Leia Rodrigues é professora da primeira fase do Ensino Fundamental na rede pública de Porangatu, no Norte Goiano, e sempre teve um olhar diferenciado voltado para os métodos educacionais. Devido à experiência adquirida em sala de aula, ela sabe muito bem que é preciso transmitir aos alunos muito mais que conhecimento, pois, para ela, nesta arte de ensinar é de fundamental importância valorizar os sentimentos e ainda levar em consideração os aspectos emocionais dos estudantes.
“Trabalhar e valorizar as emoções dos alunos é algo que o professor precisa levar em consideração, pois é a partir disso que o educador vai criar uma linha de comunicação e de empatia, ao mesmo tempo que ele vai entender os estudantes e as suas reações. E isso é algo que eu já pratico sempre, seja a partir da leitura de um texto ou qualquer outra atividade, busco oportunidades para entender quais são as impressões que eles têm, o que eles entenderam e quais as novas experiências que gostariam de experimentar”, destacou.
E este foi um dos principais pontos abordados pelo palestrante Sérgio Vale da Paixão, durante uma palestra para motivar professores da rede pública de Porangatu nos dias que antecederam o retorno às salas de ano par ao ano letivo de 2024. Na semana passada e nesta semana, o Sebrae tem participado ativamente desses eventos de preparação para o ano letivo em diversas cidades por todo o estado.
O evento em Porangatu aconteceu no último dia 19 no Centro Cultural da cidade, onde foi realizada na ocasião a primeira Formação Pedagógica dos educadores do ano. Mais de 300 professores participaram da capacitação.
Lotada no Departamento do Ensino Infantil, a professora Elizabeth Arcebispo experimentou uma nova forma de pensar e trabalhar a educação. “Essa palestra soma muito para a nossa vida profissional, uma vez que este contato com o palestrante veio nos revelar o quanto a nossa importância na educação é maior do que a gente imagina. O universo é muito abrangente, e podemos dizer que essa palestra foi muito produtiva para os professores, que hoje saímos daqui conscientes e motivados, sabendo que através do nosso trabalho podemos fazer a diferença”, declarou.
O palestrante disse que a história da educação tem mostrado nos últimos anos que é preciso quebrar paradigmas e fazer alterações nos métodos educacionais praticados, procurar inovar o trabalho desenvolvido em sala de aula.
“A gente tem percebido que falar sobre emoções, sentimentos e felicidade com as crianças é tão importante quanto trabalhar as disciplinas curriculares. Não de forma separada, e foi isso que nós conversamos aqui. E isso deve acontecer de forma transversal, ou seja, trabalhar esses conteúdos atravessando os conteúdos da base curricular. Nesse sentido, a conversa foi bastante produtiva e tenho certeza que os resultados vão acontecer na prática daqui para frente”, assegurou o palestrante.
Sérgio Vale disse ainda que falar em empreendimento e desenvolvimento é falar de inovação e criatividade. E afirmou que a escola deve estar inserida neste contexto. “A escola é lugar disso, pois é dentro da sala de aula a gente promove criatividade, inovação e empreendedorismo. O Sebrae está de parabéns por essa iniciativa, uma vez que plantar essa semente é promover o desenvolvimento no país”, declarou.
Para o gerente interino do escritório da Regional Norte do Sebrae em Porangatu, Ewerton Filho, o município é um dos mais importantes da região e tornou uma cidade empreendedora dentro de um projeto especial da instituição, onde um dos eixos trabalhados nesse processo é a educação. “Então trouxemos essa palestra de grande impacto para demonstrar para os professores a melhor forma de começar o ano letivo”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 98527-0246
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn