A cidade de Posse, conhecida carinhosamente como Rainha do Nordeste Goiano, por ser a porta de entrada da região Centro-Oeste do Brasil para quem chega a partir do Nordeste brasileiro, foi palco, nesta terça e quarta-feira (21 e 22/03), do 1º Seminário de Turismo do Nordeste Goiano. O primeiro dia do evento foi realizado no Maragato Espaço de Eventos, em Posse, e o segundo no vizinho município baiano de Correntina, no Aldeia Praia Park, localizado no Distrito de Rosário.
O Sebrae Goiás participou e apoiou, juntamente com Goiás Turismo, Ministério do Turismo e outros parceiros, do evento que foi idealizado e organizado por lideranças locais do segmento de turismo. Estiveram presentes o gerente da Regional do Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas, a analista Priscila Vilarinho, de Goiânia, que é gestora de Turismo da instituição, e a consultora Alessandra Campos.
Diversas autoridades e lideranças de todas as cidades da Região Nordeste de Goiás e de algumas cidades do Entorno do Distrito Federal, estiveram presentes no evento, que também contou com a presença do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, da representante do Ministério do Turismo, Ana Carla, prefeitos das cidades de São João d’Aliança, Terezina de Goiás, Colinas do Sul e de outras cidades das regiões da Chapada do Veadeiros e das Águas e Cavernas do Cerrado. Alguns prefeitos estavam acompanhados de seus respectivos vice-prefeitos. Também participaram secretários municipais e vereadores.
O prefeito anfitrião, Dr.Hélder Bomfim, abraçou de forma bastante positiva a iniciativa. Ele deu as boas-vindas a todos e destacou a importância desse momento para o desenvolvimento do turismo na região. Os organizadores do evento, Bruno Queiroz, da Mambaí Adventure, e Toquinho, da Trade Tur, também deram a palavra a outras autoridades, que ressaltaram o potencial da região e sua importância para o turismo regional e nacional.
Ainda no primeiro dia, a professora do IF Goiano, escritora e poeta Francielle Rego ministrou a palestra intitulada “Nordeste Goiano: Seus Saberes e Fazeres”, um momento que tocou a todos pelas informações relevantes expostas, principalmente sobre o processo de ocupação da região. Mesas redondas, apresentações de ações de turismo e cases de sucesso completaram o primeiro dia.
Segundo dia
No segundo dia os palestrantes convidados discutiram assuntos em comum para o fomento do turismo na região. A secretária de Turismo e Cultura de Formosa, Pâmella Miranda, foi uma das palestrantes e falou sobre o case de sucesso do Parque Municipal de Itiquira. Outro tema abordado foi “Tendências de Turismo e Destinos Inteligentes”, por Fernando Magalhães, gerente de Qualificações da Goiás Turismo.
O gerente regional Cléber Chagas falou sobre os produtos e serviços turísticos do Sebrae. Ele enfatizou de modo especial a questão da união dos atores públicos, privados e do terceiro setor que vem desenvolvendo e integrando o Nordeste Goiano, sobretudo por meio das iniciativas do Projeto LIDER do Sebrae. “Muito já foi alcançado pela região, e o trabalho continua em diversas áreas, como agronegócio, inovação e, claro, turismo. Meu maior objetivo através do Sebrae é ver o Nordeste Goiano completamente desenvolvido”, disse.
Para encerrar evento a consultora do Sebrae Alessandra Campos ministrou uma palestra sobre “Elaboração de Gestão de Projetos na Gestão Pública”. Para finalizar, todos fizeram uma visita técnica ao Aldeia Praia Park.
*Com Renato Feitosa, de Posse (GO) e Correntina (BA)
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn