
O Sebrae Goiás está presente na 3ª AgroSudeste, realizada no município de Silvânia, em integração com a 38ª Exposição Agropecuária, que segue até o próximo domingo (31). O evento, que reúne grandes marcas do agronegócio, também abre espaço para micro e pequenos empreendedores, como produtores de mel, cachaça, embutidos, artesanato e produtos fitoterápicos. Ao todo, são 28 expositores em um espaço subsidiado pelo Sebrae, um dos destaques da feira.
A abertura oficial foi realizada na noite de terça-feira (26), com a presença do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e é vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Também estiveram presentes os deputados estaduais Amilton Filho (MDB), Lucas Calil (MDB) e Issy Quinan (MDB), entre outras autoridades, recebidas pelo prefeito de Silvânia, Carlos Mayer (UB), anfitrião do evento.

Em seu discurso, José Mário Schreiner destacou o crescimento da AgroSudeste já em sua terceira edição, graças à organização e ao empenho da Prefeitura de Silvânia e do Sindicato Rural local. Ele mencionou os shows realizados durante o evento e frisou que a parte festiva só tem sentido quando celebra os resultados dos negócios. “É por isso que somos parceiros: para que o Estado continue promovendo grandes eventos, contemplando todos os setores e fomentando o desenvolvimento dos municípios”, afirmou o presidente do Sebrae Goiás.
Além dos expositores, a 3ª AgroSudeste oferece palestras, atividades voltadas à inovação tecnológica, rodeios, apresentações artísticas com nomes de destaque da música nacional, além de ações voltadas ao cooperativismo e aos negócios sustentáveis.
O vice-governador Daniel Vilela percorreu os estandes do Pavilhão Sebrae e conversou com micro e pequenos produtores da região. Presente desde a primeira edição da feira, ele afirmou que a AgroSudeste representa a pujança da região. Silvânia, com pouco mais de 22 mil habitantes, é atualmente a sétima maior economia do agronegócio goiano.

Vilela também falou sobre investimentos em infraestrutura para facilitar o escoamento da produção local. Confirmou a duplicação de rodovias, a pavimentação de trechos ainda não asfaltados e a articulação para incluir, no próximo edital de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, a requalificação da linha férrea que atende à região.
Para o prefeito Carlos Mayer, a união de entidades e forças políticas torna a AgroSudeste um evento de relevância, agora oficialmente integrado ao calendário do agronegócio. Isso beneficia empreendedores de todos os portes.
Segundo o gestor, a presença do Sebrae, Faeg/Senar, OCB e outras entidades reforça a representatividade institucional do evento. “Essa integração amplia o alcance para expositores e visitantes, potencializando a troca de conhecimentos, negócios e articulação com os setores público e privado”, destacou Mayer.

Pavilhão Sebrae
A diversidade de empreendimentos presentes no Pavilhão Sebrae, com seus 28 estandes, demonstra o potencial dos micro e pequenos empresários de Silvânia. Os visitantes da 3ª AgroSudeste encontram desde esculturas em madeira e roupas até diversos produtos alimentícios produzidos localmente, com técnicas sustentáveis e saudáveis.
O gerente da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, Sérgio Monturil, afirmou que os expositores representam o ecossistema empreendedor local. Segundo ele, participar de uma feira de grande porte proporciona visibilidade e experiência, gerando mais vendas e novas oportunidades.
O analista Fausto Valentino da Silva, da microrregional que inclui Silvânia, destacou que a presença do Sebrae também tem foco na disseminação de conhecimento. Na próxima sexta-feira (29), será realizada a palestra “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”.

Visão dos microempreendedores
Jair Sebastião e Wander Correia, proprietários da marca Fazenda Alegria, participam do Pavilhão Sebrae na 3ª AgroSudeste. Eles produzem e comercializam suplementos em cápsulas com ingredientes como açafrão, cúrcuma, gengibre, inhame, urucum e pimenta-do-reino. Segundo Jair, o subsídio do Sebrae foi essencial para que pudessem participar da feira. “Se não fosse esse apoio, não conseguiríamos estar aqui hoje”, afirmou.
Wander reforça que a exposição tem papel fundamental na divulgação da empresa e proporciona trocas de experiências com outros empreendedores, além do acesso ao conhecimento oferecido nas palestras.
Os sócios pretendem continuar participando de feiras, reconhecendo a importância da divulgação para a consolidação dos negócios. Jair destacou que o próximo passo é buscar o Sebrae para aprimorar principalmente a presença digital da marca, com foco nas redes sociais da Fazenda Alegria.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
