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Workshop Política de Negócios capacita profissionais do turismo em Goiás

Encontro reuniu empresários, associações e consultores em um projeto-piloto do Sebrae Goiás
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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Para se posicionar no mercado de maneira competitiva e efetivamente lucrativa, as empresas precisam definir estratégias para implementar uma política de negócios com foco em conversão em vendas. O assunto foi amplamente discutido na teoria e na prática, na quarta e quinta-feira (29 e 30/11), no workshop Política de Negócios, realizado pelo Sebrae em Goiânia. O evento foi conduzido pela consultora especializada em Turismo do Sebrae Mato Grosso, Tatiana Fernandez, em um projeto-piloto da instituição. A ideia é ampliar o conhecimento dos empreendedores e mostrar as vantagens de se construir uma política de negócios ao mesmo tempo em que se modela o empreendimento.

O encontro reuniu empresários, associações e consultores que trabalham em diversos segmentos do turismo. Estavam presentes representantes da Pousada Jardim das Flores, no Caminho de Cora; da Calliandra Flor Gastronomia & Bistrô Adega, que faz parte da Rota dos Pireneus; da Associação Comunitária Kalunga do Engenho II, de Cavalcante; da Associação Filhos do Pai Eterno, do Santuário do Divino Pai Eterno, de Trindade, que faz parte do Caminho de Negócios e Tradições; da Rota do Bem-Estar e Saúde, da Chapada dos Veadeiros; das agências de viagens Zaltana Ecoturismo de Aventura e Caminho de Santana, de Cavalcante; e da TripTour e Entre Porteiras, agências de viagem de Rio Verde.

Evento foi conduzido pela consultora especializada em Turismo do Sebrae Mato Grosso, Tatiana Fernandez, em um projeto-piloto da instituição

A política de negócios, explicou Tatiana, é um conjunto de ações estratégias que o empreendedor define para que a empresa funcione perfeitamente. Durante o workshop foram feitas reflexões de como agregar valor ao produto, o relacionamento com a persona, como estabelecer o kit de vendas, como costurar as regras de negociação, como se comportar com o cliente, e a parte mais complexa, que é o posicionamento de mercado e a precificação.

“Por um vício de comportamento, a tendência é modelar o produto e depois fazer o posicionamento e a precificação, e todas essas etapas precisam ser estruturadas no mesmo compasso para evitar perdas irreversíveis quando o negócio entrar em funcionamento”, ressaltou a consultora, que lembrou que o turismo é um dos tipos de serviço onde o valor agregado é intangível. Nesse sentido é preciso incluir no planejamento e no posicionamento detalhes importantes que servem não para encarecer, mas para valorar os produtos oferecidos.

Por exemplo, quando uma loja investe em climatização, sonorização e uma iluminação introspectiva e morna, isso é um diferencial que precisa ser incluído no planejamento de preço, assim como gastos com divulgação, atendimento ao guia turístico, cortesias para imprensa e influenciadores, a padronagem da roupa de cama na hotelaria, entre muitos outros.

O encontro, misto de teoria e prática, teve dinâmicas sobre como definir em que fase está o negócio de cada um: se não vende satisfatoriamente e faltam clientes, se tem demanda, mas os resultados não dão o lucro esperado ou se o empreendimento tem demanda, tem lucro, mas pode tem melhor desempenho. A consultora lembra que o setor turístico é muito peculiar, e por isso é necessário que o empreendedor entenda seu negócio e tenha olhar para o mercado e para o setor da economia no qual ele pertence.

Para ter sucesso no empreendimento, Tatiana enumera algumas características que o empreendedor e a empresa precisam ter: boa comunicação, definir a venda (B2B – de empresa para empresa ou B2C – de empresa diretamente para o cliente), marketing e branding (promove o negócio e aumenta a percepção de valor da marca), planejamento, regra e preço. “Quem tem uma marca forte, um diferencial competitivo (o que o diferencia da concorrência), investimento em publicidade, atendimentos exclusivos e consegue enxergar valor nos produtos tem mais chance de prosperar”, explicou.

Gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho

Para a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, o workshop foi mais um momento em que a instituição envidou esforços para a qualificação e o fortalecimento do ecossistema turístico do estado. “Trabalhamos para impulsionar de maneira assertiva os pequenos negócios que formam essa cadeia produtiva que tem um potencial gigante de impactar a economia em todas as regiões. E a disseminação de conhecimento, a vivência e a troca de experiências é enriquecedor para todos nós”, avaliou.

Conhecimento e estratégias

Letícia Carvalho Clemente e a irmã, Lorena Carvalho Clemente, são proprietárias da agência Entre Porteiras, criada há três meses em Rio Verde, cidade do Sudoeste Goiano, a 240 km da capital. De acordo com pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é um dos dez mais ricos do país em agronegócio e leva em conta a produção de grãos, valor da produção das lavouras e rendimento. Nesse cenário e em parceria com o HUB Agro Science, a agência trabalha com receptivo para atender à demanda por visitação de toda cadeia do agronegócio, como empresas, fazendas, cooperativas, instituições de ensino do município.

Letícia Carvalho Clemente é proprietária da agência Entre Porteiras juntamente com a irmã, Lorena Carvalho Clemente

Com um público nacional e internacional, Letícia participou do workshop em busca de mais conhecimento, estratégias de mercado e como agregar valor ao serviço oferecido. “Estamos trabalhando com uma demanda que já existia, e nosso objetivo é trazer valor não só para nosso serviço, mas para todos os empresários que ainda não se atentaram para o ganho que podem obter com o turismo de agronegócio. “Para nós as informações que vou levar nos dão uma luz no caminho que temos que trilhar e entender no segmento do turismo”, disse.

O padre Sidney Martins da Silva participou do workshop. Ele foi um dos representantes da Associação Filhos do Pai Eterno, que dirige o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. O município fica a 26 km de Goiânia e é um dos nove que fazem parte do Caminho de Negócios e Tradições, e recebe por ano cerca de 5 milhões de visitantes entre turistas e fiéis. O padre Sidney contou que, para acolher melhor os romeiros e peregrinos que visitam o Santuário, a associação está organizando um receptivo que inclui empresas no ramo de transporte, hotelaria e gastronomia.

Padre Sidney Martins da Silva está trabalhando para criar um receptivo na Associação Filhos do Pai Eterno

“Em parceria com o Sebrae estamos na fase de planejamento. Nosso objetivo é oferecer esse acolhimento além da Basílica e garantir que os fiéis possam voltar e divulgar nosso turismo religioso com base na espiritualidade, mas também oferecer uma estrutura de qualidade em todas as etapas – chegada, estadia e novos atrativos. Nesse momento estamos absorvendo as informações e temos certeza de que esse trabalho precisa ser feito em conjunto, com as melhores estratégias de mercado para que seja promissor e possa trazer ganhos para a economia local”, explicou.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

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