ASN GO
Compartilhe

Tecnoshow: histórias de mulheres do campo que inspiram outras

Livro “Elas & o Agro” - Volume 2 foi lançado no estande do Sebrae e Sistema Faeg/Senar, reforçando a importância do empreendedorismo feminino
Por Valério Delfino, de Rio Verde
ASN GO
Compartilhe
O livro já está em seu volume 2

Para mostrar histórias inspiradoras de mulheres que desbravaram no segmento do agro, o estande do Sebrae e do Sistema Faeg/Senar foi palco do lançamento do livro “Elas & o Agro” – Volume 2, da Umanos Editora, obra que reuniu 21 autoras de diferentes ramos do setor agrícola, cujas histórias servem de inspiração para outras mulheres. Os relatos mostram os desafios, superações, conquistas e oportunidades na hora de administrar um negócio na área, por exemplo.

Obra organizada pela consultora e mentora em negócios turísticos e agronegócio Vanice Marques, que também é uma das coautoras do livro, ela contou que em 2020 queria escrever sua história profissional. “Minha família possui propriedade rural há 50 anos no interior do Mato Grosso, e almejava compartilhar minha vivência na profissão.”

“No entanto, não era apenas isso, porque eu queria compartilhar com outras mulheres algumas histórias dentro do agro, porque acredito muito que é possível fortalecer ao compilar vários dos relatos delas”, contou ao público presente.

Além de Goiás, estão incluídas dentro do grupo de 21 coautoras mulheres do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, cujas histórias não apenas inspiram e servem para compartilhar muito profissionalismo, mas também significam uma representatividade feminina dentro do agronegócio, conforme o relato das escritoras com suas vidas profissionais presentes no livro.

Nos textos, há histórias de produtoras rurais, empresárias e, em destaque, uma indígena com sua produção rural e a CEO de um santuário ecológico dentro da Amazônia, além da participação de comunicadoras e profissionais liberais.

Vanice Marques é organizadora e uma das coautoras das histórias inspiradoras

Contente por estar na Tecnoshow para o lançamento do livro, Vanice adiantou que já existe a preparação para o terceiro volume do livro. “Convidei várias mulheres aqui na feira para que elas possam também escrever suas histórias, materializando e imortalizando essa relação da mulher com o agro”, disse.

De acordo com a editora Umanos, o livro mostra a nova imagem da mulher rural “e tem experiências dentro e fora da porteira, revelando como contribuem com a atividade econômica do agronegócio no Brasil.”

Dentro da obra literária, o leitor pode conferir sobre histórias de trabalho que abrangem valores familiares, jornada profissional, fé, construção de legado e fortalecimento da economia no agro brasileiro, dentre outros tópicos. “São histórias inspiradoras de mulheres que deixaram seu legado no agronegócio”, comentou.

Para conversarem com o público presente e contarem um pouco de suas histórias, estiveram presentes as coautoras do livro Ângela Lieshout (presidente a Comissão de Produtoras Rurais da Faeg); Fabíola Magalhães e Renata Ferguson (produtoras rurais) e a deputada federal e produtora Marussa Boldrin, além da própria Vanice Marques.

Ângela Lieshout, da Faeg; Renata Ferguson, produtora rural; e a deputada federal e produtora Marussa Boldrin participaram do painel de debate

Comissão Faeg Mulher

Logo depois do lançamento do livro, produtoras rurais aproveitaram a ocasião para conversarem e trocarem ideias no Encontro da Comissão Faeg Mulher. Questões como o investimento na capacitação e mão de obra no agro são essenciais ao negócio, conforme destacou a diretora do Sindicato Rural de Rio Verde, Nidia Guerreiro. “É muito importante a visão feminina no agro. Nós temos uma visão periférica. É preciso de união.”

Malva Caixeta, do Sindicato Rural de Cristalina, comentou a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela instituição no município por meio de palestras, orientações e ações sociais, lembrando que o sindicato abriu um treinamento de capacitação técnica de mulheres em campo e irá formar uma turma.

Já Lia Katzer, produtora rural e diretora do Sindicato Rural de Jataí, falou da necessidade de mais engajamento por parte das mulheres nos assuntos que envolvem o agro. “É preciso que haja maior participação nesse sentido.”

Questões como pensar a sucessão em uma propriedade é fundamental, segundo Ângela Lieshout, quando a mulher precisa lidar com essa situação, por exemplo. Por fim, a gerente FPR e assessora da Comissão Faeg Mulher, Carolina Bertel, falou sobre o projeto “De olho no Material Escolar”, um movimento no Brasil em defesa de informação de qualidade sobre o agro no conteúdo escolar.

Comissão Faeg Mulher se reuniu para discutir pontos de melhoria no empoderamento feminino no agronegócio

SERVIÇO

Estande do Sebrae Goiás e Senar GO na Tecnoshow Comigo

Até 12/04

Das 08h30 às 17h

Centro Tecnológico Comigo

Anel Viário Paulo Campos, Km 07

Zona Rural, Rio Verde, GO

Tel: (64) 3611-1684

Entrada gratuita

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284

No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111

Acesse aqui o Polo Sebrae Agro: https://polosebraeagro.sebrae.com.br/

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Elas e o Agro
  • empreendedorismo feminino
  • estande do Sebrae
  • lançamento
  • livro
  • Rio Verde
  • Tecnoshow