Senador Canedo sediou na terça-feira (7) o segundo Fórum Regional de Turismo, Negócios e Tradições, no espaço Dell Sampaio. O evento itinerante atraiu representantes de municípios vizinhos. Interessados em aprofundar conhecimentos sobre o setor participaram de palestra com a turismóloga e consultora em desenvolvimento territorial do Sebrae, Vanessa Leal, com o tema “Governança e Lei Municipal de Turismo”. Os participantes puderam trocar experiências sobre as ações dos gestores municipais.

O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae com sede em Aparecida de Goiânia, Marcelo Moura, destacou as inúmeras possibilidades que são apresentadas aos municípios que integram o Mapa do Turismo. “Junto com a vice-prefeita Salma Bahia, enxergamos a possibilidade de colocar Senador Canedo na rota do turismo goiano. Eles estão pleiteando o ingresso do município e o Sebrae irá realizar uma consultoria para a construção do Plano Municipal do Turismo”, sublinhou.
A analista da Regional Metropolitana do Sebrae, Cinely Carlotto, detalhou que a governança de turismo é muito importante para o ambiente de negócios e o fórum foi uma oportunidade de contribuirmos. “Assim, trouxemos a palestra da Cidade Empreendedora, que fala justamente de turismo e governança, porque nós queríamos mostrar aos outros municípios que ainda não fazem parte do fórum e não estão inseridos no mapa do turismo do governo federal a importância dessa atividade, dessa política pública, para fomentar negócios nos municípios”, explicou.
Cinely informou ainda que vislumbrou a oportunidade de sensibilizar gestores públicos acerca da importância do turismo para os pequenos negócios. “Nós trouxemos também essa palestra para Senador Canedo e convidamos todos os 23 municípios da Regional Metropolitana do Sebrae para participarem também. Acreditamos que, com a consultoria para a construção do plano municipal de turismo e esse investimento de tempo e de recurso haverá um incremento para os negócios em Senador Canedo e para toda a região”, frisou.

A vice-prefeita de Senador Canedo, Salma Bahia, destacou que sediar o fórum representa expectativa positiva ao município. Ela salientou a contribuição da palestra para os participantes. “É o ponto principal do nosso evento, porque a gente sempre aprende muito com o Sebrae”, afirmou. A programação foi encerrada com uma visita ao morro de Santo Antônio, no Complexo Maguito Vilela.
Salma explicou também que o ingresso de Senador Canedo no Mapa do Turismo está em construção. “Com a vivência que os outros municípios trarão nessa troca de informações e experiências, durante o fórum, acreditamos que muito em breve estaremos compondo o Mapa do Turismo da região Metropolitana nesta categoria Negócios e Tradições. Esperamos que faça a diferença, porque estamos apresentando ao município a importância de fomentar o turismo, por ir além da geração de renda, mas mostrar os atrativos do nosso município”.

Fernando Carlos Pereira, presidente do Fórum, explicou que essa foi a segunda reunião de 2025. “É o momento em que os municípios que estão no mapa do turismo do estado de Goiás se encontram para trocar experiências, informações, se aproximarem, porque é uma regionalização”, pontuou. O presidente do fórum também assinalou que é uma forma de os municípios, enquanto destinos turísticos, trabalharem o setor em Goiás com a regionalização. “Também é uma forma de os municípios que ainda não estão no Mapa do Turismo se interessem em investir nesse enorme potencial de geração de emprego e renda”, disse.
Outro ponto importante salientado por Fernando é a parceria com o Sebrae. “Ele é um ícone que trabalha o turismo muito bem, principalmente para os pequenos empresários, a fim de fortalecê-los, desde quem tem um carrinho de pipoca na praça da igreja aos que investem como artesãos. O Sebrae sempre apoia, orienta, desenvolve o destino e investe muito no turismo goiano”, ressaltou.

Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, o deputado Coronel Adailton reiterou o esforço do parlamento de Goiás para fortalecer cada segmento da economia do Estado. “O turismo e a cultura são muito importantes para o desenvolvimento de cada setor, de cada região. O negócio de turismo é um exemplo disso, por se tratar de uma região muito densa de população e que carece desse trabalho integrado em conjunto. Uma sistemática de apoio um ao outro e é isso que acontece nas reuniões do Fórum”, afirmou o parlamentar.
Para o presidente da Comissão de Turismo, o Sebrae é um parceiro de qualquer empreendedor, de qualquer tamanho e dimensão. “O Sebrae está sempre presente, orientando, participando das iniciativas feitas dentro dos municípios que, quando são levadas a instituição, sempre são muito bem aceitas e aperfeiçoadas quando necessário”, pontuou.

