ASN GO
Compartilhe

Semana do Crédito leva atendimento especial a empreendedores de Uruaçu

Evento tem apoio do Sebrae, que oferece atendimento aos MEI e pequenos negócios
Por Pedro Gomes, de Uruaçu
ASN GO
Compartilhe
Semana do Crédito vai até sexta-feira (25) e o Sebrae tem atendimentos voltados aos empreendedores (Fotos Pedro Gomes)

Desde terça-feira (22), a cidade de Uruaçu recebe a Semana do Crédito, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Uruaçu (Aciau), Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, e com apoio do Sebrae Goiás (que oferece atendimento no local do evento), da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg) e da Prefeitura de Uruaçu. A Semana do Crédito de Uruaçu termina nesta sexta-feira (25).

O evento realizado na sede da prefeitura oferece atendimento exclusivo a microempreendedores e donos de pequenas empresas que buscam impulsionar seus negócios e se tornar protagonistas do desenvolvimento do município. A ação tem como foco orientar e facilitar o acesso ao crédito para quem deseja investir, expandir ou modernizar sua empresa.

Os empreendedores têm a oportunidade de conhecer as linhas de financiamento disponíveis, tirar dúvidas e até iniciar processos de contratação de forma rápida e sem burocracia. As solicitações de crédito de até R$ 5 mil preveem a liberação do recurso sem juros, desde que os proponentes apresentem um avalista. Já para valores de até R$ 21 mil, a proposta inclui juros reduzidos e dispensa de avalista.

A empresária Nilza Isabel Sousa Menezes Fernandes tem uma papelaria e também trabalha no setor de informática. Ela aproveitou a Semana do Crédito para fazer um empréstimo para reforçar o estoque e investir na aquisição de novos equipamentos e, assim, incrementar a produção de agendas e apostilas personalizadas. “É muito bacana agregar esse valor que as empresas hoje necessitam. E é muito importante ter essa oportunidade que a GoiásFomento está oferecendo para os pequenos negócios. Esse empréstimo que estamos fazendo vai dar um gás a mais e melhorar o atendimento. Com certeza vai ficar ótimo”, assegurou Nilza Fernandes.

No balcão do Sebrae, empreendedores podem buscar orientações sobre gestão financeira e realizar regularização cadastral

Atendimento do Sebrae no local

No evento, o Sebrae Goiás que disponibiliza um balcão instalado na entrada principal da Prefeitura, funcionando das 9h às 17h. Os pequenos e microempreendedores individuais (MEI) podem requerer a declaração anual do MEI e realizar atualização cadastral. Eles ainda tem acesso a orientações sobre gestão financeira. Aberturas de empresas também é outro serviço oferecido pelo Sebrae Goiás. Quem passar pelo balcão de atendimento pode ainda tirar dúvidas sobre estratégias de crescimento e sustentabilidade empresarial.

O analista técnico do Sebrae Plínio Pereira destacou a importância de os empresários manterem as informações cadastrais da empresa atualizadas e em conformidade com as exigências legais. Plínio alertou que a regularização dessas obrigações é essencial para o acesso a linhas de crédito e outros benefícios. “O empreendedor, seja micro ou pequeno empresário, precisa estar com toda a documentação em dia. Sem isso, não é possível obter crédito ou participar de programas de incentivo. O Sebrae está presente exatamente para orientar e oferecer esse suporte de forma acessível”, afirmou.

O mecânico Ricardo Antônio, que é especialista em consertos de motos, trabalhava para uma oficina do seguimento e agora pretende abrir a sua própria empresa. Ele aproveitou a oportunidade do evento e procurou o Sebrae para formalizar o negócio. “Eu vim aqui em busca de informações para saber como faria para abrir uma empresa, cheguei aqui e já vai agilizar mais rápido o processo do que eu imaginava. A partir de agora eu vou ter o meu próprio negócio e vai dar certo”, comentou o futuro empresário da cidade.

Evisio Silva presta serviço no setor de urbanismo e também procurou atendimento junto à equipe do Sebrae com o mesmo objetivo, pois pretende sair da informalidade e impulsionar o seu negócio. “Eu presto serviço nessa área há muito tempo e eu sempre quis formalizar. Acho que isso é muito importante. A gente passa a vida inteira irregular, às vezes por falta de uma ação como esta. Assim o Sebrae fica mais próximo da gente, pois é mais cômodo do que você ter que correr atrás”, explicou Evísio.

