ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás lança Movimenta + Negócios como ecossistema de auto apoio a empresários

Iniciativa é voltada a clientes dos projetos da Moda, Delas e empresários em geral
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Projeto traz oportunidades a empresários que buscam ampliar presença no mercado (Fotos Silvio Simões)

Com o objetivo de criar um grupo de networking, um verdadeiro ecossistema, no qual clientes, empresários, gestores de projetos do Sebrae estejam interligados numa rede de relacionamento e auto apoio, o Sebrae Goiás lançou nesta terça-feira (21), a primeira edição do Movimenta + Negócios com TikTok Shop. A iniciativa é voltada aos clientes dos projetos da Moda, Delas e empresários em geral, em busca de ampliação de presença no mercado com aumento de vendas.

Na abertura do evento, prestigiado pelo diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Júnior, o diretor Técnico, Marcelo Lessa, destacou a linha traçada pela instituição voltada a fortalecer cada vez mais o meio digital, uso das tecnologias, inteligência artificial e ferramentas digitais de maneira geral, com o TikTok entre elas.

O diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa

“Às vezes a gente observa essas ferramentas à distância, achando que elas têm uma função própria apenas para determinados tipos de exposições, mas não. Quando a gente olha na ótica do negócio de gerar lucro, dinheiro e faturamento para empresa, o Tik Tok acaba sendo uma grande ferramenta”, salientou.

Marcelo pontuou que muito se tem falado sobre acompanhar o hábito de consumo de várias gerações, seja Z ou X. “Quando a gente olha para o empresário de uma maneira geral, pensamos em como fazer para usar essas ferramentas e suas potencialidades a favor dos pequenos negócios, para ganhar mais dinheiro e ampliar os clientes”, disse.

Na opinião do diretor, ficar fora do que é oferecido pela ferramenta representa o mesmo que quem está no ramo de alimentos ficar de fora de um iFood ou do 99Food. “Ou seja, perder clientes”, assinalou. Para Marcelo, redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook representam oportunidade de negócio. “Tenho certeza que a gente amplia cada vez mais o nosso horizontes e a nossa clientelas”, destacou.

Ao centro, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que acompanhou o evento

Ele ainda alertou para o fato de que, durante a pandemia, apenas 34% dos pequenos negócios estavam no meio digital, número que cresceu para 74% após o período pandêmico, por ser um meio de sobrevivência. “A maior parte daqueles que não aderiram ao digital fecharam”, assinalou, ao salientar a importância da série de ferramentas, como a inteligência artificial, para as quais os empresários precisam estar atentos e não ficarem para trás.

A analista do Sebrae Goiás e gestora do programa Movimenta + Negócios, Karoline Otaviano, explicou que a metodologia de networking aplicada para o grupo busca promover o apoio mútuo entre os participantes. “Os empresários vão fazer negócios entre si e entre seus clientes. É uma onda que vai se expandir”, afirmou.

Segundo Karoline, o foco é conectar empresários e ampliar vendas, com fortalecimento do ecossistema do empreendedorismo. A proposta inclui a presença de gestores de projetos do Sebrae nos encontros, que trarão outras iniciativas da instituição voltadas à geração de conexões e resultados.

Karoline Otaviano, analista do Sebrae Goiás, é a gestora do projeto

O programa será um ambiente dinâmico de negócios, com rodadas comerciais, pitches de vendas e oportunidades constantes de interação entre quem vende e quem compra. “É um ecossistema formado por pessoas, ferramentas e conhecimento, que se estabelece de forma orgânica”, definiu.

O TikTok Shop foi o parceiro que abriu o movimento, apresentando estratégias e dicas para produção de conteúdo e vendas digitais. A próxima edição do projeto abordará inteligência artificial, entre outros temas relevantes à inovação e ao marketing digital.

Karoline destacou ainda que o Sebrae atua como facilitador, conectando empresários em um movimento contínuo de integração, aprendizado e crescimento conjunto. “A iniciativa será mensal e deve se expandir para as regionais do Sebrae em Goiás, levando o modelo de networking a empresas de diferentes localidades”, pontuou.

