A primeira edição do Transformar Juntos Goiás reuniu mais de 700 gestores públicos de todo o estado no Espaço Memoratto, em Goiânia, para discutir políticas públicas para impulsionar o empreendedorismo goiano. O evento é realizado pelo Sebrae Goiás em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM/GO), a Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM).

A cerimônia de abertura ocorreu na tarde do dia 10/07 e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, do vice-presidente do TCM/GO, Daniel Goulart, do presidente da FGM, Paulo Vitor, e do presidente da AGM, José Délio.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura o gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Nacional, Eduardo Curado Matta, e, pelo Sebrae Goiás, o diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o diretor técnico, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, e conselheiros do CDE.

O presidente do CDE, José Mário Schreiner, destacou que a parceria do Sebrae Goiás com o governo de Goiás e outras instituições é extremamente importante para “levar o empreendedorismo aos quatro cantos do estado, aos 246 municípios e aos mais de 600 povoados de Goiás, gerando emprego, renda e qualidade de vida aos cidadãos”. O presidente ressaltou ainda o papel do Sebrae Goiás em desenvolver projetos e ações de empreendedorismo em todo o estado, tais como a Educação Empreendedora e projetos de políticas públicas para os municípios.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, disse que eventos como este para gestores públicos são essenciais para o desenvolvimento do estado, que tem investido na inovação em diversas áreas com foco no cidadão.

O vice-presidente do TCM/GO, Daniel Goulart, disse que “nós só vamos transformar juntos com planejamento estratégico, e este é um ano importante para discutir o planejamento com a sociedade, com os segmentos. Vamos ouvir a sociedade e fazer isso com seriedade para incluir políticas públicas, tais como as voltadas para o empreendedorismo”.
O presidente da FGM e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, parabenizou o Sebrae Goiás e parceiros do evento, e destacou que a iniciativa “capacita, orienta e treina os municípios, mostrando o quão importante é o trabalho em equipe. Cada vez mais é importante ampliar as parcerias, o trabalho em equipe para colocarmos Goiás no ranking de melhor estado do Brasil”.

Da mesma forma, o presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, José Délio, enfatizou que “o Sebrae tem esse DNA de levar e facilitar métodos para que as pessoas empreendam e se juntem em prol de fomentar renda, a exemplo da Salas do Empreendedor nos municípios. E nós temos o dever de transformar juntos nosso estado, precisamos de mais políticas públicas em prol do empreendedorismo”.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, falou como representante do município anfitrião do evento, e destacou que o Transformar Juntos Goiás é fundamental, que mostra as parcerias entre gestores públicos e o Sebrae Goiás para desenvolver o empreendedorismo goiano.

A programação do Transformar Juntos se estende até esta sexta-feira (11/07), discutindo a implementação de ações para a melhoria do ambiente de negócios no âmbito estadual, por meio de temas como simplificação, compras públicas, educação empreendedora e inovação e outras temáticas relevantes para micro e pequenas empresas.
Participam do evento prefeitos, presidentes de câmaras, secretários municipais, agentes de desenvolvimento, representantes de órgãos estaduais e federais, e lideranças de entidades representativas do setor produtivo.

Cidades empreendedoras
Ainda durante a solenidade de abertura, houve o lançamento da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) e a assinatura do Termo de Parceria de Inovação que viabiliza o curso “Inteligência Artificial na Gestão Pública”. Ambas as iniciativas fazem parte do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae Goiás, que visa impulsionar o ambiente de negócios nos municípios por meio de políticas públicas estruturantes.
O PSPE busca identificar e valorizar as conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. As inscrições têm início dia 06 de agosto, e os gestores públicos interessados em inscrever seus projetos podem procurar o Sebrae Goiás para apoio e informações.

