ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás participa da maior feira de turismo da América Latina

Caravana de empresários goianos está na WTM Latin America, em São Paulo, vivenciando novas experiências e fazendo contatos
Por Redação, de Goiânia*
ASN GO Atualização
Compartilhe
Turismo de experiência é uma nova tendência que está sendo difundida na WTM Latin America (Foto WTM / Divulgação)

Gastronomia, música e artesanato. Essas são algumas experiências que estão sendo vivenciadas no estande do Sebrae durante a edição de 2023 da WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina e que ocorre entre os dias 3 e 5 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. O Sebrae Goiás está participando do evento com uma caravana de empresários.

“Hoje o turismo brasileiro tem o desafio de se renovar e de retomar a atividade turística de forma mais forte e estruturada. O turismo de experiência é uma forte tendência no mundo e o meio de diferenciar os pequenos negócios na oferta dos destinos turísticos, por isso a atuação do Sebrae no turismo tem como um dos seus eixos essa temática e vamos mostrar um pouquinho desse resultado na WTM”, afirma a analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Germana Magalhães.

Um estudo realizado pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2021 mostrou que o turismo de experiência virou uma tendência forte entre os turistas após a pandemia de Covid-19 e o colocou como um novo horizonte para o setor. “Esse novo perfil do consumidor está em busca de experiências diferentes, e o Sebrae pode ser um protagonista neste cenário, contribuindo para a qualificação da oferta de produtos turísticos brasileiros e apoiando os pequenos negócios na estruturação das experiências turísticas”, ressalta Germana.

Quem passa pelo espaço do Sebrae poderá degustar o Queijo de Marajó, produto com selo de Indicação Geográfica (IG), e conhecer a experiência que é oferecida na Mironga Laticínios, uma fazenda na ilha paraense que produz essa iguaria, mostra o processo para os visitantes, faz interações entre búfalos e homens e oferece um farto banquete com combinações desse queijo único feito à base de leite de búfala.

Também marcará presença a cervejaria Azzurra, localizada em Pedra Azul, na Serra Capixaba (ES) e que promove degustações de cervejas artesanais que harmonizam muito bem com o Socol de Venda Nova do Imigrante, um embutido brasileiro de origem italiana que também conquistou o selo de IG por ter um sabor único e ser produzido apenas nessa região do Espírito Santo.

A música e roteiros turísticos de experiência também poderão ser apreciados. A violonista gaúcha Fabiane Peters levará um pouco da apresentação que ela faz com os companheiros Diego Rosa e Gabrielle Teixeira no roteiro do Violino à Estância, que acontece na cidade de São Leopoldo (RS) e que faz com que os turistas vivenciem o dia a dia dos gaúchos e relembrem a história desse povo ao som de violino. Do estado do Piauí, as empresas que estarão no estande do Sebrae Nacional são a VM Experience e a Aventur Turismo para apresentar as experiências náuticas do litoral da Rota das Emoções.

Goiás Turismo

Estande da Goiás Turismo, que leva destaques do estado para a feira (Foto Goiás Turismo / Divulgação)

O governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, apresenta os atrativos de seus destinos turísticos na WTM Latin America. Com foco no fortalecimento do turismo do estado, a participação de Goiás tem um projeto especial de estande, que promove os “300 Anos de Descoberta das Águas Quentes” e valoriza os principais atrativos goianos, contemplando todas as regiões turísticas. Uma das atrações será um bufê com produtos gastronômicos, como os queijos e vinhos da Rota dos Pireneus (Cocalzinho, Pirenópolis e Corumbá de Goiás) e também vinhos de Ipameri.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma que a temática das águas quentes destaca a região que mais atrai turistas para o estado e que vão ser divulgados ainda outros destinos muito procurados. “Neste ano, como forma de se posicionar com maior eficiência, a Goiás Turismo optou por estar presente também por meio de reuniões exclusivas com profissionais de viagens do mundo inteiro”, diz.

Segundo Fabrício, através de uma plataforma específica, é possível receber recomendações de compradores qualificados, realizar capacitações com compradores selecionados e potencializar a comunicação promocional do destino. “Temos também no estande balcões com representação das regiões dos Negócios e Tradições, que inclui Goiânia, Chapada dos Veadeiros, Terra Ronca, Águas e Cavernas e do Ouro e Cristais, com destaque para Rota dos Pireneus e o Caminho de Cora”, explica.

De modo inédito, a Agência de Turismo de Goiás vai apresentar produtos turísticos do estado para 50 compradores do Brasil e do mundo. A Autarquia vai aproveitar que a WTM é um evento business-to-business (B2B) e levar pessoas para falar sobre seus produtos formatados e destinos consolidados, para comercializar esses destinos goianos em apresentação direta a um público que cobra cada vez mais inovações.

* Com ASN Nacional e assessoria da Goiás Turismo

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • caravana
  • empresários
  • evento
  • São Paulo
  • Turismo
  • WTM Latin America