A força dos pequenos negócios está cada vez mais relevante na economia nacional, e em Goiás não é diferente. De acordo com levantamento do Sebrae, com base nos dados da Receita Federal, Goiás conta com um total de 771.708 pequenos negócios ativos até setembro de 2024. Deste total, 56,5% são Microempreendedores Individuais (MEI), somando 436.304 empresas.
As Microempresas (ME) representam 37,7% do total, com 291.280 estabelecimentos, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) correspondem a 5,7%, com 44.124 empresas. Somente em 2024 foram abertos mais de 121 mil novos empreendimentos no estado.
Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e agosto de 2024, Goiás registrou um saldo positivo de mais de 77 mil contratações. As MPEs foram responsáveis por 64,8% dessas novas vagas, com 50.131 postos de trabalho. Os setores que mais contrataram no ano foram Serviços (22.962 vagas), Construção Civil (11.120 vagas), Comércio (7.757 vagas) e Agropecuária (2.436 vagas).
No dia 5 de outubro é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa e o Sebrae Goiás, casa do empreendedor de pequenos negócios, reforça o compromisso em atender todos aqueles que precisam de apoio, seja para montar um negócio ou para fortalecer e inovar os que já possuem uma empresa. “É inegável a importância dos pequenos negócios para a economia, para a geração de emprego, renda e como oportunidade de mudança na vida das famílias. Nessa data parabenizamos todos que, com esforço, trabalham pela melhoria das comunidades, do estado e do país”, ressalta o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Lima de Souza Neto.
No Brasil, o cenário dos pequenos negócios é também muito positivo. No acumulado de 2024, o Brasil já contabiliza a criação de 1,726 milhão de empregos, segundo dados do Caged. Desse total, as MPE contribuíram com o saldo de 1,072 milhão de postos de trabalho, o que representa 62% do total.
Mês da MPE
E em comemoração à data, durante todo o mês de outubro, o Sebrae Goiás realiza nove Feiras do Empreendedor nas oito regionais, em todo o Estado. Além disso, para as micro e pequenas empresas, o Sebrae também oferecerá novidades em consultorias temáticas nas áreas de marketing, finanças, estratégia e descontos especiais em consultorias de inovação, Sebraetec.
O Sebrae Nacional também lidera um movimento e convida toda a sociedade a lembrar, reconhecer e compartilhar o seu pequeno negócio favorito. Com o slogan “Compre do Pequeno”, a campanha visa mostrar que os pequenos negócios fazem a diferença e são um patrimônio coletivo das comunidades e vão além das relações comerciais: transformam a realidade das pessoas e constroem vínculos com os clientes.
Campanha “Compre do Pequeno”
O Sebrae lidera um movimento e convida toda a sociedade a lembrar, reconhecer e compartilhar o seu pequeno negócio favorito. Com o slogan “Compre do Pequeno”, a campanha visa mostrar que os pequenos negócios fazem a diferença e são um patrimônio coletivo das comunidades. Dia 5 de outubro é comemorado o Dia das Micro e Pequenas Empresas (que representam 95% das empresas no país) e a ideia é mostrar que os pequenos negócios vão além das relações comerciais, eles transformam a realidade das pessoas e constroem vínculos com os clientes. #compredopequeno
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn