ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás orienta produtores rurais sobre impactos da Nova Lei Tributária em Minaçu

O encontro batizado de “Dia Deles” contou com palestra que tratou dos desafios e oportunidades para o agronegócio
Por Pedro Gomes, de Minaçu
ASN GO
Compartilhe
O “Dia Deles”, aconteceu no Sindicato Rural de Minaçu e reuniu produtores em busca de informações sobre a reforma tributária, tema que tem gerado dúvidas e insegurança no campo (Fotos: Pedro Gomes)

O Sebrae Goiás promoveu, na noite de segunda-feira, 9, em Minaçu, no Norte de Goiás, uma palestra voltada a produtores rurais com o objetivo de esclarecer as principais mudanças da Nova Lei Tributária Brasileira e seus impactos diretos no mercado do agronegócio. O encontro batizado de “Dia Deles”, aconteceu no Sindicato Rural de Minaçu e reuniu produtores em busca de informações sobre a reforma tributária, tema que tem gerado dúvidas e insegurança no campo.

O encontro foi realizado pela Sala do Empreendedor, em parceria com o Sindicato Rural, a Prefeitura de Minaçu, a Câmara Municipal e o Senar-GO. Durante mais de uma hora, o engenheiro agrônomo Leonardo Machado explicou como a reforma altera a forma de tributação das atividades rurais e destacou que toda operação de compra e venda dentro da propriedade rural será impactada pelo novo modelo. Segundo ele, a reforma não se limita a mudanças na lei, mas transforma a maneira como o produtor passa a gerir o próprio negócio.

O engenheiro agrônomo Leonardo Machado reforçou que o período até 2033 deve ser encarado como uma oportunidade de preparação e quem se capacitar agora estará mais organizado, eficiente e competitivo

Leonardo Machado reforçou que, independentemente da atividade exercida, o produtor rural deve buscar o quanto antes o apoio de um profissional de contabilidade, que deixa de atuar apenas como prestador de serviços e passa a exercer o papel de consultor contábil estratégico. “A reforma tributária muda completamente a lógica do sistema e exige planejamento”, alertou.

Com a nova legislação, tributos como ICMS, PIS e Cofins serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Para a adaptação, foi estabelecido um período de transição entre 2026 e 2033, quando ocorrerá o fim definitivo do modelo atual, incluindo a cobrança do ICMS.

O ‘Dia Deles’ foi realizado na sede do Sindicato Rural de Minaçu

O agrônomo também esclareceu que a reforma decorre de uma alteração constitucional ocorrida em 2025, com a lei publicada no Diário Oficial da União, em janeiro deste ano. Apesar de aprovada, a legislação ainda passa por fase de transição, na qual novas regulamentações devem ser publicadas, exigindo atenção constante dos produtores.

Como ferramenta prática de apoio, Leonardo apresentou aos participantes uma calculadora da Reforma Tributária, desenvolvida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que permite simular cenários e organizar uma planilha tributária mais eficiente. Segundo ele, o planejamento antecipado será essencial para reduzir riscos e aumentar a competitividade no agronegócio. Ao final da palestra, o especialista reforçou que o período até 2033 deve ser encarado como uma oportunidade de preparação. “Quem se capacitar agora estará mais organizado, eficiente e competitivo no novo sistema tributário nacional”, concluiu.

Antônio Aguiar, pecuarista em Minaçu, participou do evento para se inteirar sobre a Reforma Tributária e entender as mudanças

O pecuarista Antônio Aguiar tem uma propriedade rural no município de Minaçu, a cerca de 40 km da cidade. Ele disse que ainda não tomou pé da situação e não perdeu tempo. Chegou bem cedo para não perder nenhuma informação sobre a nova Reforma Tributária. “A gente precisa participar sim deste debate. Tem que tirar todas essas dúvidas, porque nós, produtores rurais, estamos um pouco alheios a essas mudanças que estão acontecendo no Brasil, no âmbito do Congresso Nacional, em relação a essas leis e as diretrizes. As informações chegam às vezes distorcidas, e o produtor precisa entender e tirar suas dúvidas” disse, temendo cometer erros futuros.

