ASN GO
Compartilhe

Goiás é destaque no Turismo com mais de 25 mil novos negócios abertos em 2024

Estado ocupa 8ª posição no ranking nacional de destinos mais procurados pelos brasileiros. Rotas turísticas são atrativos para pessoas de todo país
Por Kalyne Menezes
ASN GO
Compartilhe
O Salto do Itiquira é uma das grandes atrações turísticas de Formosa (Foto Sec. Mun. Turismo e Cultura de Formosa/Divulgação)

Goiás tem se destacado como destino turístico dos brasileiros, e ocupa o oitavo lugar no ranking de estados mais procurados por viajantes nacionais, o que colocou o estado como o destino de 779 mil viagens em 2023. É o que revelou a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar Contínua – Turismo (PNADC Turismo), divulgada pelo IBGE em 13/09.

O mapa turístico do Estado é composto por 96 municípios, que oferecem atividades e atrações para públicos variados. Segundo a pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor 2023, o maior sonho da população brasileira é viajar pelo Brasil (53%). Juntos, o potencial turístico e o sonho da população em conhecer novos lugares movimentam os pequenos negócios, que somam 186.723 mil empresas em Goiás, conforme levantamento do Sebrae com base em dados da Receita Federal de setembro de 2024. Dentre essas, 97.507 são Microempreendedores Individuais (MEI), 78.050 são Microempresas (ME) e 11.166 são Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Segundo o Sebrae Goiás, somente em 2024 mais de 25 mil novos negócios voltados para o turismo foram abertos em Goiás. Em comparação com 2023, houve um crescimento de 11% no número de empreendimentos ativos, sendo que o setor de Serviços se destaca com 90,5% desse total, seguido pela Construção Civil (5,1%) e Comércio (1,3%). O mercado turístico em Goiás também gera emprego e renda, de acordo com a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, com impacto em toda a economia local e regional.

Com todo esse potencial turístico do estado, as empresas precisam se diferenciar da concorrência. Por isso, além da gestão empresarial, o Sebrae Goiás tem capacitado e qualificado os empreendimentos para atuarem com marketing digital.

“Nós apoiamos os pequenos negócios para que eles tenham mais posicionamento na internet, mais competitividade e atuação mercadológica, atraindo cada vez mais turistas para uma experiência mais qualificada, além de abrir e ampliar oportunidades de comercialização para os pequenos negócios que compõem as rotas turísticas”, destaca Priscila Vilarinho..

Regiões turísticas

O Sebrae Goiás, em parceria com outras instituições, tem fomentado a criação e consolidação das rotas turísticas em todo o Estado. Priscila acrescenta que “isso é uma forma de apresentar diversos pontos atrativos, produtos e serviços, dando também mais visibilidade a esses roteiros pela internet e posicionando as rotas e os negócios que delas fazem parte no mercado turístico”.

Além dos roteiros das regiões da Chapada dos Veadeiros (Rota Viva Veadeiros) e das Águas Quentes (Rota Além das Águas), temos ainda a Rota dos Pireneus, que engloba as cidades de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás. Outras regiões de destaque para visitação incluem as do Vale do Araguaia (Britânia e Aruanã); do Ouro e Cristais (Pirenópolis e Cidade de Goiás); da Estrada de Ferro (Orizona e Pires do Rio); do Lagos do Paranaíba (Lagoa Santa e Itumbiara); e do Vale da Serra da Mesa (Porangatu e Niquelândia).

As regiões Pegadas no Cerrado, onde estão o Parque Nacional das Emas e o Parque Estadual de Paraúna; dos Negócios e Tradições, composta por Goiânia e Anápolis; e das Águas e Cavernas do Cerrado, já na fronteira com a Bahia, que vai de São Domingos a Formosa, também são destaque turístico em Goiás. Cristalina é outra uma cidade importante nesse segmento com destinos exclusivos, e que recentemente passou por uma formatação turística com parceria com o Sebrae Goiás.

Ainda há três rotas que estão em fase de preparação para serem lançadas em breve: a do Agro (Rio Verde), do Quilombo Kalunga e Caminhos Santos, esta última composta por onze municípios. A Gastronômica de Goiânia, que engloba negócios de cervejarias e cafeterias especiais mais hamburguerias e pitdogs, será lançada em outubro da Feira do Empreendedor de Goiânia.

Fortalecimento do setor

Dentre as iniciativas de fortalecimento do Turismo, o Sebrae Goiás desenvolve o Programa Turismo Goiás 5.0. Além da qualificação de gestores públicos e empresários, uma das iniciativas do programa é incluir novos produtos turísticos no território goiano e atender cerca de 200 empresas com atualizações de temas voltados para o mercado turístico. Está prevista, ainda, a realização de estudos de mercado, que irão contribuir para consolidação do setor, inclusive com a governança dos territórios.

Já o Programa Aventura Natural apoia empreendimentos voltados para o ecoturismo e o turismo de aventura, bastante crescente no estado. Além dos programas, o Sebrae Goiás oferece consultorias especializadas, atendimento e jornadas específicas para negócios do mercado turístico.

Saiba mais sobre o que o Sebrae Goiás tem para os empreendedores do Turismo clicando aqui.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

  • economia
  • Rotas Turísticas
  • Turismo