a transformação digital das empresas. A consultoria especializada nesse processo de digitalização na primeira jornada será oferecida de forma gratuita, demonstrando o compromisso do Sebrae em auxiliar os profissionais da contabilidade e as empresas na busca pela inovação e eficiência.
“A iniciativa representa um passo significativo rumo à modernização e ao fortalecimento do setor contábil, preparando-o para os desafios e oportunidades da era digital. As inscrições para a primeira jornada dedicada aos contadores podem ser realizadas no site do Sebrae”, explicou Gleice Kelly, analista da Unidade de Atendimento do Sebrae Goiás.
Quem participou do evento aprovou a parceria. Maria Luzia Rodrigues é contadora há 40 anos, e disse ser fundamental que os profissionais se atualizem com as mudanças na área, principalmente com o uso de novas tecnologias. “O aprendizado é constante, e a adaptação à inteligência artificial é um caminho sem volta. Estamos nos preparando aqui hoje para levar esse conhecimento tanto para nossos clientes como para nossos colaboradores, visando uma atuação conjunta e preventiva na gestão contábil”, assinalou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn