ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás e Senar Goiás mais uma vez são destaque na Tecnoshow, uma das maiores feiras do agronegócio do país

Evento começou nesta segunda (07) e segue até sexta-feira (11); estande compartilhado entre as duas instituições oferece informação e atividades para o pequeno empreendedor rural
Por Adrianne Vitoreli e Vivianne Oliveira
ASN GO Atualização
Compartilhe
O estande do Sebrae Goiás e do Senar Goiás mais uma vez tem espaços para palestras, apresentação e venda de produtos de pequenos empresários e exposição de tecnologias inovadoras (Fotos Edmar Wellington)

O Sebrae Goiás e o Senar Goiás marcam presença mais uma vez em um estande conjunto com muitas atividades voltadas ao pequeno empreendedor rural, dentro de uma das maiores feiras do agro do Brasil. A Tecnoshow Comigo chega à sua 22ª edição e consolida-se como um epicentro da inovação e dos negócios para o agronegócio brasileiro. A abertura oficial aconteceu na manhã desta segunda-feira, 7, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, no Sudoeste goiano, e contou com a participação de diversas autoridades, lideranças do setor e do estado, que destacaram a relevância da Tecnoshow Comigo para o desenvolvimento da agricultura goiana e nacional.

A importância da Tecnoshow Comigo para os pequenos negócios e a agricultura familiar e o trabalho desenvolvido pelo Sebrae em todo o estado foi destacada pelo superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. “A Tecnoshow é uma das principais feiras de tecnologia agropecuária do Brasil, atendendo produtores de todo o porte. Ela oferece um leque de oportunidades aos pequenos negócios e a agricultura familiar, desde tecnologias adaptadas às suas realidades até soluções para agregar valor à produção e acessar novos mercados. O Sebrae está presente na feira com diversas ações de apoio, como palestras, discussões e orientações para esses empreendedores”, afirmou.

O presidente do CDE do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, destacou o impacto da feira no agronegócio

O presidente do Sistema Faeg/Senar, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), José Mário Schreiner, que foi um dos oradores da abertura oficial do evento, também ressaltou a abrangência da feira e seu impacto em diferentes níveis da produção. “A Tecnoshow irradia a tecnologia que pode, cada dia mais, nos levar a avançarmos, crescermos e nos desenvolvermos. E o que nós precisamos nesse momento? Eu acredito que todos nós, homens públicos, não públicos, privados, produtores, nós precisamos de espírito público de desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. Acima de tudo precisamos é esse espírito público para que cada vez mais pessoas possam fazer seus negócios crescerem, trazendo mais desenvolvimento para o estado e para o Brasil”, enfatizou.

André Luiz Baptista Lins Rocha, vice-presidente do CDE do Sebrae Goiás e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), lembrou da importância da Tecnoshow como um palco para a melhoria da eficiência do setor rural. “Nesse mundo cada vez mais competitivo, temos que buscar sempre a eficiência. E a eficiência em todos os sentidos, em todos os campos. Aumentar a nossa produtividade também, para poder concorrer. A concorrência é cada vez mais acirrada, ela é globalizada. E para isso cada uma das nossas instituições tem que fazer o seu papel. De qualificação, como fazemos nós, através do Senai, Senar, Senac, Sescoop, e também de poder qualificar o micro e o pequeno empreendedor, que é o que o Sebrae faz, não só com sua grande credibilidade, mas com bastante competência. Esse pequeno empreendedor, seja ele um produtor rural, seja ele do comércio, seja ele da indústria, ele precisa estar cada vez mais qualificado para ser um fornecedor cada vez melhor para quem compra o seu produto”, afirmou.

O presidente do Conselho Administrativo da Comigo, Antônio Chavaglia, expressou seu entusiasmo com o início de mais uma edição do evento. “É com grande satisfação que damos a largada para a Tecnoshow Comigo 2025. Este evento é o resultado do trabalho incansável de toda a equipe da entidade e de nossos parceiros, com o objetivo de trazer o que há de mais moderno e eficiente para o campo. Acreditamos que a tecnologia é a chave para um agronegócio cada vez mais produtivo, sustentável e competitivo, e é isso que buscamos oferecer aos nossos produtores”, destacou. Chavaglia ressaltou que a Comigo completa 50 anos neste ano e que a data é muito representativa.