Além do Sebrae, outras entidades participam do evento, como a Aciau, GoiásFomento, Facieg e Prefeitura de Uruaçu

União de instituições

O presidente da Facieg, Márcio Luís, destacou o papel da entidade como articuladora junto ao governo para viabilizar a realização do evento no município. “Uma das maiores barreiras enfrentadas por qualquer empreendimento é, sem dúvida, o acesso ao crédito. Diante de uma solicitação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruaçu, buscamos a equipe da GoiásFomento, estabelecemos uma parceria com a prefeitura, por meio do prefeito Machadinho e do secretário de Indústria e Comércio, Cristiano, e conseguimos criar uma oportunidade real para o fortalecimento do comércio local”, explicou Márcio.

Segundo ele, a GoiásFomento é reconhecida por oferecer crédito com menos burocracia e taxas diferenciadas, voltado especialmente para quem mais precisa — os pequenos empreendedores. “Estamos aqui para fomentar o desenvolvimento do comércio em Uruaçu, dando condições para que os empreendedores possam crescer e se consolidar” disse.

Márcio também enfatizou o papel da Facieg como presença constante onde há associações comerciais atuantes. “Onde há empreendedorismo e mobilização, a Facieg tem o dever de estar presente. E sempre com uma postura propositiva, levando soluções, enfrentando desafios e contribuindo com ações concretas”, disse. O presidente da entidade ainda destacou o papel do Sebrae na Semana do Crédito “O Sebrae oferece capacitação e apoio técnico aos micro e pequenos empresários. É, como sempre, um parceiro fundamental, e aqui em Uruaçu não foi diferente. Nosso agradecimento vai para essa instituição que tanto contribui com o empreendedorismo goiano”, concluiu.

O prefeito de Uruaçu, Azarias Machado — popularmente conhecido como Machadinho — demonstrou entusiasmo com a realização do evento. Segundo ele, a iniciativa deve impulsionar significativamente o desenvolvimento do setor empresarial local, o que deve refletir diretamente no fortalecimento do município.

“Quero expressar minha gratidão à Associação Comercial de Uruaçu, à Facieg, ao governo de Goiás e ao Sebrae por trazerem esse grande evento para nossa cidade. Tenho plena convicção de que, com esse suporte, Uruaçu já começa a ser beneficiada com novos investimentos no setor privado. Hoje contamos com parceiros importantes, o que reforça nossa confiança nos resultados que virão”, afirmou o prefeito.

Ele destacou ainda a presença do Sebrae com atendimentos voltados especialmente aos pequenos e microempreendedores. “Isso tem um valor enorme para nós. Vamos trazer diversos cursos de capacitação, preparar nossa população e investir no capital humano. Tenho certeza de que isso resultará em mais oportunidades, geração de renda e empregos. Quando você qualifica as pessoas, o benefício retorna direto para a cidade”, completou Machadinho.

O secretário de Indústria e Comércio, Cristiano Ribeiro, destacou que o prefeito Machadinho tem dado total liberdade e apoio para ações voltadas ao fortalecimento da economia local. Diante das dificuldades relatadas por empresários no início do ano, a gestão buscou soluções junto à Facieg, que indicou a Goiás-Fomento como alternativa de crédito com juros acessíveis. “O Sebrae também atua na regularização de pendências e oferece consultorias para modernização e crescimento dos negócios”, disse Cristiano.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruaçu (Aciau), Osvando Teixeira, agradeceu ao prefeito Machadinho e do governo de Goiás e ressaltou que a entidade mantém um compromisso constante com o fortalecimento do comércio local. Segundo ele, ações como a liberação de recursos por parte do poder público do estado representam um reconhecimento ao trabalho dos comerciantes da cidade, o que é visto de forma positiva pela Associação.

Osvando também enfatizou a relevância do apoio da Facieg e do Sebrae como parceiros estratégicos, o que tem sido fundamental no suporte à Aciau e aos empreendedores locais. “Sempre presente, o Sebrae oferece capacitações, orientações e apoio em eventos como a Fictur – Feira da Indústria e Comércio de Uruaçu – contribuindo diretamente para o desenvolvimento empresarial da região. A parceria tem sido contínua e essencial para os projetos da Associação. O presidente Márcio Luís também tem sido um parceiro fundamental nas ações que temos estabelecido como prioridade e, desta vez, a atuação dele foi fundamental para que esta Semana do Crédito estivesse acontecendo aqui em Uruaçu”, pontuou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • MEI
  • Micro e Pequenas Empresas
  • Semana do Crédito
  • Uruaçu