ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae realiza 316 mil atendimentos no primeiro semestre

A meta apresentada ao presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, é alcançar 2 milhões de atendimentos em Goiás em quatro anos
Por Jéssica Torres, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
O presidente do Sebrae, Décio Lima, falou aos colaboradores sobre o suporte da instituição nacional (Fotos Silvio Simões)

A meta do Sebrae Goiás de realizar 2 milhões de atendimentos no quadriênio 2023/2026 foi apresentada ao presidente nacional da entidade, Décio Lima, na sede da instituição, em Goiânia, na tarde desta segunda-feira (17). Para apresentar o projeto e andamento da atual gestão, estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, e os diretores executivos Antônio Carlos de Souza Lima Neto (superintendente), Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (técnico) e João Carlos Gouveia (Administração e Finanças).

Durante a apresentação, os colaboradores da unidade também estiveram presentes. Entre os destaques estão os números positivos alcançados até o momento, demonstrando eficácia nas ações de incremento dos atendimentos para o fortalecimento do empreendedorismo que estão sendo feitas para alcançar os objetivos traçados. Somente neste ano, segundo Antônio Carlos, já foram realizados 316.537 atendimentos. Seguindo este ritmo o dado aponta que a meta será batida e pode ser inclusive ultrapassada.

O superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto: ritmo acelerado de atendimentos

“Temos atualmente cerca de 700 mil empresas em Goiás. Destas, 94% são micro e pequenos negócios. Estes dados apontam um potencial enorme. Sendo que a cobertura do Sebrae hoje chega em pouco mais de 138 mil, o que equivale cerca de pouco mais de 20%. Este quantitativo não tem o suporte ainda do Sebrae e queremos ajudar estes empreendedores. Isso nos desafia”, frisou. “Temos convicção em nosso propósito. Queremos ter volume, mas acima de tudo qualidade no serviço prestado”, acrescentou. Para isso, ele destaca a relevância do apoio do Sebrae Nacional em todas ações goianas.

O presidente do CDE, José Mário Schireiner, falou ainda do diferencial que Goiás carrega. “Muitas vezes a mão do poder público não chega para apoiar o pequeno empreendedor. Mas o Sebrae trabalha incentivando e apoiando estes empresários nos 246 municípios. A mão do Sebrae é importante”, frisou. Ele ainda agradeceu a presença da vereadora Kátia Maria, que pela manhã concedeu homenagem ao presidente do Sebrae na Câmara Municipal de Goiânia, e do deputado federal Rubens Ottoni.

O presidente do CDE, José Mário Schreiner, destacou que a instituição chega aos 256 municípios goianos

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que está há apenas 97 dias no cargo e que nesse período tem buscado visitar as unidades pelo país e dialogar com todos. “Vim para trazer resultados para todos vocês que realizam um trabalho extraordinário na base. Sou uma pessoa marcada pelo humanismo e quero garantir isso no Sebrae”, enfatizou.

Chegando ao empreendedor

O diretor técnico, Marcelo Lessa, por sua vez, destacou o que tem sido feito nos últimos meses para o desempenho de destaque do Sebrae Goiás em âmbito nacional. “Temos oito regionais e buscamos sempre atingir todos municípios goianos, oferecendo suporte”, afirmou.

Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor técnico, destacou alguns dos programas

Como exemplo de iniciativa para chegar ao empreendedor, ele citou a “Caravana Empreender Com Você”. Neste projeto, o Sebrae Goiás leva uma estrutura provisória, itinerante, para o interior do estado, alcançando cidades que não possuem agências regionais ou locais de atendimento, como Sala do Empreendedor ou Ponto de Atendimento com Parceiro (PAP). “Colocamos consultores para apoiarem os moradores durante o dia, e na parte da noite levamos a peça de um teatro chamada ‘A Loja”, relatou. Até o momento, foram feitos três pilotos, conforme Lessa, sendo o último no município de Bom Jesus de Goiás. “O objetivo é ampliar a cobertura do Sebrae”, ressalta.

Entre outros programas que ele destacou, estão a Escola de Negócios, que oferece diversos cursos; o programa GO! JOVEM, que traz como diferencial a avaliação da execução, e não só dos projetos; o Pacto Goiás Pela Inovação; e o METASEBRAE, o metaverso do Sebrae Goiás, sendo pioneiro no atendimento virtual por meio da nova plataforma em relação às demais unidades do país.

O diretor administrativo financeiro, João Carlos Gouveia, citou a sinergia com colaboradores e parceiros

O diretor administrativo financeiro, João Carlos Gouveia, acrescentou que os resultados expressivos são devidos à união entre todos colaboradores e também parceiros, juntamente com o empenho da diretoria e do conselho. “Somos compostos de 13 entidades, e com todas temos algum tipo de parceria”, afirmou. “Estamos focados em números, mas também na humanização”, destacou. O diretor ainda apontou que 85% da verba enviada pelo Sebrae Nacional é colocada em Goiás para atividades-fim, ou seja, ações na ponta.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • 2 milhões de atendimentos
  • atendimentos
  • Décio Lima
  • Goiânia
  • Sebrae Nacional