ASN GO
Compartilhe

Agricultura irrigada ainda tem grande potencial de crescimento

Especialistas da área, produtores rurais e estudantes acompanharam II Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada, em Goiânia
Por Leydiane Alves, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, sediou (20 e 21/07) o II Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada – Região Centro-Oeste (Inovagri Centro-Oeste). Durante o evento, autoridades, especialistas da área, produtores rurais e estudantes dos cursos de agronomia e ciências agrárias acompanharam, de forma gratuita e com transmissão parcial pela internet, mesas redondas, reuniões e a feira de irrigação, que teve a divulgação de produtos e diversos serviços. O Encontro discutiu, ainda, temas como o potencial da irrigação na região; tecnologias para a minimização do déficit hídrico; viabilidade econômica de irrigação; e inovações tecnológicas.

Para o professor doutor Marcos Fava Neves, o Brasil ainda tem um enorme potencial de crescimento, tanto na área de grãos como também na produção de carne e bioenergia. “A irrigação será fundamental nesse cenário, pois essa tecnologia permite produzir cada vez mais em uma mesma área. Goiás e todo o Centro-Oeste têm mostrado o papel importante de alimentar o mundo, e isso será possível graças à produção irrigada”, salientou.

Benefícios

Estande do Sebrae durante o encontro, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia

Para o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, são inegáveis os benefícios da agricultura irrigada. “Temos o aumento de produtividade, produção fora de época, melhor qualidade de produção, estabilidade de produção diante dos riscos climáticos e a melhor regulação de preços agrícolas”, disse. “A irrigação possibilita uma maior segurança alimentar, a geração de mais emprego, maior sequestro de carbono, maior lucratividade, entre outros tantos pontos positivos”, acrescentou.

Ele destacou ainda que o encontro foi criado justamente para reunir todos os autores da irrigação e para juntos pensarem a agricultura irrigada do estado. “O propósito é aprendermos com os erros do passado e, a partir daí, criarmos ações corretas no presente e caminharmos para um futuro próspero e sustentável”, pontuou.

O presidente do Inovagri, Ricardo Gava, reforçou a relevância dos parceiros e da cadeia rural na realização do evento. “O produtor rural sustenta o agronegócio, ele sustenta o nosso país, e isso não é segredo para ninguém”, disse.

O presidente de honra do evento e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, lembrou a importância do evento para o estado e a região Centro-Oeste. “Goiás tem um protagonismo na produção nacional. Nós produzimos mais de 30 milhões de toneladas de grãos, temos mais de 670 mil hectares irrigados, e com uma expectativa de chegar em 2 milhões de hectares irrigados. E esse evento é justamente isso, para trazer tecnologia e inovação”, afirmou.

Veras, que também é conselheiro do Sebrae Goiás, falou da participação da instituição no encontro. “A participação é valiosa e importante para a cadeia, pois sempre acompanha de perto o crescimento do agro”, frisou. O Sebrae sempre dá o suporte para a atividade, e isso é essencial para toda a cadeia, para atingirmos os melhores resultados e termos rentabilidade para colocar Goiás numa posição cada vez melhor no cenário nacional”, completou.

O analista de Agronegócio do Sebrae Goiás, Vitor Hugo Duarte, ressaltou a participação da instituição como apoiadora do encontro. “Esse é um dos principais eventos da agricultura irrigada do país. Nossa participação foca em fazer atendimentos ao público presente nesses dois dias de evento, e também contribuímos com a palestra magna do professor Marcos Fava Neves, que veio engrandecer ainda mais o nosso encontro”, concluiu.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agricultura
  • Agronegócio
  • Centro-Oeste