Potencial do turismo
João Marcos de Sousa Santos, coordenador de Turismo da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (Secult) de Senador Canedo, destacou que o município se prepara para ingressar no Mapa do Turismo e que a oportunidade de sediar o fórum é fundamental. “Para nós, que estamos ainda tentando, de forma incisiva, entrar no Mapa do Turismo, receber esse acolhimento do fórum e dos municípios é importante para as pessoas conhecerem as potencialidades do senador Canedo, verem que o município também está se adequando às leis de turismo”, afirmou.

O secretário de Trabalho e Empreendedorismo de Senador Canedo (Semtrae), Elimar Mendes dos Santos, destacou a satisfação do município por sediar a reunião do fórum e ressaltou a importância dessa mobilização com foco no turismo para os pequenos negócios do município, em relação à geração de emprego e renda. “É um momento muito importante, porque chama a atenção dos pequenos empreendedores daqui, em relação ao trabalho e ao empreendedorismo. A gente só tem a ganhar com uma inciativa como essa”.

O vereador Marcos Lopes, presidente da Associação das Empresas de Senador Canedo, assinalou que tem se mantido atento acerca da direção dos trabalhos e investimentos com vista no desenvolvimento do município, além de ressaltar a relevância da contribuição do Sebrae para quem empreende. “Essa reunião mostra o rumo que estamos tomando em relação à nossa cidade”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Bela Vista, Frederico Costa Machado, o fórum é importante para o networking e para estreitar os laços com as cidades vizinhas. “Além disso, a gente sabe que é preciso entender o município como um todo, ver o que podemos melhorar dentro das secretarias e aprender um pouco mais com as grandes cidades aqui da Região Metropolitana”, disse.
Frederico também ressaltou que Bela Vista tem se engajado na Sala do Empreendedor. “No começo desse mandato, já estamos superando o último ano de atendimento do mandato anterior, o que, para nós, é muito importante. E a participação no fórum para dividir essas ideias e experiências, mesmo que ainda esteja tão recente como secretário, é de suma importância para nós”, afirmou.
O evento foi prestigiado por representantes dos municípios de Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista, Goiânia, Nerópolis, Nova Veneza e Trindade.

Cidade Empreendedora
João Prestes, gestor do programa Cidade Empreendedora, explicou que o fórum foi uma oportunidade de unir o projeto de turismo, da regionalização do setor, e também o Cidade Empreendedora. “A palestra aborda governança municipal turística, plano municipal e lei municipal de turismo”, disse.
O gestor assinalou ainda que, no Cidade Empreendedora, existe um eixo estratégico de identidade territorial em que são trabalhados os municípios, de acordo com suas vocações, identidades e características. Dessa forma, o programa contribui para apoiar a gestão municipal na organização da governança, de forma que as secretarias municipais de turismo dialoguem com o Conselho Municipal de Turismo. Além disso, têm que estar atentas à Lei Municipal de Turismo e ao Fundo de Turismo. “Nosso papel é vir para apoiar, criar um ambiente de negócios para os empresários poderem atuar nesses municípios, de forma que as gestões municipais tenham a percepção que elas precisam qualificar e profissionalizar o setor nos municípios”, acrescentou João.
A orientação do gestor é no sentido de alertar para o fato de que não é apenas abrir as empresas no município, mas que essas entidades precisam ter acesso a crédito e consultorias para melhorar a gestão financeira e o marketing das empresas. “A gente trabalha muito na organização dessas cadeias produtivas do turismo nos municípios. É uma parceria muito forte de turismo e políticas públicas, visando o desenvolvimento territorial aqui, principalmente desses municípios no entorno de Goiânia, como Hidrolândia, Senador Canedo, Bela Vista de Goiás e Trindade, que têm potencial enorme, mas precisam organizar o setor e a cadeia produtiva”, complementou João.

A consultora do Sebrae Vanessa Leal abordou na palestra denominada “Governança e Lei Municipal de Turismo” o escopo que trata das políticas públicas municipais, com tudo que o gestor público precisa pensar para o seu ordenamento, estruturação, principalmente na parte legal das secretarias. “A abordagem foi com o objetivo de trazer a instrumentalização legal que a gente chama para o turismo, que é a Secretaria Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo, o Fundo Municipal de Turismo”, disse.
Dessa forma, Vanessa chamou a atenção dos gestores para começarem a pensar na elaboração do Plano Municipal. “Dentro desse contexto, foi abordado a respeito da Lei Nacional do Turismo e do Mapa de Regionalização brasileiro, que são as premissas básicas do governo federal, que esses gestores e municípios precisam estar atentos”, orientou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn