ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás marca presença na 20ª edição da Agro Centro-Oeste na UFG

Evento acontece até sábado (20/05) e conta com o apoio do Sebrae Goiás e do Sistema OCB-GO
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Foi lançada oficialmente a feira de exposição Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023). O evento de agricultura foi realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia, em Goiânia, na noite da última quarta-feira (17/05). A 20ª edição acontece até sábado (20/05).

Participaram da abertura o governo de Goiás, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), parceiros como as secretarias da Retomada, Desenvolvimento Social e Economia, as agências Emater e Agrodefesa, a GoiásFomento e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). O Sebrae Goiás e o Sistema OCB-GO também marcaram presença e apoiam a iniciativa.

A feira se estabeleceu como um ambiente onde os agricultores familiares exibem suas produções para a sociedade e debatem iniciativas públicas para o desenvolvimento rural, tornando-se um elo crítico em sua construção. Desde sua preparação, a feira tem envolvido cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar em sua organização.

Sabrina Jesus Almeida, da Cooperativa Mista dos Agricultores e das Agricultoras Familiares de Mineiros (Coopermin)

Das 114 iniciativas presentes na Acof, 70% são de mulheres, de acordo com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. Sabrina Jesus Almeida, da Cooperativa Mista dos Agricultores e das Agricultoras Familiares de Mineiros (Coopermin) é uma delas e tem o apoio do Sebrae há anos. “Tivemos muitos projetos pautados pelo Sebrae como uma granja e uma horta que já fizeram muito sucesso. Graças a esses projetos analisados e acompanhados pelo Sebrae meus pais pagaram a minha faculdade e dos meus irmãos”, destaca.

“Essa feira empodera o agricultor porque, além de nos trazer renda, nos mostra o quão é importante a força da agricultura familiar”, frisa Sabrina. “Conseguimos criar uma rede de agricultores e o fortalecimento de toda a cadeia de agricultura familiar. É importante que os agricultores familiares participem não só com as vendas, mas que façam também no networking e aprendam mais com as palestras”, completa.

Atualmente, Sabrina e a família trabalham com turismo de experiência de base comunitária. A agricultora familiar explica que foi desenvolvido um roteiro de experiência cultural e gastronômico, com apoio do Sebrae. “Tivemos orientação da Instituição para criação desse roteiro, que é um dos maiores atrativos da região do Pinga Fogo”, diz.

Gastronomia e cultura

Nesse roteiro, os turistas vão in loco ver a produção dos agricultores para que viverem, na prática, o dia a dia desse trabalho e escutam a história deles. De acordo com a cooperada, o turista acompanha a colheita do Baru, o corte e o processamento do Baru (semente de grande valor agregado, principalmente na gastronomia).

Eles também visitam uma fazenda leiteira, experimentam tiram o leite da vaca, tomam o leite no curral. Outro exemplo desse roteiro é acontece na indústria de panificação rural. Os participantes conhecem a produção de alimentos que abastecem as escolas da região.

Agricultura familiar

Analista de Agronegócio do Sebrae Goiás, Vitor Hugo Duarte, participa do lançamento da feira

O analista de Agronegócio do Sebrae Goiás, Vitor Hugo Duarte disse que o agricultor familiar é um público-alvo da instituição. “Nós temos trabalhado vários programas, ações e consultorias exclusivamente para esse público”, conta. Um dos exemplos é o Programa Sebrae em Campo, em que os consultores credenciados vão de porteira a porteira e visitam os pequenos produtores rurais.

A partir daí, é feito um diagnóstico dessa propriedade, conhecendo as dores e as potencialidades desse negócio e, em seguida, criado um plano de negócios. “Nós apresentamos todo portfólio de produtos que o Sebrae tem para que esse produtor para que ele possa desenvolver essa propriedade, fomentar a produção e a renda familiar.”

Entre os estandes, estão artesãos que têm o apoio do Sebrae Goiás. Para Vitor Hugo, a feira é muito importante para ampliar o relacionamento com os agricultores familiares, mostrar os produtos e serviços que podemos oferecer e, consequentemente dando visibilidade ao trabalho produzidos.

Participaram da abertura representantes do Governo de Goiás; UEG e GoiásFomento. O Sebrae Goiás e o Sistema OCB-GO também marcaram presença e apoiam a iniciativa

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Acof 2023
  • agricultura