O presidente do Conselho Administrativo da Comigo, Antônio Chavaglia, e o governador Ronaldo Caiado: homenagem ao pioneirismo da Comigo

O presidente da Organização das Cooperativas de Goiás (OCB-GO), Luís Alberto Pereira, aproveitou para reforçar a importância das cooperativas para o mundo. Segundo ele, a economia, a geração de empregos e renda para associados transforma uma cidade, uma região com as ações de uma cooperativa. “E digo que a Tecnoshow número 22 é realmente especial. Não só pelos 50 anos da Comigo, como também por ser o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU, pelo segundo ano, o primeiro em 2012 e agora em 2025”, explicou.

Segundo o presidente da OCB-GO, cooperativas como a Comigo, as outras 4,8 mil cooperativas do Brasil, e as quase 3 milhões de cooperativas do mundo fazem jus a esse título. “Porque como todos sabem, o cooperativismo promove o desenvolvimento humano, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. Onde tem uma cooperativa não tem pobreza. E onde não tem pobreza, tem paz”, disse.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Olavio Teles Fonseca, a feira é muito importante para os grandes produtores, mas também tem grande relevância para os pequenos empreendedores rurais. “O pequeno precisa de ajuda. E essa ajuda ele encontra aqui no Sindicato Rural, na Faeg, no Senar e no Sebrae, que são grandes parceiros do pequeno produtor e do grande também”, avaliou.

Olavio Teles Fonseca, presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, acredita que a feira é muito importante também para os pequenos empreendedores

Em seu pronunciamento na cerimônia de abertura da feira, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, falou que o agronegócio possui um papel estratégico para a economia goiana, explicando que o estado tem sido parceiro constante desta feira e reforçando o compromisso com o desenvolvimento do setor. “É com orgulho que iniciamos mais uma edição da Tecnoshow, esse grande palco da força do agronegócio brasileiro. Hoje, quero prestar uma homenagem especial a um homem que ajudou a mudar o rumo da história do nosso estado: o senhor Antônio Chavaglia. Desde 1986, a Comigo virou sinônimo de desenvolvimento, tecnologia, produtividade e, acima de tudo, parceria. Goiás cresceu com a Comigo, que cresceu porque teve homens e mulheres que não tiveram medo de começar. Que o exemplo desses pioneiros continue nos inspirando. Porque quem tem coragem de cooperar constrói um futuro muito mais forte. Parabéns à Comigo e à Tecnoshow. Parabéns a todos que fazem essa história acontecer”, afirmou.

A cerimônia de abertura da 22ª Tecnoshow Comigo reuniu empresários, instituições e autoridades em Rio Verde

Ainda participaram da solenidade de abertura o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende e outros secretários de estado; o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo; o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Verde, Idelson Mendes; o desembargador do Tribunal de Justiça do estado de Goiás, Leandro Crispim, entre outros representantes do setor agropecuário, autoridades, políticos e lideranças sindicais e empresariais. Além da diretoria da Comigo, com o presidente-executivo Dourivan Cruvinel e diversos conselheiros e diretores.

Programação intensiva

Adriano Gonçalves, gerente da Regional Sudoeste do Sebrae Goiás: potencial de crescimento dos pequenos negócios

Compartilhando a visão de inovação tecnológica para produtores de todos os portes, o gerente da Regional Sudoeste do Sebrae Goiás, Adriano Gonçalves, enfatizou o potencial de crescimento e inovação para os pequenos produtores. “Vemos na agricultura familiar e nos pequenos negócios rurais um enorme potencial de crescimento e inovação. A Tecnoshow é um espaço onde eles podem se inspirar, conhecer novas práticas e tecnologias, e fortalecer as redes de contato. O Sebrae tem um papel fundamental em apoiá-los nessa jornada, oferecendo ferramentas e conhecimento para que possam prosperar”, analisa.

Parceiro do Sebrae no estande compartilhado na feira, o Senar também procura dar foco no avanço do conhecimento e da inovação no setor. “Visitar o estande do Senar e do Sebrae durante a Tecnoshow Comigo é uma grande oportunidade para produtores, técnicos e estudantes ampliarem seus conhecimentos e descobrirem novas tecnologias aplicadas ao campo. Tudo de forma gratuita e acessível”, destaca Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás.

Dirceu Borges, do Senar, com Vitor Hugo, gestor do Agro do Sebrae, e Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae: parceria de sucesso

O estande das duas instituições conta com uma arena de apresentações, sala de reuniões, espaços para exposição de tecnologias e estandes onde empreendedores apresentam e vendem seus produtos. A programação durante toda a semana será intensa, com palestras, oficinas e reuniões técnicas.

