ASN GO Atualização
Compartilhe

Visita técnica apresenta realidade da cidade de Rio Verde

Por meio do Sebrae representantes de Anicuns e Jussara conheceram a experiência de uma cidade que desenvolve acima da média do estado
Por Renato Borges, São Luís de Montes Belos
ASN GO Atualização
Compartilhe

Por meio do Sebrae representantes de Anicuns e Jussara conheceram a experiência de uma cidade que desenvolve acima da média do estado

Sebrae Visita Técnica a Rio Verde 01
Sebrae organizou visita técnica ao município de Rio Verde para avaliar as boas iniciativas desse município do sudoeste goiano (Foto Tassiany Costa)

Com o objetivo de adquirir conhecimentos, trocar experiências e sanar dúvidas em uma pasta de suma importância para qualquer município, o Sebrae realizou visita técnica de benchmarking à cidade de Rio Verde, cujo objetivo foi conhecer de perto o funcionamento e ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo daquela cidade. Participaram da visita representantes das cidades de Anicuns e Jussara, ambas contempladas pelo Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Goiás. Os visitantes foram recebidos pelo gerente da Regional Sudoeste do Sebrae, Adriano Gonçalves Teixeira.

Com o objetivo de possibilitar secretários de desenvolvimento conhecer de perto o trabalho de uma cidade que é referência em atração de empresas e desenvolvimento econômico, os visitantes também tiveram a oportunidade de entender os caminhos para implementação de projetos e leis voltados para a criação de um melhor ambiente de negócios e geração de renda; O secretário Denimário Borges falou aos presentes no sentido que eles precisam entender que as ações devem ser pensadas a longo prazo, e com a integração de todas as demais secretarias. Para ele, essa integração garante à sociedade não só oportunidade de emprego, mas também segurança, saúde, mobilidade urbana, educação e capacitação.

Denimário explicou que o prefeito Paulo do Valle faz um planejamento de todos os projetos, antes mesmo da sua aplicação, com o objetivo de atender duas ou três vezes a quantidade de habitantes da cidade. Rio Verde atualmente cresce em ritmo acelerado e chega ser o dobro da medida do estado em população.

Cases

Foram apresentados diversos projetos realizados pela cidade, entre eles o Proden-RV (Programa de Desenvolvimento de Rio Verde), que atraiu um bom número de empresas grandes e hoje disponibiliza vagas para médias empresas, o Dimpe (Distrito Industrial da Micro e Pequena Empresa), e os detalhes da implementação de cada um deles.

Representantes da cidade de Anicuns de cerca de 22 mil habitantes e que inaugura a Sala do Empreendedor no próximo dia 4 estiveram presentes para conferir de perto a experiência de Rio Verde: o vice-prefeito Júnior Valadão, que também ocupa a pasta de da Indústria e Comércio, o diretor de Indústria e Comércio, Iron Costa, Wellington Rocha, diretor de Turismo, e a vereadora Claudia Gomes.

Jussara, que recebeu a Feira do Empreendedor e inaugurou a Sala do Empreendedor, esteve representada pelo vice-prefeito e secretário de Esportes, Adriano Dias, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Lopes, e o assessor Jurídico Tarles Alves. Pelo Sebrae Goiás, foram o gerente da Regional Oeste, Flávio Vilhalba, o consultor de Políticas Públicas João Júnior e os analistas da Regional Sudoeste Maxsuel Bueno e Tassiany Costa. Os participantes da visita técnica destacaram a importância de conhecer o modelo desenvolvido pela cidade de Rio Verde e foram unânimes em afirmar que foi um divisor de águas.

Flávio Vilhalba disse que a visita é um projeto que ele já planejava e foi construído junto ao Sebrae Goiás e participantes, para que se possam viver possibilidades e sonhar em avanços significativos para cada município de acordo com a realidade de cada um.

Benchmarking

De forma simplificada, o benchmarking é um processo de estudo, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro no caso de empreendimentos comerciais. O termo benchmarking como ferramenta organizacional se popularizou nos anos 80, graças a Xerox Corporation, que cunhou o termo e criou algumas ideias e objetivos, com os quais conseguiu superar suas progressivas perdas de mercado.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Renato Borges / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99307-8861

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Anicuns
  • benchmarking
  • Jussara
  • Rio Verde
  • técnica
  • visita
  • visita técnica