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Trilha da Moda da Regional Metropolitana contabiliza resultados positivos em 2024

Iniciativa atendeu 13 empresas para consolidar e fortalecer o município como polo de moda do Estado
Por Izabela Carvalho, Aparecida de Goiânia
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Projeto teve acompanhamento mensal, oficinas e vistas às empresas (Fotos Divulgação)

A Trilha da Moda da Regional Metropolitana do Sebrae, em um ano de atividades, já apresenta resultados positivos para as empresas participantes. A iniciativa, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (Codap) e o Núcleo da Moda, atendeu 13 empresas, com a meta de consolidar e fortalecer o município como um polo referência em moda no Estado.

Os participantes foram pequenos negócios com realidades distintas em relação à maturidade no mercado e segmento. O projeto atendeu a empresas de acessórios, calçados, moda feminina, praia, fitness, semijoia e artesanato. Elas participaram de oficinas, como “Faça sua estratégia de precificação”; “Como vender mais através da presença digital”; e “Como Aumentar as suas vendas”. As consultorias individuais foram na área financeira, de marketing, vendas e de produtos e marcas.

No percurso, as empresas participantes tiveram acompanhamento mensal com a consultora de Moda e Imagem, Luciene Moreira de Siqueira, a Lú Moreira. Como madrinha do projeto, participou e contribuiu com a concepção, além das atividades presenciais e coletivas com o grupo. Durante os encontros, foram abordados temas diversos relacionados à moda.

No mês de novembro, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), foi realizado o Aparecida Fashion Day, que marcou o lançamento oficial do Núcleo de Moda de Aparecida de Goiânia. O evento celebrou o processo de desenvolvimento local impulsionado pela Trilha da Moda.

“Esse evento foi uma vitrine para que o público conhecesse o potencial das empresas participantes e o talento dos empresários locais. Dessa forma, a economia criativa é fortalecida, com a geração de novas oportunidades de negócios e parcerias”, destacou a gestora da Trilha da Moda, Renata Lopes. Segundo ela, durante esse percurso de março a novembro, foram recebidos diversos feedbacks das participantes sobre o desenvolvimento de suas empresas.

Para o próximo ano, o objetivo é que mais empresas sejam mobilizadas em Aparecida, para que possam participar das oficinas e capacitações. “Em 2025, aumentaremos o número de participantes. Nós queremos chegar a 30 empresas para que sejam atendidas individualmente pela consultoria do Sebrae”, informou a gestora.

Lu Moreira explicou que contribuiu com o planejamento da trilha em todos os detalhes. “Eu e Renata fizemos esse bate-bola. Ela na parte de gestão, de fazer tudo acontecer e eu entrando com a parte técnica”, disse a consultora que já soma 20 anos dedicados à moda, como professora universitária e empresária da área, além de ser fundadora da marca LM Academy. “A experiência foi gratificante e de muito envolvimento. Pude acompanhar o crescimento de cada negócio. O resultado foi muito positivo e pudemos acompanhar isso com feedbacks de cada empresa”, assinalou.

Outro ponto relatado por Lu Moreira é a diversidade de realidades dentro do grupo, desde empresas que estavam começando, até aquelas que já possuem uma jornada maior no mercado. “Tivemos a oportunidade de apoiar na estruturação da empresa, principalmente nesse momento inicial, que é tão desafiador”, ressaltou a consultora.

Como plus do projeto, foi produzido um fashion filme com as empresas participantes. O material mostra o que o Núcleo tem a oferecer “É uma produção bastante sofisticada, com profissionais altamente qualificados. Esse audiovisual será um recurso estratégico que o Núcleo poderá utilizar em diversas ocasiões no futuro”, explicou.

Objetivo da Trilha para 2025 é que mais empresas sejam alcançadas e recebam consultorias

Contabilização de resultados

Para Joseane Rodrigues Souza, fundadora da Joseanne Acessórios em 2009, a experiência com o apoio do Polo da Moda foi bastante positiva. “Abriu novas oportunidades de negócios por meio dos eventos e trouxe valiosos conhecimentos adquiridos com as consultorias e networking com outras empreendedoras locais”, destacou.

Outro aspecto foi o aumento do faturamento da empresa. “Com novos canais de vendas, esse ano comecei nos marketplace e já estou com crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado”, celebra Joseane, que já tem como metas para 2025 escalar a presença nos multicanais online.

Satisfeita com os resultados apurados, Marcela Assis de Farias, da Ativafit Moda Fitness, já contabilizava 20 anos de mercado e a participação na Trilha da Moda já registra aumento nas vendas. “Houve melhora entre 10% e 15%. Nós vendíamos em torno de 50 e 60 mil. Hoje a variação é de 70 mil a 80 mil por mês”, assinala. Marcela, além do lucro financeiro, adquiriu novos conhecimentos e reforçou outros, seja no marketing ou no financeiro, onde percebeu maior deficiência na empresa. “Conseguimos executar tudo que foi passado. O maior gargalo era na precificação, e, sem isso, não há lucro”, apontou.

A empresária assimilou tão bem o conteúdo que já compartilha a lição de que roupa barata tem muita no mercado, só não se sabe se a empresa vai sobreviver. Além disso, Marcela compreendeu que além de pagar as despesas, é necessário ter lucro para poder reinvestir na empresa. “Foi esse o olhar que o Sebrae nos deu”, destacou.

O reconhecimento, valorização e incentivo aos colaboradores também faz parte das estratégias ensinadas às empresas. Essas medidas ajudam os colaboradores a “vestirem a camisa”, além de serem apoiados no aprendizado para uso de novas ferramentas. “Assim, não vão querer estar aqui apenas pelo salário, mas pelo ambiente favorável ao crescimento deles”, completou.

Para Marcela, a participação na Trilha da Moda representou valorização. “Apesar de muito tempo no mercado, muitas vezes não me sentia vista. Foi possível alcançar o objetivo, conhecendo outras empresas. Agregou e trouxe visualização. Foi uma vitrine”, concluiu.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

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