Na parte da tarde, o governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, o presidente do CDE do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e outras autoridades e representantes de entidades fizeram uma visita ao estande das duas instituições. Eles conversaram com empreendedores e conferiram seus produtos expostos no local, conheceram tecnologias agrárias acessíveis que estão sendo colocadas à disposição do público para experimentação e interagiram com a Lis, a inteligência artificial do Sebrae.

“Estamos ampliando uma iniciativa importante que valoriza os produtores e artesãos do nosso estado — aqueles que produzem alimentos artesanais, derivados de origem animal e itens da agricultura familiar. Já tínhamos ações voltadas à juventude rural, mas agora pedimos à diretoria do Senar que expandisse o programa Feira Senar para outras regiões do interior. O objetivo é oferecer um espaço digno, seguro e bem estruturado para que esses produtores possam comercializar seus produtos com tranquilidade. Essa ação é resultado de uma parceria sólida entre o Senar, a Secretaria de Agricultura, a Emater, o governo de Goiás e o Sebrae, e representa mais um passo no fortalecimento do empreendedorismo rural. É uma satisfação contar com a presença de todos neste momento tão especial para o nosso setor”, disse José Mário Schreiner.

O governador Ronaldo Caiado e o presidente do CDE do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, visitaram o estande do Sebrae e Senai

O governador Caiado também ressaltou todas essas parcerias. “Essa é uma ação conjunta e integrada entre diversas pastas do governo de Goiás, como a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Esporte e Lazer, além da Emater, do Sebrae e dos programas sociais do Estado — em parceria com a Faeg e o Senar. Esse esforço coletivo tem proporcionado resultados concretos. Hoje, Goiás lidera o ranking nacional na retirada de pessoas da pobreza e da extrema pobreza, e iniciativas como essa têm papel fundamental nesse avanço. Ao oferecer estrutura, capacitação e apoio, conseguimos transformar a realidade de muitas famílias. Vemos pessoas que antes dependiam exclusivamente de programas assistenciais agora empreendendo: produzindo bijuterias, cachaças artesanais, queijos e tantos outros produtos de valor. Com isso, elas conquistam autonomia e dignidade, deixando para trás a dependência de cestas básicas ou benefícios temporários”, disse.

“Com a ampliação do programa Feira Senar, autorizada pelo presidente José Mário, produtores rurais de todo o estado terão à disposição espaços apropriados para comercializar seus produtos com conforto e qualidade. É um modelo que une inclusão social, valorização da produção local e desenvolvimento econômico. Um verdadeiro exemplo do que chamamos de política pública com alma”, finalizou o governador.

Equipe do Sebrae reunida no estande com o diretor superintendente Antônio Carlos

Em sua edição de 2025, que seguirá até 11 de abril, a feira promete superar as expectativas, reunindo milhares de produtores, empresas, pesquisadores e autoridades em um ambiente propício à troca de experiências, à apresentação de novas tecnologias e à geração de oportunidades para todos os portes de negócio. Com uma programação diversificada que inclui palestras, workshops, demonstrações de máquinas e equipamentos, rodadas de negócios e a presença de centenas de expositores, a Tecnoshow Comigo 2025 promete ser um marco para o agronegócio goiano e brasileiro, impulsionando a inovação, a produtividade e o desenvolvimento sustentável em todas as escalas de produção. A feira de 2025, 100% comercializada e com 695 expositores, conta com ampliação dos espaços de convivência, melhorias na segurança e expansão da área gramada.

“Essas melhorias visam aprimorar a infraestrutura, garantindo mais conforto, segurança e funcionalidade para os visitantes, que devem somar 150 mil pessoas este ano, um aumento de 10% em relação à edição anterior, além de impulsionar a comercialização na feira, que deve crescer 5%, atingindo aproximadamente R$ 10 bilhões”, explicou Claudio Teoro, diretor de Insumos da Comigo e coordenador geral da Tecnoshow.

SERVIÇO

Estande do Sebrae Goiás e Senar Goiás na Tecnoshow 2025

Local: Centro Tecnológico Comigo – Rodovia GO 174, km 252,5, s/nº, Zona Rural, Rio Verde

Horário: 08h às 18h

Entrada Gratuita

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Agência Entremeios Comunicação / Vivianne Oliveira (62) 98174-9881

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Agronegócio
  • estande
  • Regional Sudoeste
  • Rio Verde
  • Tecnoshow