ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae participa da 3ª edição da Goiás Feito à Mão

Presente como um dos apoiadores, Sebrae Goiás garantiu subsídio para alimentação e hospedagem de artesãos de todo Estado, durante evento realizado em Goiânia
Por Larissa Feitosa, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Artesã Maria Delma de Melo, dona da Pitoresco – local que vende arte e café há 14 anos na cidade de Pirenópolis (Fotos Larissa Feitosa)

Espaço de oportunidade para artesãos de todo o estado de Goiás, a 3ª edição da feira “Goiás Feito à Mão” foi realizada neste sábado e domingo (6 e 7/05), na Praça Cívica, em Goiânia. A ação é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, em parceria com Sebrae e demais entidades. A exposição gratuita contou com a participação de mais de 40 artesãos, além de diversas atrações artísticas, praça de alimentação e espaço para crianças com brinquedos e gibis.

Durante a feira, o público teve a oportunidade de desfrutar de oficinas de cerâmica ministradas pelo professor artesão Valmir Antônio das Neves e pelas mestras Jandira Diriti e Hilda Costa Freire, com todos os materiais necessários fornecidos pelo Colégio Tecnológico (Cotec). O evento ainda ofereceu atrações musicais durante todo o final de semana, como o Quinteto da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Orquestra de Violeiros e o músico e professor de canto da UFG, João Paulo.

Gestora do Projeto de Artesanato e Economia Criativa do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta

A gestora do Projeto de Artesanato e Economia Criativa do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, afirma que a feira possui grande importância aos artistas. Isso porque, possibilita que os artesãos ganhem maior visibilidade com relação aos seus trabalhos, gerando, consequentemente, mais vendas e fortalecendo o artesanato goiano.

“Desde a primeira edição nós somos apoiadores. Aqui toda a estrutura é feita pela Secretaria de Retomada. O que o Sebrae fez foi entrar com um subsídio para apoiar os artesãos, tanto com alimentação, quanto com hospedagem, porque estamos atendendo artesãos do Estado todo”, explica. “São diversas regiões, e nem sempre esse expositor tem condições de se manter 100%”, acrescenta Daniela Caixeta.

Uma das expositoras da feira foi a Maria Delma de Melo, dona da Pitoresco, que vende arte e café há 14 anos na cidade de Pirenópolis. A artista participou pela primeira vez da Goiás Feito à Mão. Além de máscaras da cultura goiana, como os “curucucus”, ela também produz joias em prata, com design exclusivo.

“É a primeira vez que participo e estou achando tudo muito organizado. É muito importante esse tipo de iniciativa, porque abre portas para a gente conquistar novos clientes”, destaca. “Hoje uma moça veio aqui e não comprou um anel, porque não coube no dedo dela. Mas já fez uma encomenda para eu lhe entregar depois, ou seja, é um evento que continua nos ajudando mesmo após a exposição”, completa a artesã.

Maria Delma conta com orgulho que produz à mão as chamadas “joias de Pirenópolis”. Todas têm o registro de Indicação Geográfica (IG), título que é conferido a produtos característicos do seu local de origem, com a devida reputação, valor intrínseco e identidade própria.

Obra do expositor José Cotrim, de 74 anos, mais conhecido como “Zé Cidadão”

Outro expositor foi o José Cotrim, de 74 anos, mais conhecido como “Zé Cidadão”, que produz obras em madeira com auxílio de uma motosserra, na cidade de Silvânia. Artista nato, ele afirma que não produz nenhuma obra por inspiração e que todo seu acervo foi construído a partir do seu “estado de espírito”.

Entre suas obras, estão pessoas que fizeram parte de sua vida e figuras religiosas. “Quando me perguntam o que gosto de fazer, digo sempre que é aquilo que é feio, que ninguém gosta ou que é descartado pelos outros”, afirma. Segundo Zé Cidadão, a feira é uma iniciativa importante por oferecer mais visibilidade ao seu trabalho, muitas vezes conhecido apenas por quem mora em Silvânia. Na última edição, por exemplo, segundo o artista, ele conseguiu diversas encomendas e estava aproveitando a oportunidade também para entregar os trabalhos finalizados.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • Goiás Feito à Mão