
Os empreendedores de Posse tiveram a oportunidade de participar, entre quarta-feira (23) e sábado (25) a primeira Feira do Empreendedor da cidade, realizada pelo Sebrae Goiás em parceria com a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Campus Posse, e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Nordeste. O evento, sediado na Praça Monsenhor Zezinho, marca importante passo para o fomento do empreendedorismo local e regional, integrando também a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o 2º Seminário de Inovação e Agricultura Familiar do Nordeste Goiano.
Com uma programação diversificada, a feira reuniu microempreendedores, empresários, estudantes, servidores públicos e consultores do Sebrae, em um ambiente que promove capacitação, troca de experiências e oportunidades de negócios. Destacam-se oficinas, palestras e painéis temáticos sobre inovação, marketing digital, sustentabilidade, agricultura familiar e uso de inteligência artificial nos negócios.

O diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, esteve presente e destacou o significado do evento para a instituição e para o fortalecimento do empreendedorismo em todo o estado. Ele enfatizou que a Feira do Empreendedor em Posse integra um movimento estadual que tem transformado a realidade de diversas cidades goianas, ressaltando que o modelo da edição local servirá de inspiração para futuras ações regionais. “Há três anos, decidimos mudar a forma de execução da Feira do Empreendedor. Historicamente, ela era realizada em Goiânia, mas optamos pela descentralização, levando o evento para o interior. Estamos promovendo mais de dez feiras neste mês, que é o mês da micro e pequena empresa, justamente para movimentar a economia local e favorecer o empresário que muitas vezes está distante da capital”.
Marcelo ainda comentou que os empreendedores são responsáveis por mais de 80% da geração de empregos do país e representam mais de 90% dos CNPJ do estado. “Basta andar por Posse ou qualquer outro município para perceber a importância dos pequenos negócios na geração de emprego, renda e no fortalecimento da economia local. Um evento como este não é apenas uma celebração, mas um espaço que apoia, incentiva e traz temas relevantes para os pequenos negócios aqui de Posse e de toda a região”.

O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, reafirmou a importância da união institucional e do protagonismo do empresariado local para o sucesso do evento. Ele agradeceu aos parceiros que contribuíram diretamente para a realização do que definiu como o maior evento de empreendedorismo do Nordeste Goiano. Segundo ele, “o Sebrae é a casa do empreendedor, é a instituição que trabalha para realizar sonhos, e este evento é a materialização de um grande sonho coletivo”.
O gerente regional também reconheceu a atuação dos parceiros técnicos e institucionais, como o IEL Goiás, o Sindicato Rural de Posse, o Senar, a Agrodefesa, a Emater, o Sesi/Senai, a OAB Subseção Posse, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal e diversas instituições financeiras, como Banco do Brasil, Caixa, Sicredi e Sicoob, além de entidades sociais e de apoio, como a ONG Programando o Futuro.
Ele destacou ainda a mobilização do empresariado local, que “abraçou intensamente a feira e os demais eventos do Sebrae, fortalecendo conexões e ampliando o olhar para novas oportunidades de crescimento. Esta feira é, sem dúvida, o maior evento de empreendedorismo do Nordeste Goiano. Nós, do Sebrae, estamos muito felizes em poder realizar este grande sonho”.

O vice-prefeito de Posse, Dr. José Gouveia, também destacou a força do Nordeste Goiano. “O Nordeste foi visto como uma região de baixo potencial, mas hoje mostra suas forças, seus empresários e empreendedores. Posse está se afirmando como uma cidade polo, puxando municípios vizinhos e mostrando seu potencial no turismo e em outros setores. Esta parceria com o Sebrae será ainda mais fortalecida”.
O professor Luciano Carlos, pró-reitor do IF Goiano, destacou o caráter educativo e integrador do evento, reforçando o papel das instituições de ensino na formação de novos empreendedores e na pesquisa aplicada ao desenvolvimento regional. “A importância deste evento e a presença do IF Goiano nessa parceria com o Sebrae Goiás, na Feira do Empreendedor e em toda essa movimentação, são motivos de grande satisfação. O Sebrae é um parceiro forte do IF Goiano e temos orgulho de trabalhar juntos. Esta feira, esse movimento que promove o empreendedorismo, a agricultura familiar e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, muito nos orgulha e tem movimentado a cidade. A importância está em integrar as pessoas, os agentes públicos e todos aqueles que mais precisam da educação, da ciência e da tecnologia”.

Já o professor Ronaldo Ferreira da Silva, docente de Tecnologia da Informação na UEG Campus Nordeste, unidade de Posse, comentou que a feira é possível atender todos os segmentos da sociedade, desde o microempreendedor individual até o pesquisador. “Esse evento, realizado de forma integrada, mostra que as instituições juntas conseguem alcançar resultados muito melhores. E o nosso foco principal, como sempre falamos, é o desenvolvimento do Nordeste Goiano. Acho que esse também é o principal foco do Sebrae Goiás e da Regional Entorno do DF. Trabalhando de forma conjunta, conseguimos levar melhores serviços e alcançar resultados muito mais expressivos em termos regionais”.
O evento contou com 16 empresas expositoras locais e regionais. Aline Rodrigues, do Armazém do Almeida, foi uma delas, que destacou a importância da feira. “É muito rico para nós, empreendedores, que estamos saindo da zona de conforto, mostrando nossos produtos e novidades. É gratificante estar presente no maior evento de empreendedorismo da nossa cidade, divulgando nossa marca para o mundo”.

Simultaneamente, ocorreu a inauguração da nova agência do Sebrae em Posse, com a presença de Marcelo Lessa, do gerente regional Cléber Chagas, da coordenadora estadual de territórios do Sebrae Goiás, Eliane Moura, além de diversas autoridades, lideranças empresariais e representantes de instituições parceiras.
O evento ainda teve o Encontro de Líderes, conduzido por Eliane Moura e pela facilitadora Rita Martins, que falou sobre hábitos e práticas de liderança, como planejamento diário, priorização de tarefas e delegação inteligente. Palestras técnicas, consultorias, apresentações culturais do Núcleo de Arte e Cultura do IF Goiano e painéis temáticos sobre gestão, inovação, agricultura e sustentabilidade completaram o programa. A OAB Subseção Posse ministrou uma palestra sobre prevenção de litígios trabalhistas, conduzida pelo advogado Paulo Martins, especialista em Direito do Trabalho.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
