No mês em que se celebra o empreendedorismo feminino a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itaberái (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), por meio da Aciapi/CDL Mulher, e o Sebrae Goiás, realizaram um talkshow com histórias de superação de mulheres empreendedoras que estão no mercado há cerca de 30 anos. No encontro, elas mostram que muitas começaram pequenas e com determinação, estudo e persistência ampliaram seus negócios e são cases de sucesso. O evento aconteceu na terça-feira (26).
O encontro foi no auditório da Aciapi/CDL e contou com a presença de mais de 80 empreendedoras que trocaram informações e experiências. O presidente da Aciapi/CDL, Claudivino de Faria, abriu a solenidade com agradecimento a todos os presentes e pontuando a importância do empreendedorismo feminino para Itaberaí.
Já a presidente da Aciapi Mulher, Raphaella Reis de Lima, destacou que o talkshow foi programado para prestigiar as mulheres empreendedoras da cidade. “O evento é voltado como referência ao empreendedorismo feminino, comemorado no dia 19 de novembro. Reunimos mulheres de referência aqui na nossa cidade, empreendedoras que já fizeram e fazem história há mais de 30 anos, para falar da sua jornada, da sua experiência, da sua vivência de empreendedoras dentro da cidade”, explicou.
A gerente substituta do Sebrae Regional Oeste, Marcicléia Rocha, pontuou o crescimento no número de empreendedoras no mundo e a importância de parcerias. Ela mencionou os dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no qual o Brasil caminha para um futuro empreendedor e formado por sua maioria de mulheres, jovens de até 34 anos e negras. “As empreendedoras representam 54,6% de 47 milhões de empreendedores. São dados magníficos, saber que estamos ocupando nosso espaço e, às vezes, ainda somos olhadas como incapazes. Mas a cada dia provamos o nosso valor e prova disso é ver essa sala cheia”, afirmou.
Marcicléia destacou a capacidade de todas as mulheres empreendedoras e que o Sebrae tem muito a agradecer pela confiança que elas depositam na instituição. “Estamos aqui sempre. Vocês são exemplos para muitas outras mulheres. É muito importante a presença de cada uma; Temos jornadas triplas, mas vocês estão aqui. É importante que vocês saibam que serão o que quiserem e estarão onde quiserem sempre”.
A representante da Facieg Mulher – Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás – e do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora (Cemec), Cleusa Eli de Souza, uma das parceiras do evento, afirmou que essas iniciativas demonstram a importância do associativismo para fortalecer a atuação das empreendedoras na cidade.
“A gente trabalha uma avaliação em questão de trazer a mulher para o associativismo de uma maneira que ela possa enxergar a possibilidade que ela tem de trabalhar e melhorar o seu negócio, desenvolver aquela ideia, aquele projeto que ela tem”, disse. Cleusa ressaltou a presença das instituições, com o Sebrae, além da Aciapi, Facieg e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). “Foram apresentados depoimentos de empreendedoras que começaram pequenininhas, que desenvolveram todo o seu trabalho, seu potencial, até chegar aonde estão hoje. São grandes mulheres com seus negócios, vencendo os desafios do dia a dia”, exaltou.
A qualificação e busca de conhecimento para empreender foi o ponto destacado pela diretora de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Itaberaí, Cíntia Faria, que participou do evento representando a Prefeita do município. “Quando nós falamos de mulher, a gente fala da essência, mulher, mãe, aguerrida, trabalhadora, dona de casa, empresária. E esse momento é ficou marcado na história da associação no sentido de valorizar”, afirmou. Cíntia ainda destacou a presença dos parceiros, como é o caso do Sebrae.
O talkshow iniciou com a palestra “Transformando Paixão em negócio”. Em seguida, a consultora do Sebrae Fabiana Dias, intermediou as participações das empresárias Iricelma Carvalho, da área da educação; Sirlei Cristina dos Santos Silva, conhecida por Linda, na área da beleza; e Cleusa Eli de Souza que, além de integrar a Facieg, atua no comércio varejista da cidade. As três empreendedoras atuam em suas respectivas áreas há 30 anos e são unânimes em pontuar a importância de buscar conhecimento, de se planejar, fazer o que ama, inovar e persistir.
“No Sebrae, sempre que tem algum curso de aperfeiçoamento eu faço para aprimorar meu conhecimento. Vim de uma infância difícil, sem meus pais, mas contei com o apoio dos que me acolheram e hoje estou aqui. Empreendedora mulher que busca sempre renovar”, afirmou Cleusa.
Linda, que saiu de um salão de 70m² para um de 600m², lembrou da sua trajetória de 30 anos. “Foi muita luta. Comecei na área de casa atendendo os vizinhos. Hoje a gente já conta com 30 colaboradores diretos e indiretos. E aí estamos empreendendo cada dia mais”. Iricelma sempre atuou na área de educação. Ensinar a ensinar é sua maior vocação e ela acredita na importância de se deixar legados.
A consultora do Sebrae Fabiana Dias, ao final do evento, lembrou que os três cases de sucesso são de superação e que as três empreendedoras são espelhos para outras mulheres persistirem e resistirem a esse mundo do empreendedorismo.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn