ASN GO
Compartilhe

Seminário Conexões e Oportunidades reúne quatro agências de desenvolvimento de Territórios Empreendedores

Objetivo foi discutir, conectar e estruturar ações em rede com foco no desenvolvimento territorial em Goiás
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Participantes do Seminário Conexões e Oportunidades, incluindo representantes públicos, da iniciativa privada, do terceiro setor e instituições de ensino, discutem estratégias para o desenvolvimento integrado dos territórios empreendedores (Fotos Edmar Wellington)

Cerca de 120 pessoas, entre representantes públicos, da iniciativa privada, do terceiro setor, instituições de ensino e equipe do Sebrae das regiões Norte, Nordeste, Sul e Região Metropolitana do estado, participaram nesta quarta-feira, 19, no Alpha Park Hotel, em Goiânia, do maior evento institucional promovido por instâncias de governança do estado: o Seminário Conexões e Oportunidades. O objetivo foi estruturar uma grande rede de parcerias com foco no desenvolvimento integrado dos territórios.

Diferente do projeto desenvolvido no país por meio do Sebrae Nacional, em que cada Território Empreendedor trabalha com as potencialidades da região, problemas, soluções e parcerias, o Sebrae Goiás implementou uma metodologia própria e, de forma inédita, reuniu todas as governanças dos Territórios em busca de um desenvolvimento em conjunto entre a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade do Coração Goiano (Adesgo), Agência de Desenvolvimento do Nordeste Goiano, Associação de Desenvolvimento do Norte Goiano (ADNG) e a Goiás Sul Agência de Desenvolvimento.

De acordo com a coordenadora do Projeto Territórios Empreendedores do Sebrae Goiás, Elaine Moura, dos 20 estados do país que desenvolvem o projeto, apenas Goiás já conseguiu chegar nessa parte da metodologia, que é o momento em que essas agências estão mobilizadas, com as governanças já institucionalizadas e vão buscar e ofertar parceiros potenciais para projetos.

“O Sebrae começa como protagonista na organização desde o Líder, com capacitações para entender as regiões e como buscar o desenvolvimento, e agora as agências em conjunto buscam elaborar uma agenda estratégica de desenvolvimento endógeno, de dentro para fora, estabelecendo pactuações, parcerias. Esse é o contexto do seminário”, enfatiza.

Luiz Rebelatto, analista da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional: mudança de metodologia

Luiz Rebelatto, analista da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, que assume a coordenação das regiões Centro-Oeste e Norte, salientou que essa mudança de metodologia, uma particularidade que está acontecendo em Goiás, pode ser levada para outros estados. Ele, que veio de Brasília para acompanhar o seminário, disse que essa conexão de forma coletiva dos atores da região e do ecossistema deve trazer resultados bem interessantes. “São insights, ideias, práticas, soluções que, compartilhadas, podem potencializar os resultados”, analisa.

Durante o seminário, os participantes se dividiram em nove mesas temáticas: Turismo; Cidade Inteligente, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Territorial; Agronegócio e Gestão do Campo; Inteligência Territorial; Qualificação e Formação de Conhecimento; Infraestrutura e Logística Regional; Educação Empreendedora; Rede de Cidades Inclusivas e Educação Tributária, Gestão Social e Desenvolvimento.

As lideranças apresentaram projetos, discutiram soluções, oportunidades, possíveis parcerias e contribuições. Na mesa do Agronegócio, por exemplo, estavam presentes representantes da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seapa), Emater e Instituto Federal Goiano e, nas outras mesas, da mesma forma. Cada liderança participou juntamente com os órgãos correspondentes ao potencial local. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, participou de todo o evento na mesa do Turismo, uma das que tinham mais participantes.

Roberto Maciel, consultor do evento, conduziu o seminário destacando a importância da conexão e colaboração entre as agências

O consultor Roberto Maciel, que conduziu o seminário, explicou que, dentro do contexto Conexão e Oportunidade, os participantes partem para a prática e se conectam com instituições e organizações que antes estavam atuando dentro da própria linha de atuação e passam a atuar em conjunto. “De forma organizada e colaborativa, todas as instâncias passam a pensar como transformar juntos a partir de uma governança estruturada e de uma rede de parceiros que consiga produzir resultados de forma efetiva para a população de Goiás”, frisou Roberto.

A importância do projeto Territórios Empreendedores para o Sebrae Goiás foi citada pelo Diretor Superintendente da instituição, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, durante a cerimônia de abertura do seminário. “Nós acreditamos e fomentamos esse projeto porque temos certeza de que todas as ações vão impactar positivamente as micro e pequenas empresas e desenvolver as regiões carentes”, ressaltou. Na oportunidade, ele já anunciou que o Sebrae Goiás vai, em breve, dar início ao mesmo trabalho na região oeste do estado.

Para Antônio Carlos, o seminário é uma consolidação de todas as associações, de todos os projetos que convergem no propósito de promover o desenvolvimento local territorial. De acordo com ele, o Sebrae será suporte para os pequenos negócios, seja na agropecuária, no comércio, serviços, na atividade industrial ou do terceiro setor, porque todos estão empenhados na promoção da economia e, consequentemente, em um futuro promissor para Goiás.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, falou sobre a importância do projeto Territórios Empreendedores durante a cerimônia de abertura

Trabalho integrado

As lideranças das regiões Norte, Nordeste, Sul e Região Metropolitana estão há cerca de um ano e meio sendo capacitadas e qualificadas para que entendam sobre os territórios, saibam ler os dados, para que pensem a partir de um grupo que representa mais de 60 municípios de Goiás. “É um processo longo de aprendizado, mas, de forma cooperativa, o nosso esforço é criar esse ambiente que possibilite a conversa, a integração. Nós estamos em um momento piloto e memorável e vamos aprender juntos”, comemora o consultor Roberto Maciel.

Ele complementa dizendo que o grupo criou um grande espaço de conexão e precisa se manter vivo. “Enquanto um tem inovação, o outro tem estratégia, e o outro tem recursos financeiros e o próximo sabe como fazer esse recurso chegar para as pessoas. Estamos diante de um projeto que, por meio da conexão, pode representar uma revolução socioeconômica nas regiões. Temos lideranças e instituições, e juntos gastamos menos recurso, geramos inteligência institucional, territorial e impactamos a vida das pessoas que moram nos territórios, partilhando riquezas”, reforça.

De acordo com Roberto, é preciso pensar como transformar Goiás a partir da competência técnica de cada um, honrar cada instituição e o dever que todos têm, enquanto cidadãos, de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Felismar Martins, presidente da Agência de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação do Coração Goiano (Adesgo), da Região Metropolitana, contou que há dois anos mobiliza 17 municípios no projeto. A agência contempla atualmente três macro objetivos que são a Gestão Integrada e Governança, Cidade Inteligente e o projeto Desafio das Flores, que é relacionado ao turismo na região.

Jeferson Samuelsson, presidente da Goiás Sul Agência de Desenvolvimento, destacou as capacitações recebidas e as soluções propostas para a região

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Nordeste Goiano, empresário Bruno Queiroz, lembrou que o grande desafio da sua região é construir uma matriz de desenvolvimento que inclua qualidade em energia elétrica, internet, infraestrutura e que os macro objetivos passam pelo turismo, pela produção de alimento sustentável, pelo empreendedorismo. Jeferson Samuelsson, presidente da Goiás Sul Agência de Desenvolvimento, afirmou que, com as capacitações do Sebrae, os membros da agência foram treinados e trabalham para trazer soluções para a região.

O tripé consolidado de esforços que mantém a Associação de Desenvolvimento do Norte Goiano (ADNG) foi citado pelo presidente, Márcio Luís, que também é presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Goiás e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás. “Destaco o trabalho incansável dos que chamo de desenvolvedores, que são os empresários que sempre dedicam parte do tempo para a associação, as instituições parceiras, que apoiam, dão suporte e cooperam conosco e o Sebrae, que organiza e nos qualifica para esse trabalho tão importante”.

Projeto Território Empreendedor

Esse movimento foi iniciado pelo Projeto LIDER do Sebrae, a primeira etapa da estratégia de criação dos Territórios Empreendedores. Nesse programa, buscou-se o fortalecimento de uma governança regional formada por lideranças voluntárias da iniciativa privada, do poder público, do terceiro setor e das instituições de ensino para a construção de projetos de futuro para seus territórios: as Agendas de Desenvolvimento.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Empreendedorismo
  • Goiânia
  • Goiás
  • Sebrae
  • seminário
  • territórios empreendedores