O empreendedor Ismael Pinto de Queiroz Neto opera na pecuária de corte há cerca de 20 anos e não estava bem-informado com relação às novas mudanças do setor. “Trazer essa discussão para a mesa é realmente o que estávamos precisando e foi muito bom que o Sebrae tomou essa iniciativa para orientar os produtores aqui de Minaçu. Isso é muito importante não só para o nosso município, mas para toda a região. A gente trabalha para ter resultados, vivemos de números e quando é para mexer no bolso a gente tem que se inteirar da situação para não ter prejuízos mais tarde” comentou.

Bruno Queiroz, presidente do Sindicato Rural de Minaçu disse que a parceria entre o Sebrae e o Sindicato Rural permitiu esclarecer dúvidas e combater boatos sobre as mudanças tributárias, ajudando o produtor a evitar problemas futuros

O presidente do Sindicato Rural de Minaçu, Bruno Queiroz (Bruno Pão de Queijo), destacou que a reforma tributária impacta diretamente o produtor rural por envolver impostos e questões que afetam o bolso, o que torna fundamental levar informação de qualidade ao campo. Segundo ele, a parceria entre o Sebrae e o Sindicato Rural permitiu esclarecer dúvidas e combater boatos sobre as mudanças tributárias e ambientais, ajudando o produtor a evitar problemas futuros. Bruno reforçou que o produtor rural não é vilão, mas um trabalhador que enfrenta desafios e, muitas vezes, erra por falta de informação. Por fim, garantiu que o Sindicato Rural seguirá atuando na defesa e orientação dos produtores, fortalecendo o setor.

Thaline Borba, analista técnica da Regional Norte do Sebrae Goiás o encontro teve como objetivo inteirar e preparar os produtores rurais em relação a este momento de mudanças

A analista técnica da Regional Norte do Sebrae Goiás, Thaline Borba, destacou que a palestra realizada em Minaçu teve como principal objetivo inteirar e preparar os produtores rurais em relação a este momento de mudanças, e principalmente de falta de informação, situação que deve impactar diretamente o setor do agronegócio.

Segundo ela, a iniciativa surgiu a partir de um diálogo entre o Sebrae, o Sindicato Rural e a Sala do Empreendedor, após a identificação da necessidade de antecipar orientações aos produtores já no início do ano. A ação foi idealizada pela agente de desenvolvimento do município, com apoio das instituições parceiras. Para Thaline, levar conhecimento de forma clara é essencial para reduzir dúvidas e dar mais segurança ao produtor rural, reforçando o compromisso do Sebrae em apoiar o desenvolvimento e a organização do setor.

Cidinha Siqueira, agente de desenvolvimento que atua na Sala do Empreendedor, disse que foi pensando no empreendedorismo rural que foi idealizado o ‘Dia Deles’

A agente de desenvolvimento Cidinha Siqueira, que atua na Sala do Empreendedor, foi a articuladora do evento. “Foi pensando no empreendedorismo rural, especialmente no produtor rural, que nós idealizamos esse ‘Dia Deles’, que é um dia para reconhecer esse nosso público e tivemos representantes da Secretaria de Assistência Social, prefeitura, Câmara Municipal, Sindicato Rural e outras instituições, unidos para promover o desenvolvimento econômico do nosso município”, disse Cida.

Ian Geórgia, vice-prefeito e secretário municipal de Administração de Minaçu ressaltou que o Sebrae é um parceiro estratégico com atuação constante por meio da Sala do Empreendedor, com capacitações e apoio ao setor rural

O vice-prefeito e secretário municipal de Administração de Minaçu, Ian Geórgia, destacou que o município é parceiro do evento por reconhecer a importância de orientar os produtores rurais sobre o novo Código Tributário e as mudanças nas regras ambientais, evitando erros e possíveis multas. Ele disse que Minaçu é um dos poucos municípios da região que realiza licenciamento ambiental, o que torna a informação ainda mais necessária. O gestor também ressaltou que o Sebrae é um parceiro estratégico, com atuação constante por meio da Sala do Empreendedor, com capacitações e apoio ao setor rural, fundamentais para o desenvolvimento econômico do município.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook,

  • Minaçu
  • Reforma Tributária
  • Sebrae Goiás