ASN GO
Compartilhe

Turvânia realiza encontro temático do Programa Cidade Empreendedora e integra consórcio de resíduos sólidos

Iniciativa do Sebrae aconteceu neste dia 20 de agosto na Câmara Municipal da cidade. Evento reuniu cinco municípios da região
Por Carla Gomes, de Turvânia
ASN GO
Compartilhe
Evento teve como objetivo capacitar servidores públicos para o desenvolvimento de políticas públicas (Fotos Acervo Pessoal Fábio Soares)

O aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Cigirs), com sede em São Luís de Montes Belos e com participação das cidades, além de São Luís, de Turvânia, Firminópolis e Cachoeira de Goiás, foi o caso de sucesso apresentado em Turvânia no Encontro Regional Temático do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Goiás, com o tema Gestão de Resíduos Sólidos.

O evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade, na quarta-feira (20), e contou com a participação de representantes de várias cidades da região. O objetivo foi capacitar servidores públicos para o desenvolvimento de políticas públicas, abordando aspectos relacionados com a gestão dos resíduos sólidos.

O gerente do Sebrae Goiás na Regional Oeste, Flávio Vilhalba, destacou que a regional atua em 48 municípios. “A iniciativa visou apresentar um exemplo positivo de gestão e reuniu gestores municipais para discutir e promover o desenvolvimento territorial sustentável na região e no estado”.

Encontro teve participação de aproximadamente 50 pessoas de cinco municípios

Alessandra Campos é consultora do Sebrae e atua no Programa Cidade Empreendedora e lembrou que o evento teve a participação de 50 pessoas de cinco municípios da região. A consultora também destacou a conteúdo pragmático da palestra.

“O palestrante abordou o tema com muita expertise, trouxe exemplos práticos de como melhorar a gestão ambiental com vários cases de sucesso, apresentando pontos também de dificuldades e de superação. Os municípios que participaram do evento saíram inspirados com a quantidade de informações que são possíveis de serem colocadas em prática”, disse Alessandra.

O Secretário do Meio Ambiente de Turvânia, Jair Cézar Rosa de Sousa, considerou que o encontro foi muito positivo e útil para entender como funciona o processo de gestão de resíduos sólidos. “Nesse encontro, discutimos necessidade de seguir as normas ambientais e a intenção de acabar com o lixão local, promovendo a conscientização, especialmente nas escolas”, destacou.

Jair também ressaltou a boa parceria entre a prefeitura, o Sebrae e a gestão pública, com o objetivo de oferecer dignidade, saúde e geração de renda à comunidade, com foco em um aterro sanitário modelo. “Agradeço a todos os parceiros e me coloco à disposição para receber visitas de outros municípios interessados em conhecer nosso consórcio”, disse.

O secretário do Meio Ambiente de São Luís de Montes Belos, Rodrigo Batista Rodrigues, também estava no evento e abordou a ampliação de conhecimento na questão de gestão de resíduos sólidos. “A minha equipe da secretaria esteve em Turvânia e tivemos a oportunidade de ampliar nosso conhecimento nessa área. Também tivemos a oportunidade de conhecer novos parceiros que já pegamos o contato para dar uma destinação correta de nossos resíduos eletrônicos. É uma das pontas que ainda tínhamos dificuldade para dar destinação. A parceria que temos com o Sebrae é muito gratificante”, finalizou.

Alguns dos participantes do evento, que teve como tema Gestão de Resíduos Sólidos

O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Turvânia, Waltenio Santos de Paiva, destacou que o consórcio é muito bem estruturado e pode servir de modelo para outras cidades. “Turvânia, há 15 anos, e outros quatro municípios tiveram essa iniciativa e hoje nós temos um consórcio licenciado conforme as normas ambientais e, por sinal, acredito ser um dos poucos consórcios no estado de Goiás funcionando em plena atividade e que tem uma cooperativa que trabalha lá dentro e gera emprego”.

O diretor executivo do Cigirs, Fabrício Rômulo, lembrou que o consórcio começou do zero e hoje se tornou modelo para todo o Estado. “Tudo que foi feito no aterro sanitário foi graças a recursos próprios de cada município e hoje o nosso aterro sanitário é exemplo como gestão, vontade pública dos prefeitos, do consórcio. Só tenho que parabenizar os prefeitos”, finalizou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Cidade Empreendedora
  • gestão de resíduos
  • Regional Oeste
  • Turvânia