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Viamafia: marca genuinamente goiana celebra dez anos

Com crescimento no segmento fitness e apoio do Sebrae, empresa chega a outros países
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
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Empresa convidou clientes para conhecer suas instalações e processos em Goiânia (Fotos Divino Batista)

Em comemoração aos 10 anos da Viamafia Fitness, celebrados no dia 3 de novembro e em homenagem ao aniversário de 92 anos de Goiânia, no dia 24 de outubro, a empresa brindou seus clientes com um tour pelas instalações da marca, no setor Estrela Dalva. A celebração contou com clientes nacionais e de fora do país e com a participação do Sebrae, que tem sido parceiro na consolidação da gestão e de outros processos importantes para consolidar a marca nacional e internacionalmente.

Beatriz Dorneles, embaixadora do Empreendedorismo Feminino e gestora da Moda do Sebrae Goiânia, destaca o potencial da marca genuinamente goiana, fundada por Edilberto Quirino de Moura, conhecido por Beto. “Com uma década de história, ela celebra essa trajetória trazendo alguns dos seus melhores clientes para uma experiência exclusiva, um tour pelas instalações e um workshop com os empresários clientes, inclusive do exterior. Foram momentos únicos de troca, aprendizado e conexão gratificante”, destaca.

A embaixadora do Empreendedorismo Feminino e gestora da Moda do Sebrae em Goiânia, Beatriz Dorneles

Para Beatriz, foi muito importante a empresa proporcionar aos clientes o acesso a todo o processo produtivo, desde a idealização das peças para oferecer conforto aos clientes finais. Destaque também para a escolha dos tecidos, que leva em conta o cuidado com a transpiração, com tratamento anti-odor, além do uso da tecnologia de ponta disponível no mercado para um resultado de excelência, sem deixar de pensar na economicidade, evitando o desperdício de material, além da preocupação com o impacto ambiental.

“Tudo isso com um acabamento perfeito e dentro de rigoroso controle de qualidade, foi apresentado. A marca vem atravessando fronteiras e ganhando reconhecimento lá fora, mantendo sempre nossas raízes goianas. Hoje, mostra que é uma referência em moda fitness no atacado e também no varejo, abastecendo milhares de empresas de todo o país”, assinala a gestora.

Segundo Beatriz, o trabalho do Sebrae Goiás com a marca começou a ser desenvolvido há cerca de um ano e meio. “Eles iniciaram com a gente no Amarê Fashion do ano passado e fizeram um trabalho magnífico, não só de passarela. Eles convidaram os clientes, montaram toda uma estrutura para receber. Além disso, a magnitude que eles vêm tomando merece destaque. Reestruturaram e aumentaram o tamanho da loja física, localizada em um dos maiores shoppings de atacado em Goiânia”, destaca.

Neste ano, eles participaram do Projeto de Moda 2025, da Regional Central, em que Beatriz é gestora. “Foi um prazer ter uma marca que é Empresa de Pequeno Porte (EPP), que confiou em nós, entregou seus números e dados e permitiu nosso trabalho na gestão de todo o processo, no qual fizemos o refinamento, seja na construção, na equipe da produção ou do marketing, que tem a Lorrayne à frente”, salientou.

A gerente-geral da marca Viamafia, Cleo Rocha

Trabalho e dedicação

“A Viamafia nasceu de um sonho que começou no fundo do quintal”, relembra Cleo Rocha, gerente-geral da marca. “O Beto trabalhava em uma malharia e decidiu apostar em um novo produto, inspirado no segmento fitness. Começou na casa da avó, com um empréstimo de oito mil reais, ao lado da namorada e do irmão. Assim surgiu a Viamafia, literalmente no fundo do quintal”, contou.

Segundo Cleo, o crescimento foi natural e constante. “Logo veio a primeira loja, o primeiro galpão e uma equipe que só aumentou. Quando entrei, há três anos, éramos cerca de quinze pessoas em um galpão. Hoje já somos mais de 60 colaboradores diretos, além dos prestadores de serviço.”

Ela destaca o perfil humano do fundador como um dos maiores diferenciais da marca. “O Beto sempre coloca as pessoas em primeiro lugar. Ele costuma dizer que não quer comer picanha se o colaborador não puder assar um frango. Essa visão faz toda a diferença”, afirma.

