ASN GO
Compartilhe

Trindade avança no desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo

Sebrae é um dos parceiros do poder público e de empresários para organizar o segmento
Por Carla Gomes, de Trindade
ASN GO
Compartilhe
Encontro em Trindade para workshop promoveu dinâmicas e definiu tarefas a serem cumpridas (Fotos Edmar Wellington)

“Gostaria de enfatizar a importância do Sebrae na consolidação dessa estratégia turística para o município. Sem a instituição jamais conseguiríamos executar esse trabalho, o plano municipal. O Sebrae é nosso padrinho, é extremamente profissional, com ele conseguimos nos organizar e ter uma direção e colocar objetivos e metas, nos dando todo o respaldo para podermos executar nossas ações. Não poderia deixar de enfatizar a gestão estadual de Turismo da instituição, representada pela gestora Priscila Vilarinho, que é essencial em todo esse processo.”

Com esse depoimento, Warley Lopes, secretário de Turismo e Cultura de Trindade, na Região Metropolitana, sintetiza o trabalho do Sebrae frente aos municípios de Goiás. Integrante do projeto Caminhos Santos e já desenvolvendo o Plano Municipal de Turismo da cidade, a cidade segue o caminho do desenvolvimento com ações e estratégias planejadas.

Na segunda-feira (06), representantes do município estiveram presentes no lançamento do projeto Caminhos Santos, em Goiânia. Já na quarta-feira (08), em Trindade, foi a vez de avaliar, em um workshop, o que estava sendo desenvolvido em um ano que o Plano Municipal de Turismo tinha sido apresentado.

“Fizemos uma pausa para reflexão e avaliação do que fizemos em pouco mais de um ano do plano entregue. Os desafios vêm depois da apresentação do plano, já que precisamos colocá-lo em prática. Nós continuamos trabalhando, e nesse encontro fiquei surpreso ao perceber que ou já fizemos ou estamos fazendo em torno de 50% das propostas apresentadas no estudo. O plano tem 115 metas dentro do turismo, cultura, meio ambiente, planejamento urbano e infraestrutura, e foi um momento para avaliar esse desenvolvimento. O workshop foi um momento de avaliar esse primeiro ano”, explicou o secretário.

O secretário Warley Lopes exaltou a parceria com o Sebrae na definição do plano

Já sobre os Caminhos Santos, ele considera que representa a organização do turismo religioso no estado em cidades como Anápolis, Nova Veneza, Aparecida de Goiânia, Trindade e outras. “A união de esforços dessas cidades que têm representatividade. O mais interessante é que esse projeto despertou na Igreja Católica a possibilidade de reacender a Pastoral do Turismo. Para uma cidade igual a Trindade, que vive do turismo religioso, isso vai ser muito importante”, afirmou Lopes.

O secretário ressaltou a relevância da iniciativa. “O projeto Caminhos Santos vem como uma nova esperança para as cidades turísticas e religiosas. Ele vem para acender a chama e valorizar e destacar o estado no cenário nacional. É uma chama de esperança”, finalizou.

Workshop

Durante o workshop em Trindade, a consultora de Turismo do Sebrae Rejane Pasquali identificou o que o município executou e o que está sendo feito e, após esse levantamento, foram definidas 20 metas para serem executadas até 2025.

Para a consultora, o resultado nesse primeiro ano de avaliação foi muito positivo. “Fizemos uma mensuração de quais metas foram cumpridas, o que já foi feito e o que está sendo feito e o que ainda está por fazer. Eles ainda têm nove anos para executar todo o plano. Hoje estamos vendo como eles estão andando para que a gente consiga ajudá-los”, disse.

As consultoras Rejane Pasquali e Ana Lúcia orientaram os trabalhos

Rejane ressaltou que, às vezes, o município recebe um documento como esse e não sabe qual caminho seguir e qual estratégia tomar. “Estamos voltando para dar um direcionamento a eles. Estamos entregando um plano denominado Direcionamento e Estratégias Executivas para 2024 e 2025. A partir do que foi discutido no workshop, a gente escolhe algumas metas que serão prioritárias. O Sebrae destrinchou um pouco mais essas metas para auxiliar o município. Quem faz o quê, qual o papel de cada um. É entender como eles estão e oxigenar esse cenário do plano estratégico”, afirmou.

A consultora finalizou destacando a importância da iniciativa. “Entendemos a real importância desse workshop, e o Sebrae continuará monitorando. Nós oxigenamos eles e todos ficaram super empolgados. Deu um novo gás à equipe para dar continuidade no desenvolvimento do plano turístico”, concluiu.

O evento serviu para reunir autoridades, instituições e representantes do trade turístico.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Plano Municipal de Turismo
  • Trindade
  • Turismo
  • workshop