“Enquanto outros grupos de networking cobram mensalidades, aqui o empresário participa sem custo. O Sebrae é a casa do empreendedor e o objetivo é fomentar negócios com acesso gratuito a conhecimento e conexões de qualidade”, concluiu a gestora.

A gerente de Moda do TikTok, Bruna Koff, que participou do evento

Tendências

Bruna Koff, gerente de moda Tiktok Shop, compartilhou com os participantes ferramentas para acelerar vendas ao abordar tendências de consumo com foco na mudança que promove a interação entre quem vende e o comprador, com a transformação na jornada de compras. Para os que não puderam participar do evento, ela convidou os empresários a abrirem suas lojas dentro da plataforma do TikTok Shop.

“É uma oportunidade para aproveitar essa conexão de milhares de usuários que estão hoje fazendo mais de duas horas por dia conectado com a nossa rede. A gente tem soluções diversas e estamos fazendo um crescimento muito forte nesse outro mês e ganhando muito participação no mercado, então não fique fora dessa. O social commerce já é uma realidade no Brasil e vocês precisam fazer parte desse movimento”, salientou.

A consultora do Sebrae Guida Tolfo, logo ao início do evento, estimulou os participantes dos mais variados segmentos a se aproximarem e aproveitarem o momento para networking. Ela também salientou que grupos independentes têm se fortalecido pelas cidades e o Sebrae possui base rica, precisa dessa conexão para fortalecimento dos empreendedores atendidos. Ao avaliar a proposta afirmou que “está nascendo um grande projeto”.

Guida Tolfo, consultora do Sebrae

Ela ainda comentou que muitas vezes o empresário se sente sozinho, apesar de participar de um curso ou outro esporadicamente. “Esse programa tem como proposta que ele esteja mais próximo ao Sebrae, conectado com as nossas soluções e com outros empresários que têm dores parecidas com as deles, e assim, gerar negócios entre eles, parcerias estratégicas, alianças de longo prazo. E, dessa forma, fortalecer as empresas em conjunto”, informou Guida.

Ainda segundo a consultora, o trabalho em conjunto é uma oportunidade para que as empresas cresçam mais rapidamente. “Uma empresa que está num grupo de networking aumenta o seu faturamento de cerca de 35%, com base em uma pesquisa que a gente fez”, disse.

Guida detalhou ainda que a proposta visa oferecer não apenas a oportunidade de os empreendedores participarem de reuniões, mas de poderem falar dos seus negócios de fato. “Vão ter mais protagonismo, vão ter voz, vão ter uma possibilidade de acompanhar outros empresários. A gente vai ter missões todo mês de conexão entre eles, e se possível até visita aos seus negócios. E assim, o grupo vai se fortalecer”, informou.

A empresária Andreia Balestra, que é ceramista

Novas perspectivas

A ceramista Andrea Balestra compartilhou que, apesar de estar começando a divulgar o trabalho e participar de rodadas de negociação, acredita nos resultados. “Estou me profissionalizando e essas palestras ajudam muito, porque abrem novas possibilidades e canais de comercialização”, justificou.

Ela comentou que sempre faz a comercialização dos seus produtos somente pelo Instagram, mas que agora decidiu mudar. “Eu nunca tinha aberto a possibilidade para o TikTok, não fazia parte do meu universo. Através dessa mentoria, hoje eu tenho certeza de mais um canal de comercialização e de divulgação do meu produto. Agradeço muito ao Sebrae por essa oportunidade”, afirmou.

Para a empresária Kamilla Ribeiro, o Sebrae ter aberto as portas para uma oportunidade como essa foi enriquecedor. “Não foi somente uma palestra qualquer, foram compartilhados conteúdos que agregam no nosso dia a dia, contribuem com a nossa mentalidade e mostram técnicas que realmente a gente já sai daqui com vontade de aplicar”, disse.

Mais informações: 0800-570-0800

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Movimenta + Negócios
  • Programa Sebrae Delas
  • Sebrae Moda