ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae participa do Fórum Estadual do Turismo de Goiás

Durante o evento, promovido pelo Governo de Goiás, o Sebrae apresentou as Rotas Turísticas, ações e programas que são referências nacionais e internacionais
Por Adrianne Vitoreli, de Brasília
ASN GO Atualização
Compartilhe
Evento reuniu cerca de 250 participantes, entre eles prefeitos, secretários, representantes de associações e empresários (Fotos Silvio Simões)

O turismo emerge como uma força motriz para o desenvolvimento econômico dos municípios, do estado e do país. O setor se configura como estratégico e capaz de gerar um ciclo virtuoso de prosperidade, impacta positivamente diversas áreas e transforma a realidade das comunidades. Para discutir ações de desenvolvimento do turismo no Estado, o Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), reuniu cerca de 250 participantes entre prefeitos, secretários de turismo, associações e empresários no Fórum Estadual de Turismo de Goiás, que aconteceu em Brasília (DF), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC).

O Sebrae Goiás marcou presença com a participação do diretor Técnico, Marcelo Lessa, que participou da mesa de abertura, que contou com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; de Fábio Montanheiro, gerente de Dados da Embratur; Franklin da Cruz Martins, subsecretário de Programas e Ações Integradas às Regiões Administrativas do DF; Carol Fleury, secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal; e Bruno Queiroz, presidente do Fórum de Desenvolvimento do Turismo.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, falou da importância de planejamento estratégico para o turismo

Para Fabrício Amaral o evento cumpriu o objetivo, que era reunir representantes dos protagonistas do turismo em Goiás e discutir as próximas etapas para o desenvolvimento do setor no Estado. “O turismo muitas vezes pode ser o único setor que pode movimentar a economia de um município. Ao investir no desenvolvimento turístico, as cidades criam fontes de renda e reduzem sua vulnerabilidade. Para que o turismo cumpra efetivamente seu papel, é fundamental um planejamento estratégico que envolva o poder público, a iniciativa privada e a comunidade local”, avaliou o presidente da Goiás Turismo.

Marcelo Lessa, diretor Técnico do Sebrae Goiás, reforçou que investir no turismo ajuda a injetar recursos na economia

A importância do turismo como alavanca econômica para a economia local e os programas e ações que o Sebrae Goiás desenvolve há anos em benefício do setor foram os principais pontos da fala do diretor Técnico, Marcelo Lessa. Para ele, atrair visitantes significa injetar recursos financeiros diretos na economia local. “Os gastos com hospedagem, alimentação, transporte, compras de artesanato, passeios e serviços diversos irrigam o comércio e impulsionam o faturamento de inúmeros negócios, desde pequenos empreendedores familiares até empresas de maior porte”, enfatizou.

Marcelo Lessa também reforçou que a instituição trabalha intensamente em capacitações, planos de turismo, programas e ações do turismo que tem fortalecido e beneficiado o segmento. Como exemplo, ele citou o programa de Rotas Turísticas, como a Rota do Agro, em Rio Verde, direcionada ao turismo de negócios, e a Rota dos Caminhos Santos, que inclui turismo religioso em todo o estado. “Em breve, a nova Basílica de Trindade deve receber o maior sino do mundo, que está vindo da Polônia. Será mais um atrativo para mais visitantes para a cidade”, analisa. O diretor citou ainda que o Sebrae já contribuiu para a realização de 10 planos municipais de turismo.

A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, falou das rotas turísticas do estado

Sebrae Goiás como referência – A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, ressaltou para os participantes que a instituição é referência nacional e internacional em diversos quesitos. “Somos o único Sebrae que realiza, em parceria com as prefeituras, o plano de turismo a custo zero. Somos destaque nacional na metodologia dos projetos de rotas turísticas desde a atuação das consultorias em campo, diagnóstico e formatação de experiência que culmina no branding”, afirma. A Rota Quilombo Kalunga, do Engenho II, no município de Cavalcante, é exemplo para o país de turismo de base comunitária, liderado pela Associação Kalunga Comunitária do Engenho II (AKCE) e Associação Quilombo Kalunga.

Goiás tem destaque ainda na Rota dos Pireneus (de uvas, queijos e vinhos), a Rota Além das Águas (região de Caldas Novas e Rio Quente), Rota Viva Veadeiros (Rota do Bem-estar e Saúde na Chapada dos Veadeiros) e Rota do Agro (em Rio Verde). O Sebrae também capitaneou, juntamente com a prefeitura, associação e empreendedores, muitos deles artesãos, a Rota da Região Turística Encantos do Planalto Central, em Cristalina, e a de Caminhos Santos.

Em Goiânia, o Sebrae realizou o projeto Goiânia Gastronômica, que resultou nas Rotas dos Pit Dogs (patrimônio dos goianos) e Hamburguerias, Rota das Cafeterias Especiais e das Cervejarias Artesanais. A iniciativa tem como objetivo fomentar o turismo gastronômico, reunir os mais diversos estabelecimentos da cidade, desde os mais tradicionais aos mais inovadores, e contribuir para a promoção da cultura e da identidade da cidade. “Nós procuramos trazer as nossas singularidades para pauta do mercado”, frisou Priscila.

Priscila ainda falou do Programa Aventura Natural 5.0

A gestora aproveitou para falar que o Programa Aventura Natural 5.0, que trabalha com Sistema de Gestão de Segurança (SGS), realizado pelo Sebrae de forma gratuita para empresas que trabalham com turismo de natureza ou ecoturismo, é referência nacional. “Tivemos 18 empresas que participaram da primeira etapa da jornada em busca da certificação ISO 14.001, uma norma internacional de segurança. A segunda etapa terá início no mês de abril. Se 10 empresas concluírem e receberem a certificação de que seguem as normas publicadas pela ABNT e exigidas pelo Ministério do Turismo, nós seremos o estado que possui mais selos de SGS”, explicou.

Priscila disse também que o Sebrae tem um DNA muito forte do turismo e que está sempre imbuído dessa construção territorial, por acreditar no impulsionamento da economia, com a geração de renda e emprego. Para a gestora, tudo acontece quando se dedica com muito esforço e com boas parcerias, como, por exemplo, com o Sebrae Nacional, governos federal, estadual e municipal, além de empresários.

“Também são parceiros as associações e fóruns, como a Associação Veadeiros, com o trabalho de coordenadores e gerentes, como de Elaine Moura, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, e Cléber Chagas, gerente da Regional Nordeste/Entorno do DF, ambos do Sebrae Goiás, que estavam presentes no Fórum, com todos agentes de turismo que trabalham no segmento, como Charles Dumareski, Raquel Gomes, Kiko Alencar, Juliana Carvalho e Patrícia Garcia, que também participaram do evento”, frisou.

Números do turismo no Brasil – Fábio Montanheiro ressaltou os bons números do turismo no Brasil. No ano passado, o país bateu recorde de turistas estrangeiros, por exemplo. De acordo com ele, em 2024 foram mais de 6,7 milhões de visitantes de outros países, o que gerou R$ 7,3 bilhões em arrecadação no setor. Nos três primeiros meses do ano, já foram registrados 2,8 milhões de turistas internacionais, o que significa 55% a mais que o mesmo período do ano passado. “Redescobriram o Brasil e especialmente aqui em Goiás as regiões turísticas possuem potencial para receber muito mais turistas. A Embratur fará parcerias para que o estado e o Brasil recebam o número de turistas que realmente merecem”, afirmou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Brasília
  • Rota Além das Águas
  • Rota do Agro
  • Rota dos Pireneus
  • Rota Quilombo Kalunga
  • Rota Viva Veadeiros
  • Turismo