Cleo também salienta o papel do Sebrae na consolidação da empresa. “A parceria começou há cerca de dois anos e foi essencial para o amadurecimento da marca. O Sebrae mostrou a ele o potencial, ajudou a acreditar ainda mais no negócio e a estruturar a gestão, impulsionando nossa expansão e o desenvolvimento da equipe”, complementa.

A gerente de Marketing da marca, Lorrayne Cavalcanti Caldeira

Segundo Lorrayne Cavalcante Caldeira, gerente de Marketing da Viamafia, antes mesmo de 2020 a empresa já contava com três lojas na região da 44. “A pandemia foi um divisor de águas. Ele percebeu que precisava de um espaço adequado para os colaboradores e, em vez de construir a própria casa, decidiu erguer o primeiro galpão, que hoje é a nossa sede”, relembra.

Ela conta que o período foi decisivo para o fortalecimento da marca. “Enquanto muita gente parou, o Beto manteve o foco no on-line. As pessoas continuavam treinando em casa e as vendas seguiram. Quando tudo ficou mais difícil, ele priorizou as pessoas: congelou pagamentos a fornecedores, manteve toda a equipe e depois renegociou tudo. Foi assim que a Viamafia superou a crise”, explica Lorrayne.

Na opinião da gerente de Marketing, a consultoria com o Sebrae também foi um marco. “Eu já trabalhava no mundo da moda e conheci o programa Amaré. A partir dali, entendemos o quanto o Sebrae poderia nos ajudar a expandir. Participar do Amaré foi outro divisor de águas”, salientou.

Atualmente, a Viamafia tem outro diferencial: quase 90% dos colaboradores são mulheres e moradores da região Noroeste de Goiânia. “O Beto faz questão de valorizar o talento local e o empreendedorismo regional. O Sebrae está muito alinhado a esses valores”, pontua. Lorrayne antecipa os próximos passos e compartilha o que vem por aí em 2026. “Queremos seguir crescendo, fortalecer nossa identidade goiana e levar a Viamafia, junto com Goiânia, para ainda mais longe.”

O empresário Alejandro Guzman trabalha com a marca em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia

Clientes satisfeitos

Alejandro Guzman, @alejandro.guz.m, veio da cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra para conhecer as instalações da Viamafia. Cliente da empresa há cerca de quatro anos, já contabiliza mais de 150 clientes diretos no seu país e ressalta a satisfação e agradecimento pelo quanto a marca faz diferença na sua empresa.

“Meus clientes amam a Viamafia, assim como eu. É de muita qualidade, além de ser muito linda, com acabamentos perfeitos. Sua qualidade é impressionante. As pessoas da Bolívia amam a marca e estamos felizes e orgulhosos com ela e por poder conhecer a fábrica e ter acesso às novidades para o 2026”, disse.

A neta de Irene Barbosa de Araújo (foto) trabalha com a marca nos Estados Unidos

Irene Barbosa de Araújo esteve na empresa como representante da neta Marcella de Araújo Garcia, que mora no estado da Virgínia, Estados Unidos, e desde agosto deste ano é cliente fiel da marca, que revende no país norte americano. “Toda semana ela recebe as novidades daqui e está muito satisfeita com os resultados. A aceitação é bem grande e os resultados têm sido muito bons para minha neta. As vendas só crescem”, afirma.

Moradora da cidade de Inhumas, Irene disse estar encantada com poder conhecer de perto a empresa e ver a qualidade dos produtos e todo o processo desde a idealização até a qualidade final do que é entregue aos consumidores.

A empresária Adriana Alves trabalha em Rondônia com as peças da marca

Adriana Alves (@gabyfit.modafitness) residente em Porto Velho, Rondônia, é cliente da Viamafia há cerca de dois anos e compartilha a satisfação pela oportunidade de conhecer a empresa. “Eu amo a qualidade. Eles estão sempre antenados com o que tem lá fora e trazem sempre novidades, com uma grande quantidade de lançamentos”, elogia.

Para ela, estar na empresa e ver cada detalhe de como funciona todo o processo é uma experiência diferenciada. “Eu sempre acompanho a marca pelas redes sociais, pelos canais oficiais deles, mas presencialmente é muito melhor”, afirma.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

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