Já o curso “Curso Inteligência Artificial na Gestão”, foi desenvolvido pelo Sebrae Nacional a partir de uma oportunidade de desenvolvimento identificada pelo Sebrae Goiás, por meio da Diretoria Executiva e da Unidade de Soluções da instituição. O curso será disponibilizado aos gestores em formato on-line, gratuito, objetivo e 100% autoinstrucional.
O curso aborda conceitos fundamentais de inteligência artificial e identifica seus benefícios, desafios, riscos e implicações legais no contexto da gestão pública municipal, além de reconhecer princípios éticos, aspectos da segurança cibernética e critérios para uso responsável e seguro de ferramentas de IA no serviço público. O termo de parceria para o curso foi assinado por Eduardo Curado, representando o Sebrae Nacional, e pelos diretores do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Marcelo Lessa e João Carlos Gouveia.
Palestras magnas
Após a abertura, o presidente do CDE, José Mário Schreiner, também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), abordou o tema “Cenário Geopolítico e Econômico – Impactos na Nossa Economia”, falando para o público presente sobre contextos dos Estados Unidos, China, União Europeia e Brasil.
José Mário destacou o papel dos pequenos negócios, que somam mais de 900 mil empresas em Goiás, sendo responsáveis por 38% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e por 81% de todos os empregos gerados em 2024. O presidente do CDE do Sebrae Goiás fez uma análise sobre o papel dos pequenos negócios brasileiros, destacando o impacto deles na sociedade e a importância para os municípios, principalmente em relação à criação de ambiente mais próspero e sustentável e a garantia de oportunidade de trabalho para a população local. Em seguida, o vice-governador Daniel Vilela falou sobre “Inovação na Gestão Pública em prol dos Empreendedores”, destacando a inovação governamental como força motriz para acelerar o desenvolvimento do ambiente de negócios. Daniel Vilela destacou as iniciativas do governo de Goiás para fomentar o empreendedorismo inovador, com foco no impulsionamento da economia e no desenvolvimento social do estado.

Economia e desenvolvimento
A programação do Transformar Juntos Goiás ainda abordou, no primeiro dia, quatro painéis sobre temas atuais e relevantes para a gestão pública: Simplificação, Inovação, Educação Empreendedora e Compras Públicas. Esses assuntos são essenciais para o ecossistema de negócios goianos, fortalecendo a economia e a visão de cidades mais desenvolvidas em diversas áreas
O tema “Simplificação” foi discutido pelos especialistas Flávia Regina Britto Gonçalves, Euclides Barbo Siqueira e Raphael Paiva Justo, com moderação de Suely Lyra. O painel apresentou possibilidades para a redução da burocracia, implementação e incremento de processos e procedimentos que auxiliam a agilizar a abertura e legalização de atividades econômicas para a melhoria do ambiente de negócios e melhoria da vida dos cidadãos.

Já no tema “Inovação”, os especialistas Alessandra Wan Zuit e Renato Pereira falaram sobre como gestores públicos podem impulsionar a inovação aberta, integrando startups e pequenos negócios inovadores para aprimorar serviços e operações governamentais. A moderação foi feita por Dario Joffily.
“Educação Empreendedora – Educar para o Futuro” foi tema da palestra de Tiago Belotte, que apresentou aos participantes os desafios e as oportunidades da educação em um mundo impulsionado pela inteligência artificial, emergência climática e novas dinâmicas do trabalho. Essas temáticas são essenciais para a preparação de estudantes e sua atuação no futuro.
O último painel teve como foco “Compras Governamentais”, e contou com os especialistas Frederico Guedes Monferrari e Eduardo Kehdi Filho, com moderação de Hudson Rodrigues Costa. O tema discutiu as possibilidades de inclusão dos pequenos negócios e agricultores familiares nas oportunidades geradas pela economia do setor público, e o apoio dos municípios no planejamento e adequação dos seus processos licitatórios para a compra de produtos e serviços locais.

No dia 11 de julho, a programação segue com o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e Agentes de Atendimento. Os agentes são peças-chave na articulação de ações que facilitam a vida dos pequenos negócios e impulsionam o desenvolvimento sustentável dos municípios, por meio da aplicação de leis, projetos e iniciativas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
Saiba mais sobre o Transformar Juntos
https://vitrine.sebraego.com.br/transformar-juntos/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn