Empreender em casal pode ser um desafio, mas também pode ser a chave para o sucesso, como é o caso dos empresários Alex Lutt Mendes Cornélio e sua esposa, Valdomira Alves Barbosa, conhecida como Val. Em 1993, os dois eram vendedores ambulantes em Goiânia. Ele já atuava com vendas e ela atendia a Região da 44. Foi então que se juntaram, e a dupla começou vendendo roupas nas portas da feira na rodoviária antiga, alugando quartos de hotel para armazenar suas mercadorias.
“Minha esposa ficava no quarto mostrando as roupas e eu do lado de fora chamando os clientes. Foi uma sacada na época”, lembra Alex. O início, segundo ele, foi marcado por desafios e aprendizados. Mas a sintonia levou o casal a explorar novas oportunidades, expandindo seus horizontes. “Devagar as coisas foram fluindo ao longo do tempo. Afinal, no início não havia assim como hoje internet, celular, então as coisas eram mais difíceis naquela época”, diz.
Apesar das dificuldades da época, como a falta de crédito e os prejuízos com cheques sem fundo, Alex e Val persistiram. Passaram pela fabricação de bermudas jeans, enfrentaram falências e outras dificuldades, até que um encontro inusitado mudou o rumo do negócio. “Foi muita quebradeira, muito aprendizado. Com o pé no chão e muito trabalho, fomos crescendo, desenvolvendo, melhorando nosso produto”, afirma.
O casal produzia roupas para outras marcas, até que decidiu produzir a própria. Foi aí que nasceu a Garroti. Hoje, com três lojas – duas em Goiânia e una em Inhumas –, a marca envia os produtos para todo o Brasil.
Sebrae
Eles creditam parte do sucesso ao Sebrae, com quem realizaram o Sebraetec. “Não sabíamos trabalhar direito, era tudo na raça. Daí procurei ajuda especializada. Foi aí que conheci o Sebrae,” conta Alex, destacando o crescimento na produção semanal de 200 para 800 peças após a consultoria.
A marca não só evoluiu em termos de produção, mas também na qualidade, equipando-se com maquinário de última geração e utilizando materiais de alta qualidade. “Para você ter uma ideia, hoje temos os mesmos fornecedores da marca Dudalina”, comemora Alex.
Val, que já indicou o Sebrae a várias pessoas, ressalta a importância do resultado da consultoria: “Muitas confecções já estão fazendo o trabalho com a instituição porque foi sensacional o resultado”, avalia.
A próxima etapa para Alex e Val é exportar a Garroti para todos os cantos do mundo. Eles já visitaram o Texas, buscando expandir sua presença internacional, e estão com boas expectativas para o futuro.
Conheça a consultoria Sebraetec clicando aqui>
SERVIÇO
Instagram: @garroticountryjeans
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Liliane Almeida – (62) 99150-3899
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn