Artesã de Olhos D’Água, hoje conhecida e premiada nacionalmente, revela a importância do Sebrae para que suas criações ganhassem visibilidade e ela se tornasse uma empreendedora
O talento de Fatinha Bastos nasceu com ela e foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos. Ainda menina, a artesã se valeu de uma matéria-prima abundante no ambiente onde vive, a palha de milho, para fabricar as suas próprias bonecas. A partir disso, nunca mais parou de transformar elementos do Cerrado em arte. O dom a fez ser reconhecida dentro e fora do Brasil, mas um encontro, há mais de duas décadas, foi decisivo para a sua profissionalização.
O despertar para o empreendedorismo é tido por Fatinha como algo essencial na sua carreira. E isso aconteceu em 1999, em uma rodada de negócios organizada pelo Sebrae. A entidade chegou a Olhos D’Água, pequeno distrito de Alexânia, no Entorno de Brasília, para apoiar artesãos e artesãs locais que tinham talento, mas ainda não haviam alcançado a visibilidade que lhes permitisse viver daquilo que produziam. Fatinha era uma delas.
“O Sebrae deu apoio ao meu talento”, diz a artesã. Ela conta que a entidade a conectou aos lojistas, que se encantaram com suas peças. Era época de Natal e os santos, anjos e presépios produzidos eram produtos desejados naquele momento. As encomendas cresceram e nunca mais recuaram. E Fatinha também manteve o Sebrae na sua vida profissional.
A artesã fez cursos, participou de missões e exposições, virou exemplo e fonte de inspiração, foi convidada para ministrar oficinas e se transformou em uma das propagadoras do artesanato produzido em Olhos D’Água, além de microempresária que gera emprego e renda. Fatinha apareceu em programas de televisão, deu entrevistas e viu uma de suas criações, uma imagem de Nossa Senhora do Menino Jesus, chegar às mãos do Papa Francisco.
Com o Sebrae ela também aprendeu que é preciso inovar sempre. Atualmente, Fatinha pesquisa e planta milho crioulo, em busca de diferentes tonalidades do vegetal. A palha para suas peças traz a cor encontrada na natureza. “Isso é muito bom, viver do que gosto, ter mercado para a minha arte”, ressalta a artesã, que carrega consigo um dom único; e também a empreendedora Fatinha, que fez do apoio oferecido ela uma oportunidade de vida.
SERVIÇO
Fatinha Fibras e Fios
Olhos D’Água – Alexânia – Goiás
Telefone: (62) 3322-6197
Instagram: @fatinhafibrasefios
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Marcos Vieira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98124-7487
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn